Namoradinha do Esporte 7 - Renata Fan
UOL Esporte
09/04/2011 07h00
A miss Brasil que goleou o machismo no Clube do Bolinha do futebol
Crédito: Rafael Hupsel/Folha Imagem
Este é mais um caso em que a gata é mais famosa que o namorado, o piloto Átila Abreu. Explica-se: no Brasil, o futebol ganha de goleada em popularidade da Stock Car e Renata Fan, desde que ingressou na careira jornalística, conquistou notoriedade com sua atuação neste verdadeiro Clube do Bolinha.
Esta gaúcha de 1m83, cabelos loiros longos e muito carisma despontou para o sucesso em 1999, quando foi eleita Miss Brasil. Depois do título seguiu a carreira de modelo, mas a jovem queria mais: foi cursar jornalismo e logo começou a trabalhar no programa esportivo de Milton Neves, na rede Record.
Não foi a primeira vez que o futebol apareceu na vida de Renata. Ainda no Rio Grande do Sul a gata sempre acompanhou o Inter, seu time do coração por influência do pai. A paixão acompanhou a modelo por toda a vida. Prova disso é o nome de seus dois cachorros: Dunga e Figueroa.
Hoje trabalha na Band apresentando o programa Jogo Aberto, onde se vira para escapar dos xavecos e brincadeiras de Neto, Denílson e cia. Brincadeiras essas que por vezes envolvem o seu namorado, piloto Átila Abreu, oito anos mais novo que a loira.
Átila Abreu e a namorada nos boxes da Stock car
Crédito: Greg Salibian/Folhapress
Discreta, Renata Fan já recebeu inúmeros convites para posar nua, mas é bom as editoras já desistirem do assédio: "Não sou mulher objeto. Nunca vão me ver na capa da Caras porque troquei de namorado. Não gosto de me expor", revelou certa vez em entrevista.
Demorei tanto para fazer os homens me ouvirem
e respeitarem o que eu digo e agora vou
deturpar tudo para mostrar o corpo?
Crédito: Mastrangelo Reino/Folha Imagem
Mas trabalhar no ambiente esportivo pode causar alguns transtornos e não é raro um jornalista colecionar algumas inimizades pelo caminho. Em julho do ano passado, Renata (assim como a equipe do Jogo Aberto e uma imensa maioria da mídia esportiva) criticou o técnico Leão quando ele agrediu um repórter na Bahia, após uma partida entre Goiás e Vitória.
"Ela nunca assistiu um treinamento, não sabe o que é futebol – não estou dizendo que mulheres não sabem – mas ela nunca viu um treino, não sabe qual é a conduta que se deve tomar", esbravejou o treinador. Comentários como este são comuns na trajetória da apresentadora: "O meio do futebol é machista, as pessoas tentam testar você a todo instante".
Sobre o blog
A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.