Prazer, Renato: 10 curiosidades sobre a aposta milionária do Bayern
UOL Esporte
11/05/2016 06h00
1. Ele pode ficar ainda mais caro
O Benfica aceitou receber 35 milhões de euros (R$ 140 milhões) do Bayern de Munique pelo português Renato Sanches, mas este valor pode chegar a mais do que o dobro caso o promissor meia de 18 anos cumpra uma série de objetivos até 2021. Ao todo, são 45 milhões de euros que dependem do desempenho do jogador. Entre as metas, ser indicado à Bola de Ouro e entrar no time do ano da Fifa. Em um cenário perfeito, o Benfica receberia um total de 80 milhões de euros, exatamente o valor que estava fixado como multa rescisória.
2. Tem raízes em Cabo Verde
A mãe, Maria das Dores, nasceu em Cabo Verde. Logo após o nascimento do filho, o pai, que também se chama Renato Sanches, se separou da família e foi para a França. Maria e o pequeno Renato foram para Portugal e se fixaram na Musgueira, zona norte de Lisboa. Foi no Águias da Musgueira que Renato Sanches começou a jogar futebol, aos oito anos. O "Bulo" como é chamado no bairro, entrou nas categorias de base do Benfica já no ano seguinte.
3. Teve suspeita de gato
"Renato Sanches é um excelente jogador, mas está muito vitaminado para a idade", alfinetou o candidato à presidência do Sporting, Carlos Severino, em um programa de TV. Criava-se uma polêmica sobre a idade do jogador, que realmente foi registrado apenas aos cinco anos de idade, por causa do divórcio dos pais. Documentos comprovaram: Renato nasceu mesmo em 18 de agosto de 1997, mas só ganhou certidão de nascimento no dia 22 de agosto de 2002. E o candidato do Sporting acabou sendo processado por Renato Sanches.
4. Sim, ele é forte mesmo
O físico "vitaminado" de Renato Sanches gerou suspeitas, mas é uma de suas principais virtudes em campo. Jogando como um meio-campo que começa as jogadas desde o campo de defesa, está acostumado a divididas, cumprindo seu papel defensivo sem deixar a desejar no apoio aos atacantes. E ele quer mais: "Ainda tenho muito que crescer. Só tenho 18 anos. Com o tempo, a experiência e ajuda dos meus colegas, vou melhorando".
5. Sua força vem das bifanas
O presidente do Águias da Musgueira, Antonio Quadros, contou ao Observador que costumava recompensar as boas atuações de Renato Sanches com alguns trocados para comer uma bifana, tradicional lanche português que consiste basicamente em um sanduíche de carne de porco. Até hoje, o jogador costuma voltar ao Complexo Desportivo do Alto do Lumiar, onde o Águias manda seus jogos, para deliciar a iguaria e reencontrar os amigos.
6. É uma febre em Portugal
Desde que saiu de Musgueiras para jogar no Benfica, Renato virou celebridade no bairro, e não demorou para ganhar a atenção de todo o país. Afinal, quem era aquele garoto de tranças que jogava sempre um nível acima do seu nas categorias de base? Não demorou para ser convocado para a seleção principal, depois de representar Portugal desde o sub-15. Sua estreia foi no amistoso contra a Bulgária, em Março. Fez mais um jogo contra a Bélgica, diante da torcida. Quando entrou em campo no segundo tempo, o estádio veio abaixo – demonstração da grande expectativa criada sobre ele como sucessor de Cristiano Ronaldo.
7. Não se intimida com pressão
No começo do Campeonato Português, o Benfica sofria com a falta de inspiração dos meias e se manteve longe de Porto e Sporting na briga pelo topo da tabela. Até que o técnico Rui Vitória decidiu lançar o jovem Renato Sanches no time principal. A partir da estreia do garoto, o Benfica começou a subir até chegar à liderança. O que se explica pelo estilo de jogo do camisa 85: com uma confiança notável para sua idade, chama o jogo para si e tem a capacidade de distribuir a bola desde o campo de defesa até o ataque, o que resolveu o problema da criatividade no meio-campo dos Encarnados.
8. Chuta muito bem de fora da área
Além de ditar o ritmo de jogo no meio de campo, Renato Sanches costuma aparecer com muito perigo no ataque, principalmente com os seus petardos de fora da área. Logo na sua estreia como titular do Benfica, ele acertou esse chutaço na vitória contra o Academica e se tornou o jogador mais jovem do Benfica a marcar um gol no Estádio da Luz neste século.
9. Seu empresário é o mesmo do Cristiano Ronaldo
Tido como o principal empresário de futebol da atualidade, o português Jorge Mendes gerencia as carreiras de Cristiano Ronaldo, Falcao García, Diego Costa, David De Gea, José Mourinho e… Renato Sanches. A boa relação de Mendes com o Manchester United, além da possibilidade de Mourinho treinar os Red Devils, fez a imprensa inglesa dar como certa a transferência de Renato para o Old Trafford. Só que o Bayern agiu mais rápido…
10. Já era sensação no Fifa 16
Para quem joga o Modo Carreira, ainda dá tempo de tentar comprar Renato Sanches por um preço bem abaixo do que o Bayern de Munique pagou. Na atualização do dia 5 de maio, seu valor de transferência está avaliado em apenas 6,5 milhões de euros. Com 75 de nota geral, ele tem potencial de evoluir para 88, ou seja, para o mesmo nível de craques como Lewandowski, Agüero e Iniesta.
Sobre o blog
A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.