Topo

Blog da Redação

Gol de mão de Maradona, Pelé e Atari... 5 games de futebol que dão saudades

UOL Esporte

14/04/2018 04h00

Fifa 18, PES, não faltam jogos modernos de futebol com gráficos que deixam a sensação de estar dentro de um campo cada vez mais real. Rostos idênticos, dribles e movimentos como se fossem os verdadeiros jogadores, a modernidade entrou pra valer.

Mas os saudosistas ou mais novos podem perguntar: e como era antes, como começou? Separamos alguns jogos de mais de 30 anos atrás para se ter uma ideia de como foi esse avanço e eram os jogos nesse período.

Soccer – 1973

Esse game da japonesa Taito é tido como o primeiro jogo de futebol virtual da história, criado pelo japonês Tomohiro Nishikado. Como se pode tentar imaginar, era muito rudimentar, sendo possível controlar apenas dois jogadores, um goleiro e um de linha, que andavam por uma tela grande. As imagens desse jogo são raras.

Pelé's Soccer – 1982

O jogo do Atari 2600 foi uma homenagem ao brasileiro, que há poucos anos tinha encerrado sua carreira. O game já era colorido, e os jogadores eram representados por "pontinhos", ou "bolinhas"  de cores diferentes que se movimentavam pela tela.

 

Reprodução/Youtube

 

Peter Shilton's Handball Maradona  – 1986

Jogo da Commodore 1964 que, assim como o de Pelé, era inspirado em um jogador, o goleiro Shilton, da seleção da inglesa. O nome é uma provocação ao gol de mão de Maradona sobre o inglês na Copa de 86, já que a tradução é "handebol". Nesse jogo, a visão do boneco como um jogador de futebol já fica mais visível.

Reprodução/Youtube

 

Italia'90 – 1989

Jogo dos clássicos Master System e Mega Drive, de um ano antes do Mundial de 1990, da Itália. Os 11 jogadores eram vistos de cima, como se fosse a imagem de um helicóptero sobre um campo. As jogadas eram fechadas de perto, mas havia um pequeno desenho do campo com a disposição de todos os jogadores ao lado.

Reprodução/Youtube

 

International Superstar Soccer – 1995

Jogo dos mais lembrados pelos fãs saudosistas, que existia tanto para Mega Drive como para Super Nintendo e consagrou o "craque" Allejo. Game que já apresentava nomes dos jogadores nas telas e narração, mesmo que simples e de poucos termos.

Reprodução/Youtube

 

LEIA TAMBÉM:

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação