Topo

Veja 10 técnicos mais jovens que vários jogadores de futebol

UOL Esporte

10/12/2016 06h00

Você, que já não tem mais esperança de virar jogador aos 20 e poucos anos, que gasta horas de sua vida jogando Football Manager ou montando esquemas no Fifa, que tem certeza de que faria um trabalho melhor que o técnico do seu time, não perca as esperanças. Os treinadores a seguir, todos com menos de 40 anos, são a prova de que nunca é tarde (ou cedo) demais para ingressar no mundo do futebol…

1. Lucas Macorin, 25

Divulgação

Sim, ele tem apenas 25 anos e já é técnico de futebol com carreira promissora. "Claro que as pessoas desconfiavam de mim por causa da idade", admitiu em entrevista ao UOL Esporte no ano passado. Depois do título do Paulistão Sub-15, ele comandou os profissionais do Grêmio Osasco na Série A-3 e vai treinar o Audax na Copa São Paulo de futebol júnior.

 

2. Julian Nagelsmann, 29

Divulgação/Hoffenheim

No começo de 2016, ele se tornou o técnico mais jovem da história da Bundesliga quando assumiu o Hoffenheim aos 28 anos. Depois de salvar o time do rebaixamento e ainda brigar pelo G-4 no campeonato seguinte, ganhou o apelido de "Baby Mourinho". "Não me importo, mas eu e Mourinho temos uma filosofia de futebol com poucas semelhanças", avisou.

 

3. Daniel Paulista, 34

Williams Aguiar/Sport

Depois da saída de Oswaldo de Oliveira do Sport, ele foi efetivado no comando do clube pernambucano e se tornou o treinador mais jovem do Campeonato Brasileiro. O ex-volante trabalhava como auxiliar desde 2014 e ganhou sua primeira experiência como técnico.

 

4. Jair Ventura, 37

Vitor Silva/SSPress

Quando assumiu o Botafogo depois da saída de Ricardo Gomes, o time tentava fugir da zona do rebaixamento. No fim do campeonato, briga por Libertadores. Filho de Jairzinho, encerrou sua carreira de jogador em 2006 e assumiu como preparador físico do Botafogo em 2008.

 

5. Junior Rocha, 35

Divulgação/Luverdense

Recém-formado em Educação Física, o ex-atacante foi treinador do Luverdense durante quatro temporadas e levou o time mato-grossense à Série B. Acertou com o Novorizontino para a disputa do Paulistão 2017, mas está apalavrado para voltar ao Luverdense logo após o fim do Estadual.

 

6. Sérgio Vieira, 33

Gustavo Oliveira/Atlético-PR

Ele tinha 21 anos quando jogava na terceira divisão de Portugal e viu Mourinho levar o Porto ao título da Champions. O feito do compatriota motivou uma mudança radical em sua carreira. Sem esperança de deslanchar como jogador, resolveu se aventurar como técnico. Estudou para isso e acabou vindo para o Brasil, onde treinou Atlético-PR, Ferroviária-SP e América-MG antes de assumir o São Bernardo para o Paulistão de 2017.

 

7. Mark Sampson, 34

Kevin C. Cox/Getty Images

Antes de acumular feitos à frente da seleção feminina da Inglaterra, o galês jogava futebol amador em um clube chamado Cardiff Corinthians. Sua carreira de zagueiro não decolou, e ele trocou os gramados pela universidade, onde estudou para se tornar técnico. Em 2013, assumiu a seleção inglesa e chegou à inédita 3ª colocação na última Copa do Mundo feminina.

 

8. Eddie Howe, 38

Shaun Botterill/Getty Images

O ex-zagueiro defendeu o Bournemouth por 11 anos e agora faz história como treinador do clube. Quando assumiu pela primeira vez, em 2009, tinha apenas 31 anos e pegou o time na zona de rebaixamento da terceira divisão. Hoje, os "Cherries" estão na Premier League jogando um futebol vistoso e ofensivo.

 

9. André Villas-Boas, 39

Dmitry Lovetsky/AP

O português tinha apenas 32 anos quando se tornou o técnico mais jovem a assumir o Porto, em 2010. Ganhou quase tudo que disputou e foi contratado pelo Chelsea na temporada seguinte. Após passar por Tottenham, Zenit e Shanghai, atualmente está sem clube. Diferente de outros colegas, ele nunca foi jogador – sempre quis ser técnico desde a adolescência e ganhou sua primeira oportunidade aos 21 anos, na seleção das Ilhas Virgens Britânicas.

 

10. Pál Dárdai, 40

Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images

O ex-meia húngaro é uma lenda do Hertha, clube que treina desde 2015 e vem disputando as primeiras posições do Alemão. Antes de sua chegada, o time de Berlim brigava para não voltar à segundona. Sua carreira de técnico começou nas categorias de base do Hertha, logo após sua aposentadoria aos 35 anos. Chegou a treinar a seleção da Hungria antes de voltar ao clube alemão para "dar um jeito" no time profissional.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Veja 10 técnicos mais jovens que vários jogadores de futebol - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Mais Posts