Por que a Alemanha usa branco? 7 uniformes que não seguem as bandeiras
UOL Esporte
09/07/2016 06h00
1. Alemanha
Se as cores da Alemanha são preto, vermelho e amarelo, então por que a seleção joga de branco? O uniforme dos atuais campeões do mundo é alvinegro por causa da bandeira da Prússia, que dominava o território alemão na época em que o futebol apareceu por lá, no início do século 20. Depois da derrota na Primeira Guerra Mundial, nasceu a República de Weimar, que mudou a bandeira e adotou as cores atuais. O time de futebol, no entanto, continuou usando o branco, que se consagrou com a vitória sobre a favorita Hungria na final da Copa de 1954. Já a cor verde, usada no segundo uniforme, é a mesma usada no símbolo da federação alemã. Outra versão é a de que seria uma homenagem à Irlanda, a primeira seleção que aceitou marcar um amistoso com a Alemanha depois do fim da Segunda Guerra.
2. Itália
O verde e o vermelho da bandeira italiana nunca estiveram presentes na camisa do time nacional. A famosa "Azzurra" é uma homenagem à Casa de Savoia, família do rei Vittorio Emmanuelle III, que governava o país na época dos primeiros jogos internacionais da seleção italiana. A princípio, o uniforme era todo branco. A partir de 1922, o time passou a usar o azul, cor da realeza.
3. Holanda
Atualmente, a bandeira da Holanda é vermelha, branca e azul. Mas, no lugar do vermelho, já esteve o laranja. A mudança aconteceu depois da invasão francesa de 1795. O laranja sempre foi a cor oficial da dinastia Orange-Nassau, do príncipe Guilherme II, que proclamou a independência da Holanda em 1648. Por isso, a Federação Real de Futebol dos Países Baixos sempre usou o laranja em seu primeiro uniforme.
4. Japão
A primeira competição oficial disputada pela seleção japonesa de futebol foi a Olimpíada de 1936, em Berlim. O time do Japão entrou em campo de azul contra a Suécia. Saiu perdendo por 2 a 0, mas conseguiu uma improvável virada que entraria para a históra do futebol japonês como o "Milagre de Berlim". Depois de dar tanta sorte na estreia, o azul passou a ser a cor oficial da federação local.
5. Austrália
A árvore símbolo da Austrália é a Golden Wattle, de nome científico Acacia pycnantha, que tem uma folhagem em tom dourado. No dia 1 de setembro, para comemorar a chegada da primavera, eles comemoram o "wattle day". É por isso que as cores das seleções nacionais australianas são o verde e amarelo, apesar da bandeira do país ser azul.
6. Nova Zelândia
Apesar de ter uma bandeira azul muito parecida com a da Austrália, a Nova Zelândia tem o preto e o branco como cores nacionais. O time de rúgbi joga todo de preto, e o de futebol, todo de branco. Estas cores, além do vermelho, representam a cultura Maori, dos indígenas que viviam na ilha antes da chegada dos colonizadores.
7. Eslovênia
Assim como muitos dos países da antiga Iugoslávia, a bandeira da Eslovênia é azul, vermelha e branca. E este é justamente um dos motivos apontados para o uso do verde no uniforme da seleção: para se diferenciar dos vizinhos. Mas há outras explicações. Além de ser a cor dos partidos separatistas que lutaram pela independência, o verde está na bandeira da capital Ljubljana, e representa ainda a Tília, considerada a árvore nacional da Eslovênia.
Sobre o blog
A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.