UOL Esporte http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona as principais notas de bastidor, os fatos mais bizarros, as fotos mais curiosas e dá espaço para o internauta comentar sobre o noticiário de todos os esportes no país e no mundo. Fri, 23 Jun 2017 09:00:27 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 15 curiosidades que talvez você não saiba sobre Zidane http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/23/15-curiosidades-que-voce-nao-deve-saber-sobre-zidane/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/23/15-curiosidades-que-voce-nao-deve-saber-sobre-zidane/#respond Fri, 23 Jun 2017 09:00:27 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=124715 Filho de pais argelinos, Zinedine Yazid Zidane nasceu no dia 23 de junho de 1972 em um subúrbio de Marselha, no sul da França. Aos 45 anos, ele tem muito a comemorar no dia do seu aniversário: depois de uma carreira quase perfeita como jogador, ele vem de uma temporada quase perfeita como técnico do Real Madrid. Mais uma vez, mostrou que tem estrela. Fora de campo, porém, prefere trocar o brilho pela discrição. É por isso que nem todo mundo conhece essas curiosidades sobre ele:

1. A influência da mulher

Reuters

Zidane conheceu a bailarina Véronique em 1989 e está casado com ela há 25 anos. Na época em que saiu da Juventus para jogar no Real Madrid, ele justificou a escolha alegando que a família não estava bem em Turim e sua mulher gostaria de voltar à Espanha, sua terra de origem. Assim começou a história vitoriosa de Zidane em Madri.

 

2. Careca convicto

Reuters

Depois de ganhar a Copa, Zidane começou a perder cabelo. Na final de 1998 contra o Brasil, ele já estava ficando careca. Na época, ele não mostrou muita preocupação ao ser questionado sobre a calvície iminente: “Minha mulher me ama desse jeito, então não tem problema”.

 

3. Ídolo sul-americano

Reprodução/Instagram

Zidane e Véronique têm quatro filhos: Enzo, Luca, Theo e Elyaz. Todos eles jogam na base do Real Madrid. Enzo (foto), o mais velho, chegou a ser relacionado para a final da Liga dos Campeões contra a Juventus. Ele foi batizado em homenagem a um ídolo de Zidane no futebol: o ex-meia uruguaio Enzo Francescoli.

 

4. Torcia para o Barça

Reprodução/Youtube

Quando foi apresentado na Juventus, em 1996, Zidane fez a seguinte declaração em uma entrevista: “Quando criança, torcia para a Juventus na Itália e para o Barcelona na Espanha”. O clube catalão também estava na briga para contratá-lo, mas acabou desistindo da negociação com o Bordeaux.

 

5. Copa do Mundo de papel alumínio

Reprodução

Na infância, Zidane costumava organizar Copas do Mundo imaginárias com os amigos do bairro em Marselha. Os vencedores ganhavam um troféu feito de papel alumínio, além de algumas moedas de 10 ou 20 centavos que os garotos apostavam para dar mais graça à competição. Anos mais tarde, Zidane ganharia uma Copa de verdade.

 

6. Prazer, Yazid

EPA

O apelido mais conhecido é Zizou, mas quando tinha 14 anos e jogava no Septèmes-les-Vallons, clube do norte de Marselha, só atendia por Yazid, seu nome do meio. Para os íntimos, ele era o “Yaz”. Depois de ser contratado pelo Cannes, passou a ser Zidane. Depois que ficou famoso, virou Zizou.

 

7. Pixotada da sorte

Serge Haouzi/Nice-Matin

Uma falha na zaga que dá o gol ao time adversário pode ser considerada imperdoável para um olheiro que está observando novos talentos. Não foi o caso de Jean Varraud (foto), o homem responsável por descobrir Zidane. O jovem “Yazid” foi escalado como líbero, fora de sua posição. E, ao tentar driblar um atacante, perdeu a bola e seu time sofreu o gol. O lance chamou a atenção de Varraud, que notou algo diferente na habilidade daquele garoto com a bola. Dias depois, Varraud ofereceu a Zidane um período de testes no Cannes.

