Intocáveis! Veja times que nunca foram rebaixados em suas ligas nacionais
UOL Esporte
28/09/2016 06h00
Quem será a próxima vítima do "Fantasma da B"?
O time catarinense fundado em 1973 jogou a Série D pela primeira vez em 2009. Em 2014, já estava na Série A. Ainda não sabe o que é ser rebaixado a nível nacional. No Estadual, chegou a cair em 2010, mas ficou na elite por causa da desistência do Atlético de Ibirama.
Com seis títulos do Campeonato Brasileiro, o São Paulo tenta evitar neste ano o que seria um drama inédito em sua história: a queda para a Série B. No Paulistão, existe a polêmica sobre o suposto rebaixamento em 1990, mas, no ano seguinte, o clube disputou a primeira divisão e foi campeão estadual.
Reconhecido pela CBF como o maior ganhador de títulos brasileiros, ao lado do Palmeiras, o Santos é um dos seis clubes brasileiros que nunca foram rebaixados. A última vez em que chegou a lutar contra a queda foi em 2009, quando acabou o campeonato apenas quatro pontos acima da zona da degola.
O time que era apontado como um dos favoritos ao título de 2016 agora está na zona do rebaixamento. O Inter nunca caiu para a segunda divisão, mas esteve perto disso em 1999, quando um gol de Dunga contra o Palmeiras salvou o Colorado aos 37 minutos do segundo tempo na última rodada.
Primeiro campeão dos pontos corridos, o Cruzeiro nunca caiu, mas voltou a flertar com o rebaixamento no Brasileirão deste ano. Em 2011, correu o risco de ser rebaixado pelo rival Atlético na última rodada, mas reagiu com uma goleada de 6 a 1.
Único clube carioca que nunca foi rebaixado, a última vez em que o Flamengo esteve sob risco foi no Brasileirão de 2013, quando terminou como o primeiro time fora da zona da degola depois de ser punido por escalação irregular de jogador. Só não caiu porque a Portuguesa também perdeu pontos no STJD.
Maior vencedor do Campeonato Espanhol com 32 títulos, o Real disputa a primeira divisão desde a fundação da liga, em 1929.
Campeão das últimas duas edições da liga espanhola, o Barcelona está entre os três times do país que nunca foram rebaixados na história.
A última vez que o Bilbao foi campeão espanhol foi em 1984, mas o time basco se orgulha de estar ao lado de Real e Barça como os únicos clubes do país que nunca caíram.
É a Chapecoense da Alemanha. Em 1999, jogava a quinta divisão. Em 2008, já estava na elite da Bundesliga, seu lugar desde então. O crescimento meteórico se deve aos investimentos do bilionário Dietmar Hopp, da firma de softwares SAP.
É o único time do futebol alemão que nunca disputou a segunda divisão. Bayern de Munique e Bayer Leverkusen entraram na Bundesliga mais tarde e não caíram desde então, mas já tinham sido rebaixados nos formatos anteriores da liga nacional.
Considerando todas as edições do Campeonato Holandês desde 1898, o único time grande que nunca foi rebaixado é o Feyenoord, promovido em 1921. Ajax e PSV não caíram mais depois da criação de Eredivisie em 1956, mas já tinham sido rebaixados nos formatos anteriores.
O time holandês foi fundado em 1970 e disputa a primeira divisão desde então, embora nunca tenha sido campeão da Eredivisie. Seu único título foi conquistado em 1958, quando o clube ainda era VV DOS, antes da fusão com o Velox que gero o Utrecht.
O maior campeão da Grécia disputa a primeira divisão do país desde o ano de fundação da liga, em 1927.
O mais antigo clube de futebol da Grécia nunca disputou outra liga nacional que não fosse a primeira divisão.
O clube tem apenas dois títulos do Campeonato Grego, mas é um dos três times do país que nunca foram rebaixados.
Maior campeão de Portugal, o Benfica é um dos três clubes do país que nunca caíram para uma divisão inferior da liga nacional.
O vencedor da primeira edição do Campeonato Português em 1935 levantou a taça outras 26 vezes e nunca foi rebaixado desde então.
O terceiro maior campeão português está ao lado de Benfica e Porto no grupo dos clubes que nunca foram rebaixados na Primeira Liga.
Fundado em 1905, o recordista de títulos do Campeonato Turco nunca enfrentou o rebaixamento ao longo da sua história.
O grande rival do Galatasaray tem apenas um título a menos na liga nacional e também se orgulha de nunca ter sido rebaixado.
Integrante do "Big Three" dos três principais clubes da Turquia, o Besiktas completa o grupo dos times que nunca foram rebaixados no país.
O Celtic é o único clube escocês que permaneceu na primeira divisão da liga nacional desde sua criação, em 1890. Mas ainda perde em número de títulos para o rival Rangers.
O Aberdeen tem apenas quatro títulos escoceses, mas nunca foi rebaixado desde sua estreia na primeira divisão nacional, em 1905.
Desde a primeira edição do Campeonato Equatoriano, em 1957, o único clube que nunca foi rebaixado e disputou todas as edições é o Barcelona de Guayaquil, recordista de títulos da liga.
Primeiro e único time chileno campeão da Libertadores, o Colo Colo vem disputando todas as edições da primeira divisão do país desde a fundação da liga, em 1933.
Maior campeão uruguaio, o Peñarol é o único clube que participou de todas as edições da primeira divisão desde sua criação em 1900.
O Nacional se filiou à liga uruguaia um ano depois do Peñarol, mas não foi rebaixado desde então e ainda faturou 45 títulos nacionais.
Primeiro campeão argentino da era profissional, em 1931, o Boca é o único clube do país que disputou todas as edições da primeira divisão desde então.
A Inter de Milão é o único time italiano que disputou todos os campeonatos da primeira divisão do país desde 1908. Maior rival, o Milan foi rebaixado em 1980 depois de um escândalo de armação de resultados.
Sobre o blog
A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.