Topo

16 times que atormentaram os grandes e hoje estão sem divisão no Brasileiro

UOL Esporte

24/11/2016 06h00

1. São Caetano

Eduardo Knapp/Folhapress

Campeão paulista, vice-campeão da Libertadores e duas vezes segundo colocado do Brasileirão, o time do ABC amargou em 2016 sua primeira temporada fora das competições nacionais após 18 anos. Em 2017, disputará a Série A2 do Paulistão.

 

2. Santo André

Paulo Whitaker/Reuters

O time que calou o Maracanã lotado ao derrotar o Flamengo na final da Copa do Brasil de 2004 voltará a disputar o torneio no ano que vem graças ao título da Série A2. Mas continua fora da Série D. Depois de jogar a Série A em 2009, participou da quarta divisão pela última vez em 2013.

 

3. America-RJ

Marcelo Sayao/EFE

Sete vezes campeão carioca, participou da Série A do Campeonato Brasileiro em 19 ocasiões, a última delas em 1988. A última competição nacional que disputou foi a Série D de 2010, após conquistar o título da segunda divisão estadual com direito a Romário em campo.

 

4. Ituano

Junior Lago/UOL

O campeão paulista de 2014 foi o sexto colocado na Série D deste ano, e não conseguiu confirmar a vaga para a quarta divisão do Brasileiro em 2017 porque ficou apenas em décimo no Paulistão.

 

5. União São João

Reprodução/Panini

Primeiro clube-empresa do Brasil, o time de Araras participou quatro vezes da primeira divisão do Brasileiro e chegou a ficar no 12º lugar em 1993. Responsável por revelar o ex-lateral Roberto Carlos, fechou as portas em 2015 para tentar se recuperar das dívidas.

 

6. 15 de Campo Bom

Divulgação/Internacional

Assim como o União São João, o clube gaúcho fechou as portas do departamento de futebol em 2015. Seu auge foi em 2004, quando eliminou o Vasco da Copa do Brasil e chegou às semifinais, perdendo apenas para o Santo André, que conquistaria o título. Na época, o time era comandado por Mano Menezes, e teve Dauri como artilheiro da competição. Em 2005, foi vice-campeão gaúcho pela terceira vez após perder a final para o Inter.

 

7. Ipatinga

Alexandre Guzanshe/O Tempo/AE

Em 2005, comandado pelo então desconhecido Ney Franco, o Ipatinga conquistou o Campeonato Mineiro e iniciou uma ascensão meteórica que incluiu a semifinal da Copa do Brasil de 2006 e a classificação para a Série A no ano seguinte. Depois de ser punido pelo STJD por entrar na Justiça comum, foi rebaixado para a Série D de 2014, sua última competição nacional.

 

8. Grêmio Barueri

Antonio Boaventura/Divulgação

Na Série A do Brasileirão em 2009, ficou em 11º lugar, à frente de Santos, Botafogo e Fluminense. O fim do apoio da prefeitura marcou o início de uma queda vertiginosa que acabou no rebaixamento para a quarta divisão do Paulista neste ano, com direito a goleada por 10 a 0 para o Nacional.

 

9. Paulista de Jundiaí

AP

O algoz do Fluminense na final da Copa do Brasil de 2005 está sem divisão desde 2009, quando disputou a Série D pela última vez. Em 2017, jogará a Série A3 do Paulistão.

 

10. Brasiliense

Fernando Santos/Folhapress

Em 2002, o time presidido por Luís Estêvão eliminou Fluminense e Atlético-MG na Copa do Brasil, e só parou na final contra o Corinthians. Jogou a Série A uma vez, em 2005. No ano que vem pela terceira temporada consecutiva, estará fora da Série D.

 

11. Gama

André Borges/Agif

Pivô da criação da Copa João Havelange de 2000, o time do Distrito Federal "carimbou" o milésimo gol de Romário na Copa do Brasil de 2007, eliminando o Vasco da competição. Foi 19º colocado na Série D de 2015 e não conseguiu a vaga para o ano que vem.

 

12. Inter de Limeira

Arquivo Folha

Campeã paulista de 1986, a Associação Atlética Internacional foi o primeiro clube do interior a conquistar o título estadual. Atualmente, está na Série A3 e o último torneio nacional que disputou foi a Copa João Havelange de 2000.

 

13. Novorizontino

William Lima/Divulgação

Em 1990, o time comandado por Nelsinho Baptista eliminou o Palmeiras e chegou à final do Paulistão, mas acabou perdendo para o Bragantino de Vanderlei Luxemburgo. Foi campeão da Série C em 1994, mas em seguida entrou em crise e fechou as portas em 1999. Voltou em 2010 e está garantido na elite estadual para o ano que vem, embora sem vaga na Série D.

 

14. Caxias

Geremias Orlandi/Divulgação

Campeão gaúcho de 2000 depois de uma vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio na final, o Caxias participou da Série A do Brasileiro pela última vez em 1979. Jogou a Série D em 2016, mas ficou em 27º lugar e não conseguiu vaga para o ano que vem.

 

15. Noroeste

Ricardo Nogueira/Folhapress

O Corinthians teve um ano difícil em 2008: além de disputar a Série B, foi eliminado na primeira fase do Paulistão depois de uma derrota por 3 a 2 para o Noroeste na rodada final. Naquele mesmo ano, o Norusca disputaria a Série C. Desde então, está sem divisão, embora tenha participado da Copa do Brasil de 2013.

 

16. Mirassol

Agência Estado

Os anos passam, mas a piada sobrevive: nas discussões de mesa de bar, não é raro ouvir rivais do Palmeiras lembrando a goleada por 6 a 2 do Mirassol no Paulistão de 2013. O jogo nem era decisivo, e o Mirassol acabou rebaixado naquele ano. Em 2017, estará de volta à elite estadual. Mas não joga uma divisão do Brasileiro desde 2012, quando disputou a Série D pela última vez.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

16 times que atormentaram os grandes e hoje estão sem divisão no Brasileiro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Mais Posts