UOL Esporte http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona as principais notas de bastidor, os fatos mais bizarros, as fotos mais curiosas e dá espaço para o internauta comentar sobre o noticiário de todos os esportes no país e no mundo. Sat, 25 Mar 2017 07:00:11 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 5 games clássicos que moram no coração dos fãs de Fórmula 1 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/25/5-games-classicos-que-moram-no-coracao-dos-fas-de-formula-1/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/25/5-games-classicos-que-moram-no-coracao-dos-fas-de-formula-1/#respond Sat, 25 Mar 2017 07:00:11 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=120858 O Grande Prêmio da Austrália abre a temporada de 2017 da Fórmula 1. Enquanto os fãs da categoria mais famosa do automobilismo fazem seus prognósticos para o que promete ser uma disputa acirrada , o UOL Esporte lembra os amantes da velocidade que a modalidade tem um longo e pioneiro capítulo na história dos videogames.

Aqueçam seus motores e segurem-se bem nas cadeiras, a nostalgia vai chegar acelerando!

Ayrton Senna’s Super Monaco GP II (1992)

Montagem/UOL

Não seria possível abrir uma lista de games sem esse componente de nostalgia. Ayrton Senna’s Monaco GP II é um jogo da SEGA, lançado em 1992 para o Mega Drive, Master System e Game Gear. O jogo é uma continuação para outro clássico do Mega Drive: Super Monaco GP e contava com um modo de carreira, no qual você progride rapidamente se conseguir atingir as expectativas dos times com sua habilidade no cockpit. Além de simular as corridas com gráficos em 16-bits, o game tinha a orientação do lendário piloto brasileiro, dando conselhos sobre cada pista.

Posteriormente, Senna seria homenageado em Ayrton Senna Pole Position, lançado para celulares em 2006 e faria uma participação no game Gran Turismo 6, para o PlayStation 3. No entanto, Monaco GP II é, lançado enquanto o brasileiro estava no auge de sua carreira, é provavelmente a melhor homenagem do mundo dos videogames ao seu legado.

 

Virtua Racing (1992)

Reprodução

No mesmo ano, chegava aos fliperamas Virtua Racing. Alguns “puritanos” podem criticar essa escolha, já que o game não contava com pistas licenciadas nem pilotos reais para escolha. No entanto, Virtua Racing tinha gráficos poligonais em 3D que eram simplesmente incríveis para sua época.

Mais: o game trouxe a experiência de jogar em um cockpit em fliperamas, acelerando o máximo para poder chegar ao próximo checkpoint e não perder a ficha. Os cenários eram bem trabalhados, a perspectiva em 3D ainda funciona e o jogo tem tudo para ser considerado um clássico. O game ainda ganhou versões para o Mega Drive, Sega Saturno e um remake para o PlayStation 2.

 

F1 Challenge (1995)

Reprodução

Enquanto os jogadores do PlayStation tinham a chance de curtir jogos licenciados, pouca gente se lembra dessa pérola para o Sega Saturno. O game tinha apenas três pistas oficiais: Alemanha, Suzuka e Mônaco, mas compensava com um estilo de fliperama foi um dos primeiros a brincar com a impressão de 3D, com um efeito visual que seria copiado por vários outros.

F1 Challenge também oferecia uma experiência desafiadora. Seu carro podia rodar na pista, pneus desgastavam e os pilotos podiam escolher estratégias arriscadas na hora de reabastecer o combustível durante os pitstops. Numa época em  que cada jogo podia ser alugado em uma locadora, a diversão da garotada era garantida!

 

Grand Prix 2 (1996)

Reprodução

A sequência do game de Geoff Crammond é baseada na temporada de 1994, mas só foi lançado dois anos depois. No entanto, o atraso fez com que Grand Prix 2 levasse o gênero a um novo patamar. O game é um dos mais reverenciados de sua categoria e tinha um nível de detalhamento a frente do padrão de sua época.

