NBA relembra parceria inusitada entre 'anão' e 'gigante' nos anos 80
UOL Esporte
27/09/2012 14h06
Em programa especial sobre os anos 80, a NBA relembrou a trajetória de Tyrone 'Muggsy' Bogues e Manute Bol, respectivamente os atletas mais baixo e mais alto que já passaram pela liga norte-americana e que firmaram uma inusitada parceria no Washington Bullets.
Escolhido na primeira rodada do draft de 1987 pelos Bullets, Bogues tinha apenas 1,60 m de altura. "As crianças de seu bairro batiam a sua porta e perguntavam a sua esposa se Bogues poderia brincar com eles. Tinham o mesmo tamanho", conta o apresentador Bill Raftery.
A baixa estatura, porém, não impediu que Bogues atuasse por 14 anos na NBA ou fosse convocado para a seleção dos Estados Unidos, com qual sagrou-se campeão mundial um ano antes de virar profissional. Na liga norte-americana, obteve 39 tocos, um deles sobre o lendário pivô Patrick Ewing.
Ao chegar à NBA, Bogues tornou-se companheiro de Manute Bol, um sudanês de 2,31 m que estava nos Bullets desde 1983. A grande estatura contribuiu para que os bloqueios fossem a grande especialidade do jogador, que obteve mais tocos na carreira do que pontos (2.086 e 1.599, respectivamente).
A inusitada parceria entre Bogues e Bol durou apenas uma temporada, antes que o sudanês se transferisse para o Golden State Warriors em 1988. Juntos, o jogador mais baixo e o atleta mais alto a passar pela NBA em todos os tempos combinaram 569 pontos, 2.764 minutos jogados e aparições em três capas de revistas.
Confira, em inglês, o programa sobre o 'anão' e o 'gigante' da NBA:
Sobre o blog
A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.