 

8. Faxina para acalmar

Marcel Vicenti/UOL

A comissão técnica do Cannes logo percebeu que precisaria fazer Zidane canalizar sua raiva para o jogo. Ele tinha dado um soco em um adversário que fez piada sobre suas origens. Como punição, Zidane foi obrigado a trabalhar na limpeza das instalações do clube, até se acalmar. Mas o temperamento explosivo o acompanhou por toda a carreira.

 

9. Primeiro gol, primeiro carro

Reprodução

Em 1989, com apenas 16 anos, Zidane fez sua estreia no time profissional do Cannes. O presidente do clube, Alain Pedretti, fez uma promessa ao jovem: quando fizesse seu primeiro gol, ganharia um carro. Demorou dois anos até que Zidane finalmente balançasse as redes pela primeira vez, em uma vitória sobre o Nantes. Aos 18 anos, ele então ganhou o seu primeiro carro: um Renault Clio.

 

10. À prova de lesões

Reuters

A partir do momento em que se firmou como titular do Cannes, Zidane nunca jogaria menos de 25 partidas em cada uma das 16 temporadas disputadas ao longo de sua carreira. Resumindo: ele era cascudo. Lesões não chegaram a ser um problema na sua trajetória como jogador. Na Copa de 2002, ele entrou em campo mesmo com uma contusão na coxa.

 

11. Rejeitado na Inglaterra

Getty Images

O Blackburn Rovers, hoje na terceira divisão, seria campeão inglês em 1995, época em que Zidane começava a se destacar no Bordeaux. Para reforçar o clube na metade da temporada, o técnico Kenny Dalglish tentou contratar o meia francês. Mas o diretor Jack Walker se recusou a prosseguir com a negociação: “Por que contratar Zidane se temos Tim Sherwood?”. Bem, depois disso, o Blackburn conquistou o título. Mas Zidane provou estar anos-luz à frente de Tim Sherwood (foto).

 

12. Poliglota

AFP

Zidane aprendeu a falar outras quatro línguas além do francês: espanhol, italiano, inglês e também o berbere, idioma da região de Cabília, norte da Argélia, onde nasceram os seus pais.

 

13. Religioso, mas não muito

AFP

Ele já chegou a ser eleito um dos dez maiores atletas islâmicos de todos os tempos, mas sua religiosidade é bem discreta. Ele se descreve como um “islâmico não-praticante”, o que não o impede de rezar antes dos jogos.

 

14. Tema de música

Em 2014, viralizou no Youtube o clipe da música “Zinedine Zidane”, do grupo australiano Vaudeville Smash. A letra cita o nome de vários astros do futebol, e no refrão diz que nenhum deles foi maior do que Zidane. Se você ainda não viu, vale a pena dar uma olhada…

 

15. Tema de filme

Divulgação

O documentário francês “Zidane: Um Retrato do Século 21” foi lançado em 2006 e segue os passos do craque durante um jogo entre Real Madrid e Villarreal pelo Campeonato Espanhol em 2005. Foram usadas 17 câmeras sincronizadas para acompanhar os movimentos do jogador durante a partida, mas sua atuação acabou terminando mais cedo… Ele foi expulso por causa de uma confusão nos minutos finais. Desfecho perfeito para um filme sobre Zidane.

]]>
0
Lutadora de jiu-jitsu e nutricionista. Conheça a garota que conquistou Guerrero http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/23/lutadora-de-jiu-jitsu-e-nutricionista-conheca-quem-conquistou-paolo-guerrero/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/23/lutadora-de-jiu-jitsu-e-nutricionista-conheca-quem-conquistou-paolo-guerrero/#respond Fri, 23 Jun 2017 07:00:12 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=124678

Paolo Guerrero volta para o time dos comprometidos. Depois do término com Alondra Garcia no começo do ano, o atacante peruano iniciou um relacionamento com Thaisa Leal, brasileira que mora no Rio de Janeiro.

Thaisa tem 24 anos e é nutricionista. Ela, inclusive, tem uma parceria com o restaurante Horta D, de comida saudável no Rio de Janeiro.

A ligação de Thaisa com o esporte é mais relacionada às artes marciais do que ao futebol, já que Thaisa é praticante de jiu-jitsu. A namorada do atacante do Flamengo também tem alguns trabalhos como modelo. Em 2015, ela posou para a The One Agency Ipanema.