GP2 contava ainda com um modo de ajuda na condução que permitia tanto aos novos jogadores uma chance de diversão quanto possibilitava que os veteranos fizessem ajustes no controle de seus carros. Um trabalho tão grande de refinamento faz do jogo, que tem mais de 20 anos, uma produção bastante ambiciosa e influente para os jogos que viriam depois nesse mesmo gênero.

O game da Microprose ainda contava com um modo de repetição que permitia acompanhar as corridas virtuais exatamente da mesma forma que uma transmissão de TV oficial. Algo bem comum nos jogos de hoje, não é mesmo?

 

F-1 World Grand Prix (1998)

Reprodução

Baseado na temporada de 1997 da categoria, F-1 World Grand Prix foi certamente o melhor simulador de corrida lançado para o Nintendo 64. O jogador poderia escolher praticamente qualquer piloto real da temporada citada e um time para disputar o campeonato mundial de pilotos. O único piloto que não aparece no game é justamente o campeão dessa temporada: Jacques Villeneuve, por questões de licenciamento.

Mesmo assim, o game brilha e tem como um de seus diferenciais a jogabilidade, influenciada pelas condições do tempo – algo inovador para a época. O simulador ainda contava com um modo de cenários, que desafiava os jogadores a pilotarem em situações que realmente aconteceram na temporada de 97.

Hamilton: só “tiro, porrada e bomba”

Curiosamente, se perguntarmos para Lewis Hamilton, sua lista de jogos favoritos terá outro gênero no topo. Isso porque o piloto tricampeão mundial é fã de Call of Duty. O inglês já virou até mesmo um personagem da franquia de tiro em primeira pessoa em Infinite Warfare, lançado no ano passado. Em entrevista para o site oficial da Fórmula 1 no último mês de fevereiro,  o corredor favorito para a temporada de 2017 elegeu a franquia da Activision como seu game favorito de todos os tempos.

]]>
0
É microfone ou microscópio? Diego Costa “viaja” durante entrevista coletiva http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/24/e-microfone-ou-microscopio-diego-costa-viaja-durante-entrevista-coletiva/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/24/e-microfone-ou-microscopio-diego-costa-viaja-durante-entrevista-coletiva/#respond Fri, 24 Mar 2017 21:27:04 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=120874

Diego Costa protagonizou um momento no mínimo curioso durante uma entrevista coletiva pela seleção da Espanha. Enquanto a repórter fazia a pergunta, o atacante “viajou” e começou a encostar o olho no microfone, como se fosse um microscópio.

]]>
0
Do Bordeaux à 4ª Divisão da Argentina, atacante dá caneta e faz golaço http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/24/do-bordeaux-a-4a-divisao-da-argentina-atacante-da-caneta-e-faz-golaco/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/24/do-bordeaux-a-4a-divisao-da-argentina-atacante-da-caneta-e-faz-golaco/#respond Fri, 24 Mar 2017 14:21:29 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=120841

O meia Juan Pablo Francia, do Club Sportivo Belgrano, repetiu nesta semana o futebol que o levou para o Bordeaux, da França. Na vitória por 2 a 1 sobre o Libertad de Sunchales, na Província de Santa Fé, ele marcou os dois gols. Em um deles, teve até caneta.

Francia carregou a bola, tocou-a entre as pernas do adversário e, na sequência, deu uma cavadinha para encobrir o goleiro. Um lance que lembrou os bons momentos que fizeram com que ele jogasse com nomes como Gourcuff e Cavenaghi, por exemplo.

Depois de seis anos, porém, ele retornou à casa e nunca mais repetiu as grandes atuações. Entre 2014 e 2015, acabou jogando no Talleres, e agora disputa o equivalente à 4ª Divisão do futebol argentino pelo Sportivo Belgrano, no qual lidera o grupo C.

