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Páginas de zoeira no futebol: Quem são? Onde vivem? Descubra

UOL Esporte

01/03/2017 06h00

São vários os personagens que garantem uma boa cobertura esportiva: o locutor que narra o jogo, o repórter que traz todos os acontecimentos em campo, o comentarista que analisa cada lance… E não podemos nos esquecer dos indivíduos que entregam aquilo que realmente faz diferença na conversa de bar: as piadas. Mas quem são as pessoas que se dedicam a esta vocação? Fomos atrás dos responsáveis de sete páginas de zoeira para entender um pouco mais deste trabalho.

 

Legado da Copa

Ultrapassou a marca de 400 mil seguidores no Facebook com posts em que a imagem diz tudo. Surgiu antes da Copa de 2014, como a página "Vai ter Copa, sim". Depois do fim do Mundial, os criadores fizeram um novo perfil com outro bordão famoso da época. "Gostamos de postar sobre futebol, mas não é nosso único foco", contou o redator Matheus Laneri, um dos responsáveis.

"Os três admins da página são pessoas apaixonadas por futebol, internet e em falar merda. O Raphael [Evangelista] é redator de um famoso veículo jornalístico e é palmeirense. Eu sou corintiano e além do Legado tenho 'O Brasil Que Deu Certo' e o 'Grandes Manchetes do Jornalismo Brasileiro'. Já o Fabrycio [Rodrigues] é o criador do 'Os Melhores do Twitter' e também é corintiano". (…) "Nós três gostamos muito de dar alegria pro povo brasileiro, temos alegria nas pernas e sabemos fazer isso, ao contrário do David Luiz e Bernard".

 

Manual do Jogador Ruim

Com mais de 830 mil seguidores no Facebook, a página trata "jogador ruim" como "os que fogem dos padrões do futebol moderno e robotizado". Nas palavras dos administradores, "resgata as origens do bom e velho futebol, aquele futebol que não tinha marketing, aquele futebol que não tinha papas na língua". O idealizador da página foi o estudante santista Bruno de Oliveira, de 21 anos.

"Sempre fui fanático e apaixonado por futebol, com o Facebook tive a oportunidade de criar conteúdo para várias páginas relacionadas ao tema. No final de 2014, tive a ideia de criar uma página que fugisse aos padrões; uma página que resgataria os valores do futebol, valorizaria os verdadeiros ídolos, traria de volta um pouco do que foi o futebol no passado, para que a garotada de agora (pelo menos uma parte dela) não continuasse achando que o futebol se resume apenas a Europa, Messi e Cristiano Ronaldo". Deu certo, e o corintiano André Lavorente logo se juntou ao projeto, seguido do palmeirense Thiago Zago.

 

Zueira Futebolística

A fanpage conta com 45 mil seguidores e tem dois símbolos: a imagem do Gum "marcando" o Arrascaeta e o selo de uma raposa, "que representa o quão devemos ser espertos na hora dos memes". Os administradores Gabriel Victor e Matheus da Luz produziam conteúdo para outras páginas de humor futebolístico, até que decidiram criar uma própria.

"Não só nós, como todos os administradores das demais páginas de zoeira, prezamos pelo humor acima de tudo, brincadeiras (que só às vezes têm limites), bom conteúdo e pelo posicionamento contra o futebol moderno. Também esperamos que o preconceito de muitos para com páginas como a nossa diminua, afinal de contas, pensamos minuciosamente em criá-las com o intuito de fazer todo mundo dar boas risadas".

 

Bola Fora

Com 595 mil fãs no Facebook, a página foi criada por Gabriel Mantovani em 2014, "no embalo da Copa". Ele contou que, no começo, foi difícil para crescer. "Com o tempo, fui melhorando meus posts e consegui entrar de editor no Futebol da Depressão, no começo de 2015. Fazia as postagens lá e aproveitava para ir divulgando a minha página, isso ajudou bastante a pegar fama".

"No meio de 2015, conheci um amigo de outra página (Zueira Futebol Clube), que entrou de sócio comigo, e estamos administrando a página até hoje. Sou fanático por futebol, acompanho desde a Série B1 do Paulista até a Champions. Então, trabalhar com isso acaba sendo um bom passatempo. Acompanho os jogos e já vou formulando ideias de zoeira para mandar na página logo após o término".

 

Alê Oliveira, Mito/Monstro

Chegou a 390 mil curtidas no Facebook, mas não tem relação com o apresentador da ESPN. Quem atualiza são os estudantes Lucas Costa (botafoguense), Bruno Ribeiro e Victor Matheus (torcedores do Fluminense). Contam os criadores: "A página foi criada pelo Bruno Ribeiro, que depois da Copa de 2014 viu que muitos amigos gostavam do Alê e então resolveu criar a página pra arquivar momentos do Alê e suas frases. Ele inclusive mandou mensagem pro Alê pedindo autorização, alguns dias depois o Alê autorizou a criação".

"Um dia o Alê mandou mensagem passando o telefone dele, adicionamos no nosso grupo do WhatsApp e começamos a ter um contato mais direto com o Mito/Monstro. A página sempre teve números que superavam nossas expectativas, mas foi em 2016 que a página explodiu de vez, o Alê começou a fazer os 'decretos' e com isso nós ganhamos muitos seguidores. Já fomos numa festa com o Alê aqui no Rio, o cara realmente é Mito/Monstro. E alguns adm's não aguentaram o ritmo dele [risos]. Muita gente acha que é o Alê que administra a página. Ele ajuda mandando conteúdo mas não posta nada diretamente".

 

Palmeiras Mil Grau

Foi criada em 2012 e somou 490 mil seguidores no Facebook. Juninho Bosco, um dos administradores, explicou como tudo começou: "Percebemos que os torcedores andavam muito chateados, desanimados, e como foi um ano brilhante para o rival, que ganhou Libertadores e Mundial, estavam todos sendo massacrados nas brincadeiras. A partir daí nasceu a ideia de criar uma página para os palmeirenses brincarem com os amigos rivais também, terem montagens e vídeos engraçados, conteúdo de humor sobre o clube para revidar".

"A ideia da página é resgatar aquelas brincadeiras que tinham no futebol quando éramos pequenos e criar brincadeiras novas, reunir torcedores usando o amor em comum que sentem pelo Palmeiras e fazer eles interagirem com os amigos que torcem para times rivais por meio do humor". Juninho tem 26 anos e é formado em jornalismo. O outro administrador é o publicitário Bruno Ramos, de 25 anos. "A página também tem alguns criadores de conteúdo que fazem montagens e cuidam das outras redes sociais, além de editores de vídeo que ajudam no canal do youtube. Ao total, somos oito pessoas, contando eu e o Bruno".

 

Cenas Lamentáveis

Em maio de 2014, logo antes da Copa, surgiu a ideia de criar uma página com o bordão que sempre surge depois daquelas confusões e pancadarias em campo. Hoje, já são 536 mil seguidores. Os caras contam até com uma loja virtual de camisetas e organizam eventos de pagode com a marca do Cenas Lamentáveis.

A definição da página, nas palavras dos criadores: "Exaltamos o futebol clássico brasileiro, principalmente os anos 90, período em que tivemos craques de personalidade forte, que não tinham medo de dar uma entrevista provocativa. Jogadores de defesa com postura séria, com a seleção brasileira campeã mundial, sendo temida por todos, com os melhores jogadores do mundo, craques dentro e fora do campo. Somos dos estádios, dos alçapões, da festa das torcidas e do espetáculo do verdadeiro futebol. E claro, tudo isso acompanhado de muita cerveja, combustível dos craques".

 

 

 

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