Topo

Veja 7 tradicionais estádios do Brasil sendo demolidos

UOL Esporte

22/05/2016 06h00

1. Fonte Nova

Às 10h26 do dia 29 de agosto de 2010, 700 quilos de explosivos derrubaram o velho Estádio Octávio Mangabeira, conhecido como Fonte Nova, em menos de dez segundos. Tinha capacidade para 80 mil pessoas, mas chegou a receber um recorde de 110 mil pagantes em um jogo entre Bahia e Fluminense. No seu lugar, foi erguida a Arena Fonte Nova, com capacidade para 50 mil. Veja a implosão por outro ângulo:

 

2. Castelão

Em apenas nove segundos, três mil metros cúbicos de entulho foram abaixo e levantaram uma nuvem de poeira que cobriu um raio de 500 metros. Assim foi a implosão de 20% da arquibancada do estádio Castelão, em Fortaleza, no dia 12 de junho de 2011. A plateia foi grande, e uma idosa chegou a passar mal no meio das centenas de pessoas que assistiam à operação. Na área demolida, foi construído o edifício central da nova arena, onde fica a administração, além dos vestiários, camarotes e áreas vips.

 

3. Verdão

O estádio José Fragelli, em Cuiabá, começou a ser demolido em 2010 para dar lugar à Arena Pantanal, um dos palcos da Copa do Mundo de 2014. Em maio daquele ano, as torres de iluminação foram implodidas, e o tradicional Verdão, como era conhecido, fazia sua despedida depois de 34 anos de história.

 

4. Mané Garrincha

Não é nada fácil implodir um estádio. E a tentativa fracassada de demolição do Mané Garrincha em maio 2011 foi prova disso. Cerca de 250 quilos de explosivos não foram suficientes para derrubar a arquibancada superior de 27 metros de altura, por causa de uma falha na linha de acionamento dos detonadores. A demolição acabou sendo feita de forma mecânica, com a ajuda de guindastes.

 

5. Machadão

Antes de dar lugar à Arena das Dunas, em Natal, o estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, mais conhecido como Machadão, não precisou de explosivos para ser demolido. Cabos de aço levaram abaixo cada um dos módulos das arquibancadas. Em novembro de 2011, todo o complexo ficou em ruínas depois da desmontagem do último pedaço das tribunas.

 

6. Bento Freitas

No fim do ano passado, o Brasil de Pelotas começou uma reforma visando ampliar a capacidade de seu estádio para 20 mil pessoas. O primeiro passo foi a demolição da arquibancada da entrada do complexo. O processo foi feito com a ajuda de máquinas e exibido pelo clube neste vídeo em time-lapse.

 

7. Palestra Itália

O antigo estádio do Palmeiras foi fechado em 2010 e demolido em 2011 para a construção do Allianz Parque. O entulho foi enviado para uma usina de reciclagem de Guarulhos, que processou os detritos e os transformou em brita, que, por sua vez, foi destinada à construção de uma pista provisória de acesso aos guindastes que trabalharam na construção da Arena Corinthians.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Veja 7 tradicionais estádios do Brasil sendo demolidos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Mais Posts