]]>
0
Todo dia tem gol de bicicleta em algum lugar, até mesmo na Jordânia http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/24/todo-dia-tem-gol-de-bicicleta-em-algum-lugar-ate-mesmo-na-jordania/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/24/todo-dia-tem-gol-de-bicicleta-em-algum-lugar-ate-mesmo-na-jordania/#respond Fri, 24 Mar 2017 14:13:48 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=120838

Difícil ter um dia em que não saia um golaço pelo mundo afora. Nesta quinta-feira, quem nos brindou com esta bela bicicleta foi o Thaer Al Bawwab, da seleção da Jordânia. Ele fechou a goleada de 4 a 0 no amistoso com Hong Kong.

A Jordânia recebeu o adversário para um amigável, mas não foi tão boa anfitriã. Na levada do 2 vira, 4 acaba, os jordanianos fizeram a festa. Bakheet e Aldardour fizeram no 1º tempo, e Alta’mari e Al Bawwab fizeram no 2º. Neste, ele carregou a bola de um campo ao outro, aproveitou o cruzamento e acertou um chute de bicicleta com a perna canhota. A pelota entrou no ângulo. E olha que o atacante do Dínamo Bucareste nem é titular. Imagina se tivesse saída jogando.

]]>
0
Com camisa do Uruguai, Neymar se encontra com Suarez em jogo das eliminatórias http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/24/com-camisa-do-uruguai-neymar-se-encontra-com-suarez-em-jogo-das-eliminatorias/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/24/com-camisa-do-uruguai-neymar-se-encontra-com-suarez-em-jogo-das-eliminatorias/#respond Fri, 24 Mar 2017 10:19:04 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=120825 Uma foto compartilhada pelo jornalista uruguaio Rodrigo Vasquez em seu perfil no Twitter fez sucessos nas redes sociais nesta sexta-feira. Nela, Neymar aparece com a camisa 9 da seleção uruguaia em uma conversa com Luis Suarez e Phillipe Coutinho nas dependências do Estádio Centenário.

Na legenda, o jornalista da “Rádio 890” e do site “Embajadores del Gol” diz que Suárez deu a camisa de presente a Neymar. O atacante uruguaio estava suspenso e não entrou em campo.

Já Neymar marcou um dos gols da vitória da seleção brasileira por 4 a 1 no Estádio Centenário. Paulinho fez outros três na vitória que aumentou a vantagem brasileira na liderança das Eliminatórias da América do Sul.

]]>
0
10 entrevistas épicas de boleiros sinceros demais http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/24/10-entrevistas-epicas-de-boleiros-sinceros-demais/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/24/10-entrevistas-epicas-de-boleiros-sinceros-demais/#respond Fri, 24 Mar 2017 09:00:50 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=120814 1. O ganês que quase se complicou em casa


Mohammed Anas é um homem muito agradecido. Ao ser eleito o melhor em campo no empate do Free State Stars no Campeonato Sul-Africano, ele agradeceu à esposa… e também à namorada. Depois que o vídeo correu o mundo no último fim de semana, ele foi entrevistado pela BBC e tentou se explicar: “Minha família sabe que eu chamo a minha filha de ‘namorada’”.

 

2. O gaúcho empolgado

Divulgação/Gama

Tiago Gaúcho é o nome dele. Capitão do Gama, ele desabafou depois da classificação para a final da Copa Verde de 2016. Em entrevista à Rádio Redentor, do Distrito Federal, precisou ter o microfone cortado depois de dizer o seguinte: “(…) tem uns babacas aí de um outro time que disseram que nosso time é cansado. Nosso time é cansado, mas hoje a gente comemora, eu chego em casa, dou uma metida e ainda vou beber uma cerveja…”.

 

3. Pedindo pra sair

Reprodução

O lateral-direito Felipe, do Fortaleza, irritou a torcida com uma entrevista sincera demais no começo de 2017. “Estou feliz pela renovação, mas vou trabalhar forte este ano para, se Deus quiser, ir embora”, disparou o jogador, frisando que já está há três anos no clube e quer novos desafios.

 

4. Riascos e o Cruzeiro


O atacante colombiano ficou mais de seis meses parado por causa de uma entrevista em julho de 2016, logo depois de sair do Vasco para voltar ao Cruzeiro. “Não podem tirar minha felicidade para vir jogar nesta merda aqui”, declarou Riascos, que acabou dispensado pelo clube. A novela de sua rescisão só acabou em fevereiro do ano seguinte, com sua ida para o Millonarios-COL.

