Topo
Blog da Redação

Blog da Redação

Até o joelho, arriado na canela... Conheça os estilos de meiões dos craques

UOL Esporte

16/04/2018 04h00

Calçar as meias e chuteiras é um ritual para os jogadores de futebol. Cada um tem o seu jeito de fazer, e pode mudar dependendo da condição física, do campo ou do material usado. A única coisa que a regra exige é o uso da caneleira, mas não diz se precisa ser grossa ou fina, e nem se o meião deve cobrir toda a perna. Aproveitando essa brecha, os craques a seguir criaram seus próprios estilos do joelho para baixo:

PAULO DYBALA

Epsilon/Getty Images

O atacante argentino se calça à moda antiga, com o meião arriado na metade da perna. A chuteira preta também virou sua marca registrada, embora ele também use outros modelos de vez em quando.

 

THOMAS MÜLLER

Phil Walter/Getty Images

Quando deixou a sua marca no jogo contra Portugal na Copa de 2014, o alemão estava com as pernas à mostra, mas não é sempre que o atacante aposta neste estilo; ele costuma alternar com o clássico meião esticado até abaixo do joelho.

 

FRANCESCO TOTTI

Paolo Bruno/Getty Images

Segundo o regulamento da Fifa, as caneleiras "devem ser cobertas pelas meias". Bom, o craque italiano não tinha medo de quebrar esta regra.

 

INSIGNE E HAMSIK

Getty Images

Nesta foto posada do time do Napoli, é impossível não reparar nas pernas de Insigne e Hamsik, os únicos que dobram o meião até metade da perna.

 

NEYMAR

Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

O craque brasileiro não está entre os adeptos do meião arriado. Pelo contrário: gosta de cortá-lo na base para poder esticá-lo até acima do joelho, quase chegando na coxa.

 

PHILIPPE COUTINHO

Aitor Alcalde/Getty Images

Apesar de cortar o meião no calcanhar, ele não gosta de cobrir toda a perna. Sempre usa caneleiras bem salientes, e costuma dobrar as meias bem abaixo dos joelhos.

 

SERGIO RAMOS

Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

O zagueiro do Real Madrid usa meiões até mais longos que os de Neymar, cortados na base e fixados com a ajuda de uma grande atadura no tornozelo.

 

CRISTIANO RONALDO

David Ramos/Getty Images

O português também aderiu à prática de cortar o meião para usar uma meia mais aderente por baixo, mas não é sempre que ele recorre a este truque, e nem por isso o estica para além do joelho.

 

LIONEL MESSI

Denis Doyle/Getty Images

O argentino já deu assistência sem chuteira no clássico contra o Real Madrid, e mostrou a meia que havia por baixo de seu meião cortado. Mas, às vezes, ele prefere usar o meião inteiro:

Alex Caparros/Getty Images

 

GARETH BALE

Reprodução/Daily Mail

Por que ele stá usando um meião todo furado? Calma, não é sempre que o galês recorre a este visual alternativo. Quando ele estava em recuperação de uma lesão na panturrilha, fez alguns rasgos na meia para aliviar a pressão sobre o músculo.

 

RENATO GAÚCHO

Marcelo Theobald/Arquivo Lance

"Não sei de onde eles tiraram que tem que jogar com a meia pra cima e com caneleira por causa da Aids… Ah, Fifa, dá um tempo", disparou o ex-atacante na época em que a obrigatoriedade do uso da caneleira começou a ganhar força, nos anos 80. Quando fez seu famoso gol de barriga, em 1995, ele ainda não respeitava essa recomendação.

 

VEJA TAMBÉM

Cristiano Ronaldo Junior é artilheiro na escola e deixa o papai orgulhoso

United presenteia defensor aniversariante com bolo… com a idade errada

 

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.