Topo

Sertanejo, Xuxa, MPB... Músicas do Brasil inspiram torcidas "hermanas"

UOL Esporte

19/02/2017 04h00

"Como cantam esses argentinos!", exclama o torcedor brasileiro ao ver um jogo na Bombonera. Vale para colombianos, chilenos, uruguaios: as hinchadas sul-americanas encantam os brasileiros pela vibração e criatividade. O que poucos se atentam é que muitas das músicas cantadas por esses times ficaram famosas nas vozes de cantores…brasileiros.

"Por isso te sigo nas boas e nas más/ganha ou perca, a mim não importa nada/Por que apesar de tudo que temos passado/San Lorenzo querido/Sempre estarei ao teu lado!", canta a torcida do San Lorenzo no ritmo de Ana Carolina, "Quem De Nós Dois". Ok, a própria música da cantora brasileira é uma versão do italiano Gianluca Grignani, "La Mia Storia Tra le Dita", também cantada pela torcida do Santa Fé de Bogotá.

Mas o que dizer da versão de "O que é, O que é", de Gonzaguinha, cantada pela torcida do Atlético Nacional de Medellín? "Por isso/não falhe com sua torcida/Que te segue/Nas boas e nas malas (ruins)", na hora do "É bonita e é bonita". Logo o Nacional, o mais brasileiro dos colombianos, especialmente depois de tudo que aconteceu no final de 2016 com o acidente da Chapecoense.

O publicitário Adelino Martins é um dos cinco administradores do canal "O Canto das Torcidas", que coleciona vídeos de torcidas mundo afora. Para ele, as músicas brasileiras são uma fonte inesgotável de novos cantos. "Acho curioso, muito mais pelo fato de que já existem inúmeras versões das músicas cantadas em Espanhol, acabaram indo buscar em outros países, e a MPB é um prato cheio para as músicas cantadas dos barras. Bom pra eles e bom pra nós também. Temos muito conteúdo aqui que ainda não foi explorado".

João Bosco e Vinícius, dupla sertaneja de sucesso no Brasil, talvez jamais tenham pensado que embalariam as vitórias do Colo-Colo. "Chora, Me Liga" virou "A Libertadores Temos que Ganhar" na versão chilena, quando se canta "Quem sabe um dia eu volto a te procurar".

Ninguém escapa: nem o grande Boca Juniors, nem Xuxa. A torcida Xeneize tem sua própria versão de "Ilariê". "Nunca imaginei ver La 12 cantando Xuxa", brinca Martins sobre uma das torcidas mais fanáticas da Argentina. Ouça a partir de 1min27s do vídeo abaixo:

As torcidas argentinas são as que inspiraram mais cantos em todo continente. Torcedor do Millonarios da Colômbia, o estudante de gastronomia Germán Rodríguez se espantou em saber que elas bebem muito na fonte brasileira. "Fiquei curioso, por que a maioria das que conheço, pelo menos das do Millonarios, são da Argentina, não do Brasil", contou, antes de saber que a versão da música do rival Santa Fé não era do San Lorenzo propriamente dito.

Tomaria um susto maior ainda se descobrisse que na torcida do Djurgardens, da distante Suécia, estão cantando o "Rap das Armas":

Se os jogadores brasileiros já são inspiração para jogar futebol, agora se sabe que a música brasileira também embala as equipes mundo afora.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sertanejo, Xuxa, MPB... Músicas do Brasil inspiram torcidas "hermanas" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Mais Posts