 

5. Luís Fabiano e a decisão por pênaltis

Reprodução

“Entre brigar e bater o pênalti, eu prefiro ajudar na briga”. A frase dita por Luís Fabiano em 2003 é lembrada até hoje. São Paulo e River Plate decidiriam a vaga na final da Sul-Americana nos pênaltis, mas, antes das cobranças, o atacante deu uma voadora em um adversário e foi expulso. Na saída do campo, deu a célebre entrevista.

 

6. Joel e Somália

Reprodução

Pelo Campeonato Carioca de 2010, o Botafogo, de Joel Santana, enfrentava o Boavista. Antes do início do segundo tempo, o técnico foi questionado sobre o motivo da substituição feita no intervalo. “O Somália está com diarreia”, revelou Joel. O narrador João Guilherme, à época no Sportv, brincou com o saudoso repórter Victorino Chermont sobre a situação: “Opa, acabamos de descobrir porque o Somália deu aquele pique no intervalo”. É que, ao ser abordado por Victorino na saída do campo, o jogador continuou andando rápido e apenas disse: “tenho pouco tempo”.

 

7. O jogador “debilitado”


Pela Copa do Brasil de 2005, o gremista Marcinho foi substituído durante a vitória sobre o Bahia e, ao deixar o campo, foi bem sincero ao explicar para o repórter Cristiano Silva o motivo de sua saída: “Estou debilitado, a tarde toda eu tive caganeira”, respondeu o jogador, que ainda descreveu a gravidade da situação: “Estou tremendo”.

 

8. O autocrítico

Reprodução/Esporte Interativo

Pela Série C de 2016, o Juventude enfrentava o Boa Esporte e foi para o intervalo com um gol marcado pelo volante Felipe Lima. Antes de marcar, ele tinha entregado uma bola de graça, criando uma boa chance para o adversário. Na entrevista, ele comemorou o gol e admitiu o erro: “Graças a Deus a gente não tomou o gol, e logo em seguida eu consegui fazer o gol ali e consertei a minha cagada”. Ele ainda completou: “Quando fiz o gol, fui lá no banco e o professor falou assim: ‘agora você consertou a cagada que você fez’”.

 

9. Marinho eterno


A entrevista mais famosa do futebol nos últimos tempos. O jogador chegou a ficar conhecido como “Marinho Sabia Não”. Ele jogava no Ceará, e, quando soube que pelos repórteres que estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo, reagiu com espontaneidade: “Que merda, hein. Sabia não”.

 

10. Lei de Gil


A entrevista mais famosa do futebol de todos os tempos. Virou até lei. A Lei de Gil. Promulgada em 2006, depois da vitória do Cruzeiro sobre o Ipatinga, na final do Campeonato Mineiro. Questionado pelo repórter de uma rádio católica se valia tudo na comemoração, Gil foi mais sincero do que nunca. “Só não vale…”

]]>
0
Time da polícia se envolve em pancadaria em jogo na Ásia; veja http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/23/time-da-policia-se-envolve-em-pancadaria-em-jogo-na-asia-veja/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/23/time-da-policia-se-envolve-em-pancadaria-em-jogo-na-asia-veja/#respond Thu, 23 Mar 2017 17:59:14 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=120809


O time do Grupo Desportivo da Polícia, ligado à polícia de Macau, se envolveu em uma pancadaria generalizada dentro de campo num jogo contra o Chao Pak Kei, na última rodada da liga de Macau – região administrativa da China que tem colonização portuguesa.

O incidente aconteceu quando faltavam dez minutos para o fim do tempo regulamentar. Lucas Calixto, do Chao Pak Kei, agrediu um atleta do time da Polícia. O revide veio em grupo por parte dos “policiais”, e depois as cenas lamentáveis paralisaram a partida. Ao fim da confusão, quatro jogadores (três da Polícia e um do Chao Pak Kei) foram expulsos. O Chao venceu o confronto por 2 a 0, deixando a Polícia pertinho da zona de rebaixamento.