Até agora, o casal tem sido mais discreto. O máximo que os dois expuseram da relação nas redes sociais foi uma imagem juntos no último fim de semana. “Pao + Thai”, escreveu a nutricionista que ainda incluiu um coração na foto.

Mesmo assim, o perfil dela tem bombado com fãs do peruano. Alguns até discutem em espanhol nos comentários das imagens da página que tem mais de 72 mil seguidores.

O namoro dos dois tomou conta da imprensa peruana depois do amistoso contra o Paraguai. Ela esteve com o atacante e sua família no Peru e eles foram flagrados juntos no retorno ao Brasil.

Procurada pelo UOL Esporte para falar sobre o romance, Thaisa se recusou a dar entrevista.

]]>
0
Rafaella dribla distância de Gabigol na Europa e brinca com ciúmes de Neymar: ‘Desencanou’ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/22/rafaella-dribla-distancia-de-gabigol-na-europa-e-brinca-com-ciumes-de-neymar-desencanou/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/22/rafaella-dribla-distancia-de-gabigol-na-europa-e-brinca-com-ciumes-de-neymar-desencanou/#respond Fri, 23 Jun 2017 00:23:49 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=124756

(Crédito: Luiza Oliveira/UOL)

Foi apenas em maio que Rafaella Santos, irmã do atacante Neymar, assumiu o namoro com Gabigol. Mas para que a relação siga firme, os dois precisam superar um obstáculo: a distância.

Entre Barcelona, onde mora o camisa 10 da seleção brasileira, e Milão, onde mora o namorado de Rafaella, são cerca de 980 km de distãncia. Mas nada que a impeça de encontrar o atacante da Inter de Milão quando os dois estão na Europa.

“Como eu fico mais lá, então está perto. É uma hora de voo, então está tranquilo”, diz Rafaella, blogueiro da moda, durante evento nesta quinta-feira em São Paulo.

Enquanto a distância atrapalha, o casal já considera superado outro obstáculo: os ciúmes de Neymar. Aos 21 anos, quatro a menos que o irmão, ela diz que o relacionamento com o atacante do Barça já amadureceu.

“Hoje não tem mais (ciúmes), não. Já desencanou. Já fiquei grandinha”, brincou.

Luiza Oliveira
Do UOL, em São Paulo

]]>
0
Neymar confirma fim de relacionamento com a atriz Bruna Marquezine http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/22/neymar-confirma-fim-de-relacionamento-com-bruna-marquezine/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/22/neymar-confirma-fim-de-relacionamento-com-bruna-marquezine/#respond Fri, 23 Jun 2017 00:22:18 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=124758

Chegou ao fim (mais uma vez) o namoro entre Neymar e Bruna Marquezine. Nesta quinta-feira (22), o jogador do Barcelona confirmou em um evento em São Paulo que não está mais namorando a atriz da Rede Globo.

“Sim, estamos separados. É uma pessoa com quem tive um relacionamento de longo tempo, uma pessoa que eu admiro, que eu amo muito e torço para a felicidade dela”, disse Neymar, cheio de elogios a Marquezine. “É uma pessoa admirável.”

Durante o evento do Instituto Neymar Jr., o camisa 11 do Barcelona evitou demonstrar abatimento com o fim do relacionamento, mas afirmou que a decisão foi bastante conversada pelos dois.

“Faz parte, é vida que segue”, resumiu o astro, que prometeu não voltar a tocar no assunto. “Desejo que ela seja muito feliz”, completou.

Curiosamente, na noite da última quarta-feira (21), Neymar esteve no Six Sports Bar, uma casa de Santos para praticantes de pôquer. O craque do Barcelona estava com o anel que era tratado como de compromisso com Bruna Marquezine.

Além disso, a reportagem confirmou com pessoas próximas à Marquezine o fim do namoro. O estafe de Marquezine já havia até escolhido o vestido que a atriz usaria no casamento de Lionel Messi, marcado para o próximo ia 30, em Rosario, na Argentina. Obviamente, a presença da ex-namorada na cerimônia está descartada.

Antes mesmo do evento desta quinta-feira, o UOL havia apurado que Marquezine tinha cancelado a sua participação.

IDAS E VINDAS

O casal começou a namorar em 2013, afastou-se entre fevereiro e maio de 2014, mas terminou de vez em agosto, após a disputa da Copa do Mundo. Entretanto, desde os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, os dois eram vistos constantemente juntos. Neymar e Bruna Marquezine adotaram uma postura cautelosa na ocasião, mas assumiram a volta no início de 2017.

DECLARAÇÕES DE AMOR

Apesar do término, o relacionamento parecia caminhar bem entre os dois. Na última semana, de férias nos Estados Unidos, Neymar postou uma declaração de amor à então namorada. Embora não fizesse referência direta ao Dia dos Namorados, a mensagem foi postada durante o dia 12 de junho se considerado o fuso-horário em relação à Califórnia. “Never ending love”, escreveu o jogador. Em uma tradução livre, a frase tem um sentido de amor interminável.

A mensagem foi escrita depois de Marquezine também fazer uma declaração de amor. A atriz publicou um pequeno vídeo beijando o jogador dias antes. “Feliz dia pra todos os apaixonados, como nós. Te amo muito. Hoje e sempre”, escreveu.

SAFÁRI NA ÁFRICA

Depois dos Estados Unidos, Neymar seguiu aproveitando suas férias ao lado de Marquezine. Antes do início da próxima temporada na Espanha, os dois – ao lado do filho do jogador e de sua irmã -, fizeram um safári na África do Sul no último final de semana. Tudo foi devidamente registrado nas redes sociais do craque do Barcelona.

Luiza Oliveira
João Victor Marques

Do UOL, em São Paulo

]]>
0
Zagueirão espana pro alto e… Marca contra! Foi na Argentina http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/22/zagueirao-espana-pro-alto-e-marca-contra-foi-na-argentina/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/22/zagueirao-espana-pro-alto-e-marca-contra-foi-na-argentina/#respond Thu, 22 Jun 2017 22:14:41 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=124753

Foto: Reprodução

Nas quartas-de-final do Torneo Federal A, a terceira divisão do futebol argentino, o Cipolletti eliminou o Gimnasia y Tiro nos pênaltis, depois de perder no tempo normal.  A derrota nos 90 minutos veio com uma lambança bisonha do zagueiro Marcos Lamolla.

O placar estava empatado em 1 a 1 quando Lamolla tinha apenas de afastar o perigo da área aos 20 minutos do segundo tempo. Mas falar é uma coisa, fazer é outra. Lamolla deu um bicão pro alto, mas tão alto que superou o goleirão Matias Alasía. A sorte do Lamolla é que o Cipolletti ganhou nos pênaltis por 3 a 0, confirmando passagem às semifinais.

Na terceirona dos hermanos, o Agropecuario, campeão, já subiu. Falta uma vaga, a ser definida entre Gimnasia de Mendoza x Cipolletti e Mitre x Defensores de Belgrano.

]]>
0
Coutinho posta foto com Adriano e torcedores vão à loucura http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/22/coutinho-posta-foto-com-adriano-e-torcedores-vao-a-loucura/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/22/coutinho-posta-foto-com-adriano-e-torcedores-vao-a-loucura/#respond Thu, 22 Jun 2017 21:17:10 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=124750

Philippe Coutinho e Adriano se encontram no Rio de Janeiro

Philippe Coutinho, meia do Liverpool está curtindo férias no Brasil e uma foto postada nas redes sociais levou os torcedores à loucura. No registro, o jogador e Alberto Moreno, seu parceiro no time inglês, aparecem ao lado de Adriano.

O que mais chama atenção na foto é a ótima forma do Imperador. Além de sempre torcerem pela volta do jogador aos campo, os internautas também acham que o encontro é um sinal de sorte para Coutinho, nome bem cotado para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018.

– Imagina esses dois tabelando na Rússia ano que vem – disse um internauta.

– Se não for um sinal do hexa, eu não sei mais o que é! Didico abençoe a todos – comentou um torcedor.

– Pegando experiência com o Imperador, e o mexa vem! – comentou outro internauta.

Com informações da Lancepress!

