Topo

Blog da Redação

Com Elis Regina, Pelé gravou músicas de "dor de cotovelo" e temeu "vexame"

UOL Esporte

08/01/2019 16h54

(foto: reprodução/Tabelinha)

"Pelé, acho que quando você fez essa música, você fez com dor de cotovelo". A frase poderia ser de algum membro da crítica especializada, mas na verdade foi dita por Elis Regina durante a gravação da música "Perdão não tem". Em 1969, esta foi uma das duas canções autorais que o rei do futebol lançou ao lado da cantora.

Trata-se do dueto "Tabelinha", que dividiu opiniões na época; aliás, a outra música do compacto se chama "Vexamão", nome sugestivo sobre a qualidade do trabalho. A letra é bem-humorada, mostrando que Pelé não parecia muito confiante sobre seus talentos vocais e já temia a opinião dos ouvintes.

Outro dia me pegaram de surpresa
Me deram um violão e fizeram eu cantar
Lá lá lá lá lá
Eu, todo desajeitado, cantando tudo errado
Sem saber como parar
Foi um tremendo dum vexame
Mas o engraçado é que eu cantava errado
E os puxa achavam bom
Lá estava o rádio, o jornal e a televisão
E eu, todo sem graça, só fazia laralá

Esta história pode até não ser retratada na minissérie de quatro episódios "Elis – Viver É Melhor que Sonhar", que estreia na TV Globo na noite desta terça (8) e irá ao ar todos os dias até sexta (11). Mesmo assim, vale a lembrança. Segundo Pelé, pelo menos uma das composições foi feita durante uma excursão do Santos.

Até hoje, há quem goste bastante do dueto entre os dois, que adquiriu valor nostálgico ao longo dos anos. Afinal, estamos falando de pessoas que cresceram ouvindo estas músicas e têm forte apego emocional.

No começo de "Vexamão", um diálogo entre Elis e Pelé indica como os dois podem ter chegado a um acordo para a gravação do "Tabelinha". Ele mostra resistência contra a proposta…

Elis: Pelé? Canta um negocinho para a gente, canta?
Pelé: Não dá, Elis, eu não tenho voz para cantar
Elis: Mas canta, Pelé! Me disseram que você toca violão tão bem, meu filho.
Pelé: Todo lugar que eu chego, todo mundo quer que eu toque violão.
Elis: Mas canta para mim!
Pelé: Eu vou dizer para você por que eu não canto.

Pelé age como se não tivesse muita vontade de embarcar nesta aventura, mas, como se sabe, o jogador era amigo de compositores e tinha bons contatos na indústria musical. Desde o lançamento do compacto, especula-se que a ideia pode ter partido dele.

Ouça as músicas:

Vexamão – Elis Regina e Pelé

Perdão não tem – Elis Regina e Pelé

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação