Topo

Blog da Redação

Você é o "professor": Cinco games incríveis para gerenciar times

UOL Esporte

10/03/2018 04h00

Todo brasileiro tem, pelo menos um pouco, de talento para técnico de futebol. Em ano de Copa do Mundo, essa sabedoria popular é ainda maior. Se você não curte tanto disputar partidas em games como o Fifa e PES, mas ama o esporte do mesmo jeito, uma ótima dica é aproveitar os simuladores de gestão de times de futebol.

Com níveis de complexidade diferentes, é possível encontrar games para você liderar seu time de coração ou grandes esquadrões pelo mundo. Principalmente, se jogar em consoles, como PlayStation e Xbox não for muito a sua praia. E, aí, você aceita esse projeto?

Football Manager 2018

(Foto: Reprodução)

Esse é um dos jogos mais famosos do estilo. Antigamente, conhecido como Championship Manager, o gerenciador de futebol permite que você tenha controle total de um clube de futebol. O mais interessante da franquia é que ela conta com um banco de dados vasto de jogadores e profissionais das comissões técnicas, todos com seus nomes reais.

No game, é possível assumir o comando de times nas mais diversas ligas, controlar o orçamento de um departamento de futebol e até mesmo escolher entre os diferentes treinamentos de uma equipe profissional. O simulador está disponível para computadores com Windows, Mac e Linux.

Top Eleven 2018

(Foto: Reprodução)

Com uma base gigantesca de fãs, Top Eleven tem uma premissa parecida com a de outros games de gerenciamento esportivo. Com o diferencial de que você pode criar um time do zero, incluindo seu estádio, complexo de treinamentos e, claro, o elenco de jogadores. O game dá atenção para as táticas e modelos de jogo, além de permitir que você coloque seu talento a prova contra outros "professores" do mundo todo. Outra vantagem é que o game para Android e iOS é gratuito.

PES Club Manager

Parte da mesma franquia de simuladores de futebol da Konami, PES Club Manager permite que você teste suas habilidades como técnico, olheiro e gerente de futebol de um clube. Além de curtir partidas realistas em 3D, você também pode competir contra outros jogadores de todo o mundo para mostrar qual é o melhor projeto quando a bola rola. O game também dá atenção para táticas e conta com jogadores licenciados de todo o mundo. É possível construir sua própria arena e dar aquela forcinha para o seu time de coração. Vale lembrar que o game para Android e iOS precisa de conexão constante com a internet.

Elifoot 17

Ok, pode parecer que estamos de volta ao passado. Mas, ainda tem muita gente que curte gerenciar seus times de uma forma mais simples e direta. Elifoot, game básico que virou febre no Brasil nos anos 90 e começo dos anos 2000, tem uma versão atual e gratuita para Android e iOS. No jogo, você pode controlar um ou mais times, fazer contratações e definir as finanças do seu clube como quiser. Vale a pena baixar, nem que seja pela nostalgia.

Football Manager Mobile 2018

A versão móvel de Football Manager também é recomendada para quem prefere jogar no caminho de casa. O título é uma versão mais enxuta do jogo para computadores, mas conta com uma interface mais acessível e é uma ótima forma de começar, se você acha a versão para PC muito carregada de informações. Football Manager Mobile está disponível para Android e iOS.

Bônus: Underworld Soccer Manager 18

(Foto: Reprodução)

Alerta: esse jogo não é um bom exemplo de como um time deveria ser gerenciado. Isso porque o game tem como objetivo que você crie um império de futebol da pior maneira possível. Para ter sucesso você precisa fazer várias falcatruas e derrubar o técnico do seu maior rival. Com um estilo irreverente, o game é divertido e gratuito. Mas, como já avisamos, não é um bom exemplo de gestão.

Leia mais

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação