Antes e depois: veja 21 técnicos quando eram jogadores
UOL Esporte
29/10/2016 06h00
1. Tite
O ex-volante comemora após fazer um golaço pela Portuguesa, em 1984, na vitória por 4 a 1 sobre o Brasil de Pelotas. O chute de primeira foi eleito o "Gol do Fantástico" na época. Depois da Lusa, ele foi vice-campeão brasileiro no Guarani em 1986 e encerrou a carreira apenas três anos depois, aos 28, por causa de uma sequência de lesões.
2. Felipão
Luiz Felipe Scolari foi revelado como zagueiro pelo Aimoré-RS e passou por Caxias, Juventude, Novo Hamburgo e CSA, clube onde começou sua carreira de treinador em 1982. Quando Tite fez aquele gol contra o Brasil de Pelotas, Felipão já era o técnico do time gaúcho.
3. Muricy Ramalho
Jogando como meia, defendeu o São Paulo entre 1973 e 1979. Destaque para seus cabelos ao vento durante partida contra o Corinthians, em 1976.
4. Vanderlei Luxemburgo
O ex-lateral-esquerdo também encerrou a carreira cedo por causa de uma lesão no joelho. Jogou no Flamengo durante sete anos, e depois passou por Internacional e Botafogo.
5. Marcelo Oliveira
Revelado pelo Atlético-MG, o ex-atacante chegou a defender a seleção brasileira na Copa América de 1975. Conquistou o ouro os Jogos Pan-Americanos no mesmo ano.
6. Abel Braga
Começou a carreira de jogador no Fluminense, em 1971. O ex-zagueiro passou por Vasco, PSG e Cruzeiro antes de se aposentar no Goytacaz, em 1985.
7. Cuca
O ex-atacante comemora um gol pelo Palmeiras, em 1992. Sua carreira ainda se estenderia até 1996, quando se aposentou no Coritiba.
8. Dorival Júnior
O ex-volante jogou no Palmeiras entre 1989 e 1992. Depois, passou pelo Grêmio e se aposentou no Juventude, em 1995.
9. Levir Culpi
No começo da década de 80, o ex-zagueiro defendeu o Atlante, do México. Logo após encerrar a carreira no Juventude, em 1986, assumou como técnico do time gaúcho.
10. Joel Santana
O ex-zagueiro tinha a missão de marcar ninguém menos que Pelé nos anos 70. O Vasco foi o time que ele mais defendeu como jogador, mas a sua aposentaoria foi no América-RN, em 1980.
11. Mano Menezes
À esquerda, pôster do treinador durante sua curta carreira de zagueiro do Guarani-RS. Ele jogou apenas em clubes amadores.
12. Jorge Sampaoli
O argentino teve uma curta trajetória como lateral-esquerdo. Começou no Newell's Old Boys, mas jogou a maior parte da carreira no Alumni, das ligas amadoras. 13.
13. Edgardo Bauza
Como zagueiro, foi ídolo do Rosario Central, onde conquistou dois títulos argentinos e fez 82 gols, apesar da posição. Defendeu também a seleção argentina que disputou a Copa de 1990.
14. Vicente Del Bosque
Teve uma vitoriosa carreira como zagueiro do Real Madrid, onde conquistou cinco títulos nacionais e chegou à seleção espanhola na década de 70.
15. Carlo Ancelotti
O ex-zagueiro foi bicampeão mundial pelo Milan. Também jogou na Roma, PArma e seleção italiana.
16. Arsène Wenger
O técnico do Arsenal foi encerrou sua carreira como zagueiro no Racing de Strasbourg, em 1981.
17. Jürgen Klopp
O ex-zagueiro alemão defendeu o Mainz 05 por 11 anos até se aposentar em 2001 e começar a carreira de treinador no mesmo time.
18. Joachim Löw
O treinador da Alemanha tve uma longa carreira cmo meia no Freiburg e se aposentiu jogando na Suíça, em 1995.
19. Fabio Capello
Começou a carreira no SPAL, da Itália, e depois passou por Roma, Juventus e Milan atuando como zagueiro.
20. José Mourinho
Começou a jogar futebol no Rio Ave, onde seu pai Félix Mourinho era o técnico no começo da década de 80. O ex-meia também passou por Belenenses, Sesimbra e Comércio e Indústria.
21. Josep Guardiola
Como volante, conquistou quase todos os títulos possíveis com a camisa do Barcelona – só não foi campeão mundial porque o São Paulo não deixou. Encerrou a carreira jogando no Dorados de Sinaloa, do México, em 2006.
Sobre o blog
A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.