A Associação de Futebol de Macau está investigando a briga. O trio de arbitragem e o delegado da partida já foram ouvidos.

]]>
0
Goleiro agride gandula e é expulso no Paraná http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/23/goleiro-agride-gandula-e-e-expulso-no-parana/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/23/goleiro-agride-gandula-e-e-expulso-no-parana/#respond Thu, 23 Mar 2017 17:19:38 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=120806

Não há o que não haja, já diria o filósofo. No Campeonato Paranaense da 2ª Divisão, o goleiro Fabrício, da Portuguesa Londrinense, foi expulso após agredir o gandula. Para piorar, ainda perdeu por 2 a 0 para o União.

Aos 10 minutos do 2º tempo, o arqueiro viu a cobrança de falta do adversário sair pela linha de fundo. Como o gandula não repôs a bola imediatamente, ele correu em sua direção e pisou em seu tornozelo, gerando revolta dos jogadores do União e dos presentes no estádio Anilado, em Francisco Beltrão. O árbitro Robson Babinski consultou o assistente e decidiu por aplicar o cartão vermelho direto.

Além dele, Nathan também foi expulso e facilitou a vida do adversário. Casemiro e Sato fizeram os gols da vitória do novo líder da série B paranaense. A Lusa londrinense é apenas o 7º.

]]>
0
Goleiros aprontam confusões que até Deus duvida na segundona moldava http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/23/goleiros-aprontam-confusoes-que-ate-deus-duvida-na-segundona-moldava/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/23/goleiros-aprontam-confusoes-que-ate-deus-duvida-na-segundona-moldava/#respond Thu, 23 Mar 2017 17:17:27 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=120803

É claro que o Campeonato Moldavo está longe de ser uma liga visada no exterior. A segunda divisão moldava, então, apostamos que você mal sabia que existia. Mas saiba: existe, e você, caro leitor, poderia muito bem estar jogando lá. Prova disso é o que fizeram os goleiros de Singerei e Real-Succes, que se enfrentaram nesta quinta-feira.

Para começo de conversa, um chute de longe de Maga quicou e deixou o goleirão do Real-Succes vendido, aos 15 minutos de jogo. Mas a maior lambança viria do outro goleiro, o do Singerei. Ele recebeu uma bola recuada, foi mandar o balão para frente, chutou mais terra do que bola e a pelota rodopiou e entrou no gol. Que beleza!

No fim das contas, o Singerei ganhou por 2 a 1. As duas equipes estão na parte de baixo da tabela, e a gente pode entender o motivo.

]]>
0
Golfista terá coelhinha da Playboy como caddie. Mas vai precisar se classificar antes http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/23/golfista-tera-coelhinha-da-playboy-como-caddie-mas-vai-precisar-se-classificar-antes/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/03/23/golfista-tera-coelhinha-da-playboy-como-caddie-mas-vai-precisar-se-classificar-antes/#respond Thu, 23 Mar 2017 16:43:58 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=120800 O golfista Grayson Murray ganhou uma motivação extra para se classificar para o Masters de Augusta no começo de abril. A modelo Lindsey Pelas, que já posou como coelhinha da Playboy, aceitou o convite para ser caddie do jogador no evento.

O problema para Grayson Murray é conseguir cumprir a sua parte no acordo. Para obter a vaga, resta uma única possibilidade para o golfista: ser campeão do Shell Houston Open, que será realizado no dia 30 de março.

A situação difícil, inclusive, gerou o desafio de Murray, que questionou a modelo via Twitter se ela toparia ser sua caddie caso ele conseguisse cumprir a meta.”Ei Lindsey, se eu ganhar na próxima semana em Houston você pode ser minha caddie no Masters?”

O que ele não espera era o sim para a sua oferta. “Parece que ganhei uma motivação agora”, brincou o golfista.

]]>
0