Protesto? Troca de carinhos entre russas chama atenção
UOL Esporte
17/08/2013 20h01
Crédito da foto: YURI KADOBNOV/AFP
As russas Kseniya Ryzhova e Tatyana Firova resolveram polemizar durante o Mundial de Atletismo. Após faturar o ouro ao lado de Yulia Gushchina e Antonina Krivoshapka, as duas deram um selinho no pódio. Antes de receber o ouro, elas também haviam se beijado ainda na pista de atletismo.
A atitude das duas acontece durante uma polêmica em relação a lei contra a propaganda gay na Rússia, em que o governo proíbe manifestações que divulguem a homossexualidade. A legislação causou mais polêmica pelas Olimpíadas de Inverno de 2014, que serão jogadas em Sochi.
Recentemente, outra russa causou polêmica ao apoiar a lei. Yelena Isinbayeva, uma das principais atletas do país, mostrou-se favorável a legislação.
"Nós nos consideramos pessoas normais, vivemos os garotos com as garotas, as garotas com os garotos. Isso vem desde sempre", disse na ocasião.
Mas, um dia depois, ela veio a público dizer que tinha sido mal interpretada. "Quero deixar claro que respeito os pontos de vista de meus companheiros atletas e quero expressar de maneira firme que me oponho a qualquer discriminação contra a comunidade gay com respeito a sua sexualidade", falou.
O Mundial de Atletismo também teve uma polêmica envolvendo Emma Green Tregaro, que teve seu esmalte vetado pela organização do torneio. Ela trazia as cores do arco-íris nas mãos como protesto, mas foi vetada e utilizou apenas o vermelho.
Sobre o blog
A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.