Topo
Blog da Redação

Blog da Redação

Homenagem ou bizarrice? As piores estátuas das estrelas do esporte

UOL Esporte

06/11/2018 04h00

Já imaginou receber a notícia de que você será homenageado com uma estátua, mas na hora de ganhar a condecoração, não ser muito bem o que esperava? Acredite, não é muito difícil isso acontecer.

Pelo menos entre as estrelas do esporte. Recentemente, a escultura em homenagem a, Mohamed Salah, ponta do Liverpool, recebeu uma enxurrada de críticas e chegou a render alguns memes pela web. Relembre alguns casos de esculturas bizarras que não deram muito certo:

1. Mohamed Salah

A intenção era homenagear o craque. No entanto, ela deu o que falar. A estátua do jogador revelada na cidade egípcia Sharm el-Sheikh no último fim de semana foi realizada pelo escultor egípcio Mia Abdel Allah. E virou assunto na internet pela falta de semelhança com o atleta. A imagem rendeu várias piadas e comparações na web.

2. Cristiano Ronaldo

Toda a vaidade do craque da Juventus não foi muito bem retratada no busto em sua homenagem realizado pelo escultor português Emanuel Santos em 2017. É claro que, logo depois da inauguração, a internet se acabou com as piadas acerca do jogador.

3. Michael Essien

No início deste ano, o volante Michael Essien ganhou uma estátua nas ruas de Kumasi, em seu país natal, Gana, para chamar de sua. O jogador, que atualmente atua no futebol indonésio, ganhou uma estátua em que é representado usando uma camisa do Chelsea, clube no qual mais teve destaque. No entanto, a imagem não parece nem um pouco com o atleta.

4. Luis Suárez

Salto, a cidade natal do uruguaio, ganhou uma réplica em tamanho real da figura de Suárez. A obra foi inaugurada no ano passado e chegou, inclusive, a ser alvo de vandalismo. A obra foi realizada pelo artista plástico Alberto Morales Saravia e retrata Suárez de pé, com o braço direito erguido e três dedos levantados, vestindo a camisa da seleção uruguaia. O objeto foi definido pelo artista como "ultrarrealista".

5. Diego Maradona

O atual treinador do Dorados de Sinaloa, um clube da segunda divisão do México, ganhou uma estátua para chamar de sua em Calcutá, na Índia. Ela possui 3,5 m de altura e foi esculpida em bronze. O objeto retrata Maradona carregando o troféu da Copa do Mundo de 1986, quando foi campeão com a seleção da Argentina. No entanto, é difícil achar alguma semelhança com o atleta – por isso, não foi difícil se tornar alvo de piadas. A imagem chegou a ser comparada a cantora britânica Susan Boyle.

6. Lionel Messi

Em 2016, Messi também foi homenageado sob os olhos escultor realista Carlos Benavídez. Sua estátua fica situada no Passeio das Glórias de Buenos Aires. O responsável tentou – e, convenhamos, conseguiu – mostrar semelhança com o craque do Barcelona. Só que o tributo ao astro também não escapou da ação de vândalos.

7. Gareth Bale

O ponta do Real Madrid também foi eternizado em um busto que foi esculpido pelo mesmo escultor de Cristiano Ronaldo: o português Emanuel Santos. A obra ficou menos pior que a do craque da Juventus e claro, mas mesmo assim, não dá para dizer que fico bonita.

8. David Beckham

O ex-jogador não chegou a ser homenageado com o objeto, mas ganhou uma estátua que chamou a atenção. A estátua de aproximadamente 3 m de altura de um David Beckham de cueca em três cidades dos Estados Unidos foi usada para promover uma coleção de roupas íntimas que lançou em parceria com uma loja de departamento nos EUA.

9. Alexis Sanchez

A estátua que o jogador do  Manchester United ganhou em sua cidade natal, Tocopilla, no Chile, dividiu opiniões. Muitos acharam que o objeto era diferente demais do jogador. Opiniões à parte, o objeto foi o agradecimento de um artista local ao jogador, que ajudou a população depois de enchentes na região em 2015.

10. Radamel Falcao García

O atacante do Monaco ganhou uma estátua do escultor Antonio Irisma na cidade colombiana de Santa Marta. Só que, diante das imagens que circulam na internet, o pessoal não perdoou.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.