Topo

Blog da Redação

Promessa não cumprida... Os piores games de futebol de todos os tempos

UOL Esporte

20/05/2018 04h00

Fifa 18, modo Ultimate, PES… Opções não faltam hoje em dia pra escolher um bom game de futebol pra se jogar, utilizando todos os benefícios que a modernidade e tecnologia colocam à disposição dos usuários. Mas isso nem sempre foi dessa forma, e houve várias tentativas em que o "tiro saiu pela culatra" ao se criar games que fariam sucesso.

Alguns jogos ficaram marcados pelos heavy users como um fracasso, por alguns motivos, uns por gafes históricas, e outros pela então promessa de inovação não cumprida como se esperava. Veja alguns exemplos.

 

International Superstar Soccer Pro 98

Reprodução/Internet

Esse game ficou marcado como "bizarro" por uma tentativa mal sucedida de aproximar os nomes dos jogadores do game com os da vida real, em uma era em que os licenciamentos oficiais ainda engatinhavam. Ocorre que a Konami optou por colocar nome genéricos parecidos, o que fez o jogo perder a credibilidade e ficar marcado pelo "jeitinho". Nomes eram alterados de uma letra pra outra. O inglês Paul Cascoigne, por exemplo, virou "Gascoine". Allan Shearer virou "Shereng". Isso deu um ar de genérico pros fãs.

 

Three Lions

Reprodução/Internet

Mais um jogo da Konami, também de 1998, que não caiu nada nas graças dos fãs, que teve como parceira a Federação Inglesa de Futebol. O nome levava até o símbolo da seleção inglesa. O jogo gerou decepção porque prometia forte inovação na questão gráfica dos jogadores para a época, mas não foi o que se viu, com algo ainda muito longe do que viria depois. O primeiro jogador em pé, da esquerda para a direita, era Paul Scholes, ex-Manchester United. E aí, parecido?

 

FIFA 08 (Wii)

Reprodução/Internet

Essa era uma versão diferente que o Fifa fazia em sua jogabilidade, vista como uma forma "mais infantil" pra muitos dos usuários. Adicionavam os chamados "mini-jogos" com foco no público mais jovem com ações mais fáceis e simples. Um desses era como fazer embaixadinhas com jogadores famosos. Acabou com a pecha de genérico e simples demais.

 

Pro Evolution Soccer Management

Reprodução/Internet

Este nem é um jogo dos mais antigos, já da década de 2000, ano de 2006, mais precisamente. Também da Konami, era um jogo de estratégia, o primeiro que o PES resolveu se aventurar nesse tipo. Caiu muito mal perante os fãs por alguns erros grosseiros, como nome do técnico Arsene Wenger, do Arsenal, ser Arsene Wemdew. E isso já na era do licenciamento. Tinha até uma entrevista com Frank Lampard, que também não agradava aos fãs pelo modo "engessado".

 

Chris Kamara´s Street Soccer

Reprodução/Internet

Mais uma das versões "alternativas" lançadas, no ano de 2000. Foi um game criado pra imitar as "peladas de rua", mas não fez sucesso. O nome é em referência a um ex-jogador inglês não tão conhecido, o que já atrapalhou a fazer sucesso fora dali. Era possível jogar em cidades diferentes, como Londres e Paris, e havia times de mulheres. Mas não pegou.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação