Com recorde de erros, álbum da Copa das Confederações ganha seis "figurinhas-fantasmas" na seleção
UOL Esporte
14/05/2013 16h00
Crédito: Reprodução – O que esses jogadores acima têm em comum? Viraram "fantasmas" do álbum da Copa das Confederações.
Os fanáticos por álbuns de figurinhas sabem: a hora da convocação é a hora em que boa parte do álbum passa a estar errado. E, nesta terça-feira, não foi diferente. Luiz Felipe Scolari deixou de fora nada menos do que seis apostas da Panini na seleção "pré-convocada" no álbum, criando diversas "figurinhas-fantasmas".
Para ficar nos álbuns mais recentes, o da Copa das Confederações terá o maior número de erros desde 1990, quando a editora acertou todos os jogadores. Para a Copa da França, em 1998, a Panini apostou em quatro nomes errados, assim como em 2002. Em 2006 e 2010, o número caiu para três erros, assim como já havia ocorrido em 1994.
Jogadores que estavam no álbum mas não foram convocados pela seleção:
Copa do Mundo de 1990: sem erros.
Copa do Mundo de 1994: Palhinha, Ricardo Gomes (foi convocado e depois cortado) e Evair.
Copa do Mundo de 1998: Zé Maria, Flávio Conceição, Mauro Silva, Romário (foi convocado e depois cortado).
Copa do Mundo de 2002: Antônio Carlos, Zé Roberto, Mauro Silva e Emerson (foi convocado e depois cortado).
Copa do Mundo de 2006: Roque Júnior, Júlio Baptista e Renato.
Copa do Mundo de 2010: André Santos, Ronaldinho Gaúcho e Adriano.
Para a Copa das Confederações, os erros eram até previsíveis: Diego Alves, Arouca, Adriano (lateral -esquerdo), Ramires, Ronaldinho Gaúcho e Luís Fabiano.
Crédito: Reprodução – Ronaldinho e Ramires também viraram "fantasmas" do álbum, surpreendentemente.
O UOL Esporte já havia citado todos os nomes deixados de fora anteriormente, ao "destrinchar" todo o álbum. A surpresa foi a ausência de Ramires, considerado por muitos o melhor volante do país atualmente.
O problema é que o álbum já é diminuto em relação aos de Copa do Mundo, já que se trata de uma competição com 24 seleções a menos que o maior torneio de futebol do mundo.
Por outro lado, alguns jogadores que estarão no torneio não virarão figurinhas. São eles: Diego Cavalieri, Jefferson, Réver, Jean, Jadson, Fernando, Luiz Gustavo, Leandro Damião e a maior surpresa da convocação, Bernard.
Em 2010, a Panini lançou figurinhas extras pós-convocação com jogadores que não estavam no álbum, como Grafite, por exemplo. Ainda não se sabe se a medida será tomada neste ano.
A quantidade de erros, que pode aumentar quando saírem as listas de Itália, Espanha, Uruguai, México, Taiti, Nigéria e Japão, deve desvalorizar o álbum, que é uma aposta da editora – é a primeira vez que um livro ilustrado da Copa das Confederações é produzido.
Sobre o blog
A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.