Topo

Nenê melhor que Suárez e Mata mais que Neymar: como era o Fifa há 5 anos

UOL Esporte

19/02/2017 04h00

 

Nenê, então no PSG, era o 2º melhor brasileiro do Fifa 12
(Paulo Fernandes/Vasco/divulgação)

No futuro pode parecer bizarro dizer que o atacante Nenê jogou mais do que Neymar. No entanto, há cinco anos, essa era a realidade do futebol mundial. Pelo menos, de acordo com o simulador de futebol Fifa 12. Várias dessas curiosidades podem ser encontrados ao olhar para os cards do game. Confira:

Nenê, top brasileiro

Em Fifa 12, o melhor atleta ofensivo do Brasil no game era o atleta que defende as cores do Vasco na atualidade. Atuando pelo Paris Saint-Germain, Nenê tinha um card de 91 pontos e se igualava no game a Ibrahimovic e Arjen Robben. Naquela temporada, o atacante uruguaio do Liverpool, Luis Suárez, tinha apenas 88 pontos no game.

O atacante brasileiro era uma das principais estrelas do país no jogo, atrás apenas do card do zagueiro Thiago Silva, que jogava pelo Milan e contava com 92 pontos no game.

Neymar x Mata

Numa disputa entre Neymar e Juan Mata, o brasileiro ficaria para trás de longe em Fifa 12. Mata era um dos principais meias do jogo, com 88 pontos e o ex-santista era apenas uma promessa aos olhos dos europeus, com 84 pontos em seu card base. Cinco anos depois, o espanhol tem um card de 84 pontos e Neymar é um dos top 10 do game, com um card de 94 pontos.

Lucas no mesmo nível de Ronaldinho Gaúcho

Há cinco anos, o game também mostrava um duelo entre dois meias que brilhavam nos campos nacionais: Lucas, do São Paulo e Ronaldinho Gaúcho, no Atlético Mineiro. Os dois tinham cards com a mesma média de 85 pontos no game. Em comum entre a dupla também está o Paris Saint-Germain, clube para o qual o são-paulino se transferiu ao final daquela temporada e que também recebeu o colega gaúcho no seu início na Europa.

Enquanto a carreira de Ronaldinho foi por um caminho descendente, Lucas completa sua quarta temporada pela equipe francesa. No entanto, o meia ainda luta para se firmar como uma referência no futebol do velho continente. Em seu card no Fifa 17, Lucas tem um card de 82 pontos.

Goleadores da Bundeliga

Quem acessar o banco de dados da edição 12 do simulador de futebol da EA Sports pode constatar o crescimento em relevância do campeonato Alemão. Os jogadores da Bundesliga tiveram uma valorização até demasiada, alguns podem dizer. Entre os principais centroavantes do mundo, na época, estavam nomes como Huntelaar (93), Mario Gomez (92) e Lucas Barrios (85).

O holandês Huntelaar, do Shalke 04, batia até mesmo os cards de Franck Ribéry (92) e Arjen Robben (91), os dois craques que levaram o Bayern de Munique até a final da Champions League da temporada 2011-2012.

Casillas, melhor goleiro

Outra curiosidade vem do futebol espanhol: a presença de Iker Casillas como o melhor goleiro de Fifa 12. No auge da carreira após a conquista da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, O arqueiro do Real Madrid foi eleito para a seleção do ano do game e tinha um card inicial de 89 pontos. O veterano joga atualmente pelo Benfica de Portugal e tem uma média mais modesta, com 82 pontos em Fifa 17.

Em Fifa 12, o melhor brasileiro na posição era Júlio César, que atuava pela Inter de Milão e tinha uma média de 86 pontos no game. Confira os cinco melhores brasileiros em Fifa 12 e compare com os melhores de Fifa 17:

Fifa 12

Thiago Silva (Milan) – 92
Nenê (PSG) – 91
Dani Alves (Barcelona) – 92
Hulk (Porto) – 88
Kaká (Real Madrid) – 87

Fifa 17

Neymar (Barcelona) – 94
Dani Alves (Juventus) – 93
Marcelo (Real Madrid) – 93
Thiago Silva (Paris Saint-Germain) – 90
Miranda (Inter de Milão) – 87

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nenê melhor que Suárez e Mata mais que Neymar: como era o Fifa há 5 anos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Mais Posts