Topo

Edmundo faz 45 anos e elege duas provocações que marcaram sua carreira

UOL Esporte

02/04/2016 06h00

 

Folhapress

"Eu me lembro de todos os momentos da minha vida futebolística, principalmente porque passou muito rápido", resume Edmundo sobre as passagens inesquecíveis de seus 19 anos como jogador profissional. O hoje comentarista da Band é um dos mais carismáticos jogadores do futebol brasileiro, marcado pelos belos gols, idolatria de duas das maiores torcidas do país e muita história pra contar.

Os títulos nacionais com Palmeiras e Vasco estão no topo da lista, mas é claro que as famosas provocações não ficaram fora. Neste sábado, o "Animal" completa 45 anos de vida e conta ao UOL Esporte quais delas foram mais marcantes.

APRENDENDO COM VIOLA

Vida Cavalcanti/Agência Estado

A primeira lembrança de Edmundo ao falar de provocações em campo nem foi ele que aprontou, mas sim um rival. No primeiro jogo da final do Paulista de 1993, Viola fez o gol da vitória do Corinthians e imitou um porco na comemoração. "A gente ficou muito puto, mas depois demos um monte de risadas. Eu não conhecia o Viola, depois nos conhecemos na seleção e a gente tem um jeito de ser, de agir e pensar parecido, alegre e brincalhão. E aí foi fácil, quando se tem um bom relacionamento, toca no assunto achando aquilo bacana, engraçado. 'Ah você me ferrou naquele jogo, vai ter troco', essas coisas". Naquele ano, o Palmeiras, de Edmundo, acabou levando o título na partida de volta.

DANÇA DA BUNDINHA

A outra provocação inesquecível de Edmundo não foi muito boa para o torcedor do Vasco. A rebolada na frente do zagueiro Gonçalves na final do Carioca de 1997 contra o Botafogo foi como o porco de Viola: só aumentou a comemoração do rival no jogo de volta. "O Gonçalves é meu amigo, meu irmão, uma das pessoas mais maravilhosas que eu conheço. Nós estávamos na seleção na Copa América de 97 e a música do momento na época era a "Dança da Bundinha", e a gente combinou que quem ganhasse o título faria a dança para provocar o outro. Mas eu acabei fazendo dentro do jogo, porque no primeiro jogo a gente estava ganhando, e aí ficou marcante, todo  mundo mostra toda hora. Mas é legal, depois ele acabou sendo campeão me deu o troco, dançou também, isso faz parte".

MAIS PROVOCAÇÕES

Reprodução

Outros episódios que não foram lembrados por Edmundo ficaram vivos na memória dos admiradores do futebol dos anos 1990. Um deles foi contra a torcida do próprio time do coração, o Vasco. Vestindo a camisa do Flamengo, ele foi xingado antes de um clássico em 1995 e respondeu mostrando a genitália.

Nada que tenha abalado sua relação com os vascaínos, já que, nos anos seguintes, ele se redimiria marcando muitos gols com a camisa cruzmaltina sobre o arquirrival. Em 1997, teve uma atuação épica no clássico que decidiu a vaga na final do Brasileirão. E, em 1999, depois de uma vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, soltou uma de suas frases para a história: "Foi muito pouco. Nosso time é dez vezes melhor do que essa merda".

Até depois da aposentadoria Edmundo não perdeu a chance de alfinetar o Flamengo. Em 2014, depois que o rubro-negro eliminou o Coritiba da Copa do Brasil com pênaltis polêmicos, uma derrota para o Grêmio no Brasileirão foi a deixa para o "Animal" extravasar nas redes sociais.

 

"FUTEBOL CHATO"

Protagonista de muitas outras polêmicas em campo, como a briga campal com jogadores do Vélez e o chute na câmera depois de uma derrota do Palmeiras na Libertadores de 1995, Edmundo admite que sente saudades de uma época em que o futebol era mais rico de histórias, brincadeiras e provocações. E arrisca dizer que toda a "chatice" atual interfere nos gramados.

"O público que ia ao estádio se divertia um pouco mais naquela época. Fazia parte do folclore brasileiro que a gente perdeu, e com isso nós perdemos da nossa essência, aquele futebol alegre de moleque, extrovertido, isso a gente tinha que resgatar. Você não pode nem mais chamar um amigo seu de cabeção, pô. Não pode mais chamar de nada", lamenta o "Animal".

Vanderlei Lima
Do UOL, em São Paulo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Edmundo faz 45 anos e elege duas provocações que marcaram sua carreira - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Mais Posts