Precursores de Nalbandian dão show de destempero em jogos de tênis; assista
UOL Esporte
19/06/2012 06h00
Foto: Reprodução
O ataque de fúria de David Nalbandian na Inglaterra virou caso de polícia. O tenista deu um chute na placa de publicidade e acabou ferindo um juiz de linha por conta do incidente. Apesar de exagerada, a ação do argentino não foi inédita no esporte. Descontroles, reclamações com juízes e ataques de fúria já aconteceram em outras oportunidades. Algumas reações chegam a ser mais inusitadas: já foi possível ver um russo tirar sangue da própria cabeça após errar um ponto.
Relembre alguns casos de destempero no tênis mundial a seguir.
Tenista tira sangue da própria cabeça com golpes de raquete
[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/12874038[/uolmais]
O ataque de Nalbandian virou caso de polícia depois que o argentino tirou sangue da perna de um árbitro. Mas já teve tenista que tirou sangue da própria cabeça. Durante a disputa do Masters 1.000 de Miami de 2008, o russo Mikhail Youzhny teve um verdadeiro ataque de fúria após perder um ponto para Nicolás Amlagro e desferiu fortes golpes em sua testa com a raquete, ferindo o local.
Nadal briga com árbitro brasileiro e vai reclamar com supervisor
[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/12874025[/uolmais]
As reclamações com a arbitragem também são comuns entre os jogadores mais famosos do circuito mundial. Em 2010, contra Tomas Berdych, na última rodada do ATP Finals, o tenista espanhol não gostou da marcação do brasileiro Carlos Bernardes após desafio e bateu boca com o juiz. Insatisfeito, Nadal foi conversar até com Tom Barnes, supervisor do torneio, antes de voltar para a partida.
Saretta grita palavrão após marcação do juiz
[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/4939[/uolmais]
O tenista brasileiro Flavio Saretta chegou a ficar entre os 50 primeiros no ranking da ATP. No entanto, para alguns, o atleta é conhecido por seu mais famoso ataque de raiva. Na derrota para Tommy Robredo, no Aberto dos EUA de 2006, Saretta não gostou da marcação do árbitro, que disse que a bola foi para fora ("out") e teve de ouvir o brasileiro retrucar "Out é o c*****".
Raiva de McEnroe fica famosa e vira nome de livro
[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/12874027[/uolmais]
Conhecido como um dos tenistas de comportamento mais imprevisível da história, John McEnroe tinha discussões rotineiras com os árbitros que trabalhavam em suas partidas. Em Wimbledon, no entanto, o americano teve um dos ataques mais famosos de sua carreira em 1981 ao gritar "You cannot be serious" (em tradução livre, algo como "você não pode estar falando sério"). A frase virou nome da biografia do tenista.
Williams é eliminada por ameaçar juiz de linha
[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/12874033[/uolmais]
No Aberto dos EUA de 2009, a americana Serena Williams extrapolou na insatisfação contra uma juíza de linha. Insatisfeita com a marcação de uma falta no serviço, a tenista parece ter ameaçado a profissional de morte. A reação causou a eliminação de Williams da competição, e ainda forçou a americana a desembolsar US$ 87.500 dólares
"Crazy Dani" se notabilizou por loucuras em quadra
[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/12874023[/uolmais]
Sem títulos em torneios de nível ATP, o austríaco Daniel Köellerer ficou famoso mais por seus ataques de fúria dentro da quadra do que pela qualidade de seu jogo. Quebras de raquete e reclamações com o árbitro eram cenas comuns em sua partida. No vídeo acima, o tenista dá uma bronca em um juiz de linha após trombada acidental. Neste ano, Köellerer foi banido após ser considerado culpado de arranjar partidas.
Alemã quebra o protocolo e dança após vitórias
[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/12874018[/uolmais]
A tenista alemã Andrea Petkovic ganhou notoriedade depois que começou a celebrar suas vitórias com dancinhas. A comemoração virou uma espécie de "marca registrada" da atleta. No vídeo, Petkovic dança após triunfar sobre a russa Nadia Petrova, em partida válida pela primeira rodada do Aberto do EUA de 2010.
Sobre o blog
A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.