]]>
0
Zagueiro letão quase entrega a liderança com um gol contra absurdo http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/22/zagueiro-letao-quase-entrega-a-lideranca-com-um-gol-contra-absurdo/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/22/zagueiro-letao-quase-entrega-a-lideranca-com-um-gol-contra-absurdo/#respond Thu, 22 Jun 2017 18:56:08 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=124734

Foto: Reprodução

O Spartaks Jūrmala lidera a Virliga, a primeira divisão da Letônia. Está com 3 pontos de vantagem do Liepāja no topo da tabela. Só que a vantagem quase foi entregue de lambuja graças a uma bobagem que o zagueiro Ingus Šlampe cometeu logo aos cinco minutos de jogo.

Depois de um cruzamento da direita, ele se antecipou ao atacante e dominou com a coxa. Sua intenção era recuar para o goleiro, mas o toque foi forte demais e ele acabou marcando contra.

Por sorte, Kozlovs empatou, aos 21 minutos, e garantiu a liderança do campeonato. 

]]>
0
Casillas é surpreendido por sósia de Messi durante entrevista; veja http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/22/casillas-e-surpreendido-por-sosia-de-messi-durante-entrevista-veja/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/22/casillas-e-surpreendido-por-sosia-de-messi-durante-entrevista-veja/#respond Thu, 22 Jun 2017 16:43:40 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=124731

Ídolo do Real Madrid, Iker Casillas concedia entrevista no Kuwait e, ao ser perguntado sobre Lionel Messi, tecia elogios ao camisa 10 do Barcelona. O goleiro do Porto foi então surpreendido por Reza Parastesh, sósia do argentino, e se espantou com a semelhança.

Casillas tentou falar em espanhol com Parastesh, que inusitadamente não fala o idioma nativo de Messi. A inabilidade do sósia do argentino arrancou risadas do goleiro.

“É como ele. Só não fala espanhol”, afirmou.

Quando foi surpreendido pelo sósia, Casillas dizia que foi um prazer ter enfrentado Messi em sua carreira.

]]>
0
Felipe Melo faz nova tatuagem e grava a palavra “ousado” http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/22/felipe-melo-faz-nova-tatuagem-e-grava-a-palavra-ousado/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/22/felipe-melo-faz-nova-tatuagem-e-grava-a-palavra-ousado/#respond Thu, 22 Jun 2017 16:23:31 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=124722

O volante palmeirense Felipe Melo publicou nesta quinta-feira em seu Instagram um vídeo no qual apresenta a sua nova tatuagem: a palavra “ousado”, adjetivo que o jogador usa para se autoqualificar.

“Ousado vlw @edinho.tattoo você é 10!”, escreveu na legenda o palmeirense, elogiando o tatuador pelo trabalho.

Felipe Melo está afastado dos gramados desde o dia 10 de junho, quando sofreu uma fratura na mão e uma lesão no músculo posterior da coxa direita. O volante deve desfalcar o Palmeiras por mais um mês.

]]>
0
Dois gols contra e lambança de goleiro: assim o time de Ibson venceu http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/22/dois-gols-contra-e-lambanca-de-goleiro-assim-o-time-de-ibson-venceu/ http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/06/22/dois-gols-contra-e-lambanca-de-goleiro-assim-o-time-de-ibson-venceu/#respond Thu, 22 Jun 2017 14:52:06 +0000 http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/?p=124712

Lembra do Ibson, ex-Flamengo? Ele tem sido um dos bons nomes do Minnesota United, que faz sua temporada de estreia na Major League Soccer, nos Estados Unidos. O brasileiro ajudou sua equipe a conquistar sua quinta vitória em 16 rodadas, mas quem ajudou também foi a defesa do Portland Timbers.

Por sinal, o jogo, que terminou 3 a 2 para o time de Minnesota, foi bastante acidentado. Aos sete minutos, Ibson participou do lance que rendeu bola na pequena área e o zagueiro Amobi Okugo mandou contra as próprias redes. Os mandantes retribuíram o presente na etapa final: Francisco Calvo mandou uma canelada contra o seu gol aos cinco minutos.

Mas a vitória seria do Minnesota, e viria em outra lambança. O arqueiro Jeff Attinella saiu de forma atabalhoada do gol, trombou com seus defensores e deixou a meta livre para Abu Danladi dar o triunfo ao Minnesota, 3 a 2. O time de Ibson é nono colocado na Conferência Oeste, entre 11 clubes. O Timbers é terceiro.

]]>
0