Topo

Blog da Redação

Scooby e Anitta: local de "lua de mel" tem paraíso do surfe e briga de galo

UOL Esporte

06/06/2019 04h00

O surfista Pedro Scooby e a cantora Anitta assumiram romance na semana passada durante viagem à Indonésia. Desde então, o que não faltam são imagens do casal em Bali, uma das mais de 17 mil ilhas que fazem parte do país. O local atrai turistas atrás de belezas naturais e templos, mas o destino também tem suas tradições esportivas.

Leia também:

A começar pelo surfe. O Circuito Mundial de Surfe realiza uma etapa anualmente em Keramas, que fica em Bali. A ilha também tem outras ondas cobiçadas, como Uluwatu, Padang e Bingin.

Fora de Bali, uma das mais famosas e perigosas é Desert Point, na ilha de Lombok, a cerca de 150 km de Bali. Scooby não perdeu a chance e surfou a onda tubular durante sua estadia com Anitta na Indonésia. O vídeo foi publicado na conta dele no Instagram.

Essa combinação de ondas também encanta outros surfistas. No ano passado, Conner Coffin, sétimo colocado do Mundial de surfe em 2018, afirmou que a Indonésia tem "as melhores ondas do mundo". "Deveriam ter mais etapas do Mundial. As melhores ondas do mundo e um ótimo lugar para viajar. O governo poderia dar mais apoio ao surfe para voltarmos mais vezes", disse ao site Surf Total.

View this post on Instagram

 

🌊 Vídeo: @igorhossmann Foto: Pedro Tojal

A post shared by Pedro Scooby (@pedroscooby) on

Briga de Galo

Mas a Indonésia e Bali não vivem apenas de surfe. A briga de galo, conhecida como tajen na língua local, é um fenômeno popular que faz parte da cultura da região. Apesar de ser ilegal, a atração é socialmente aceita na ilha e começou nas crenças religiosas locais.

A briga de galo veio de um ritual chamado Tabuh Rah, que tem o propósito de derramar sangue no chão para afastar maus espíritos. No tajen, lâminas afiadas são amarradas nas patas dos galos para aumentar o derramamento de sangue.

Apesar da justificativa religiosa, a prática virou esporte e entretenimento em Bali, principalmente com as apostas, que também são ilegais. Para os locais, é uma forma de faturar dinheiro. Para os turistas, uma atração em meio a praias e templos.

A briga de galo ainda está relacionada com a masculinidade dos homens de Bali. O galo vencedor de uma briga trará reconhecimento da sociedade para seu dono. Em alguns casos, ele também levará como "prêmio" o galo morto na disputa, que será cozinhado e comido.

Mepantingan

View this post on Instagram

 

Movement of balance, peace and full of concentration 🙏

A post shared by Mepantigan Bali (@mepantigan.bali) on

A relação de Bali com esportes também passa pelo Mepantigan, uma antiga arte marcial local. A atração mistura dança contemporânea, músicas e performances com lutas que podem ser realizadas na lama. Adultos e crianças participam.

Entre as regras, os participantes devem usar roupas típicas balinesas. Antes e depois das disputas, eles precisam se abraçar como forma de respeito. É proibido chutar, usar os cotovelos, dar golpes baixos, agarrar o cabelo, xingar e cuspir. Os lutadores ainda recebem pontos em diferentes categorias, como agressividade e cortesia.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação