Topo

Ele tem moral no Fifa e é multicampeão na Europa, mas nunca foi à seleção

UOL Esporte

10/12/2016 06h00

Catarinense revelado pelo Avaí e com títulos paulista e baiano, mas o reconhecimento no Brasil é quase zero. Em contrapartida, no futebol português e nos games ele tem uma ótima reputação. Estamos falando do zagueiro Jardel, um dos pilares do sistema defensivo do Benfica na era vencedora dos últimos anos.

O zagueiro está no top 10 dos defensores brasileiros no Fifa 17, com rating de 82, similar, por exemplo, ao de Marquinhos, do PSG, titular da seleção brasileira do técnico Tite e campeão olímpico.  Os 82 de Jardel são sua melhor pontuação no game, subindo dois pontos em relação à ultima temporada e sete em comparação há quatro anos.

Muito pelas conquistas com o clube, com o tricampeonato português em 2014, 2015 e 2016. Nestes anos, chegou a ser suplente da defesa formada pelo brasileiro Luisão e o argentino Garay, mas na última temporada foi titular e importante com vários gols de cabeça.

Ele chegou ao futebol português em 2009 pra jogar pelo Estoril depois de passagem discretas por grandes clubes brasileiros, como o Santos, onde fez parte do elenco campeão paulista com Vanderlei Luxemburgo em 2006. Jogou por Avaí, Joinville, Ituano e Deportivo Brasil até se arriscar no futebol português.

Mas, com 30 anos, Jardel jamais teve uma oportunidade na seleção. Recentemente, em entrevista à ESPN, declarou que deu entrada em trâmites pra tirar cidadania portuguesa e quem sabe defender o país campeão europeu. Porém, não descarta também defender a seleção brasileira, plano A de sua carreira.

"É claro que se tivesse interesse da parte deles defenderia [a seleção portuguesa] sem o menor problema. É um país que me acolheu  bem, estou aqui há seis anos. Agora dei entrada na cidadania portuguesa para facilitar muitos processos burocráticos para a minha família e para o Benfica. Isso abre uma vaga para jogadores não-comunitários mas até o momento ninguém falou nada sobre isso", declarou.

"Tenho o sonho de defender a seleção brasileira desde que cheguei ao Benfica mas esse sonho está mais distante, estou com 30 anos e a seleção está servida com excelentes centrais. Claro que seria um marco, mas vou trabalhar da mesma forma. Ninguém sabe o dia de amanhã", prosseguiu.

A evolução de Jardel no Fifa

Fifa 17 – 82
Fifa 16 – 80
Fifa 15 – 76
Fifa 14 – 75
Fifa 13 – 75

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ele tem moral no Fifa e é multicampeão na Europa, mas nunca foi à seleção - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Mais Posts