Topo

11 coisas que você não sabia sobre a nova número 1 do tênis

UOL Esporte

12/09/2017 12h03

Chegar às oitavas de final do Aberto dos Estados Unidos foi o suficiente para a espanhola Garbiñe Muguruza realizar o sonho de ser número 1 do mundo. Nada mais justo para quem já tinha conquistado dois títulos de Grand Slam aos 23 anos: Roland Garros 2016 e Wimbledon 2017. Graças a ela, a Espanha se tornou o terceiro país a liderar dois rankings ao mesmo tempo, ao lado de Estados Unidos e Alemanha. E olha que ela nem é tão espanhola assim… Veja a seguir alguns fatos curiosos sobre a tenista.

1. Nasceu na América do Sul


Apesar de defender a Espanha, Muguruza nasceu em Caracas, na Venezuela, em 8 de outubro de 1993. A mãe é venezuelana, e o pai é espanhol. Começou a jogar tênis aos três anos junto com seus dois irmãos. Aos seis, a família se mudou para Barcelona, e ela passou a treinar na academia de Sergi Bruguera. Depois de virar tenista profissional, ela escolheu a cidade suíça de Genebra para fixar sua residência.

 

2. Ídolos? Ela já venceu

Miguel Medina/AFP

Quando criança, ela gostava de ver os jogos das irmãs Williams e se inspirou naquele estilo de jogo: "Elas têm uma grande fome de vencer. Gostei disso". Coincidentemente, suas duas maiores conquistas foram contra elas: em Roland Garros, bateu Serena na final. Em Wimbledon, derrotou Venus.

 

3. Pancadão no fone


Ouvir música faz parte do ritual de Muguruza antes dos jogos. Na concentração, ela gosta de escutar hip hop ou eletrônico. Snoop Dogg, Kendrick Lamar e David Guetta estão entre seus preferidos: "Tem que ser bem alto". Fora das quadras, ela prefere um estilo mais suave: a música de seu despertador é "Entre Dos Aguas", do violonista espanhol Paco de Lucía.

 

4. Pancadão nas telas


Para encarar a solidão da rotina de viagens do circuito de tênis, Muguruza costuma passar o tempo vendo séries ou filmes de ação. Questionada pela Vogue sobre qual era seu filme preferido, ela lembrou de "Velozes e Furiosos". "Meu estilo é sangue", brincou. NA TV, ela não perde um episódio do reality show de moda "Project Runway".

 

5. Família unida


Quando tem um tempo livre, ela costuma voltar para Barcelona e passar uns dias com a família, seja em casa ou em alguma praia. Depois de Roland Garros, por exemplo, ela aproveitou o verão europeu para relaxar na ilha de Formentera, próximo a Ibiza, na costa espanhola.

 

6. Solteira convicta


Muguruza passa o tempo livre com a família até porque não tem namorado, e arrumar um não está entre as suas prioridades. "No momento é o tênis, e no futuro, formar uma família, ter uma casa e poder passar mais de três semanas seguidas no mesmo lugar". Por enquanto, prefere a solteirice: "Tenho pretendentes, mas namorado… nada. Despertem, garotos!", brincou em entrevista à revista Hola.

 

7. Fashionista


Com 1,82 m e 73 kg, Muguruza tira vantagem do físico para impôr seu jogo. Com essa altura, ela também poderia ser modelo, e sabe disso. Tanto que não perde a chance de desfilar por aí com o melhor da alta costura. Adora vestidos Ralph Lauren e sapatos Jimmy Choo. "Quando tiro a roupa de treino, me visto como se fosse para o Oscar, não tenho meio-termo. Vem de família, o sonho de minha mãe era ser designer de moda".

 

8. Gulosa assumida


Muguruza gosta de comer bem, e já admitiu que precisa se controlar para não perder a linha e prejudicar seus treinos. Mas não abre mão de cafés da manhã fartos, com direito a ovos, nutella e muito café com leite. Sua perdição são os doces, mas seu prato preferido remete às origens venezuelanas: sopa de lentilhas.

 

9. Cozinheira amadora


Ela gosta de comer, e também de cozinhar. "Sempre gostei, porque minha mãe é bem tradicional, cozinha como se fosse servir umas 20 pessoas, e aprendi muita coisa com ela". Sua especialidade são os doces, que ela costuma fazer para os membros de sua equipe ou para a família. Mas, se precisar cortar cebola, ela tem até óculos especiais para evitar as lágrimas.

 

10. Gosta de carros


Muguruza tem gostos bem ecléticos: moda, culinária e também automóveis. Ela é apaixonada por carros, e gosta de sair para dirigir seu Porsche quando tem um tempo livre. Na hora de estacionar, ela foi tão cirúrgica quanto suas bolas que acertam a linha por um triz.

 

11. Poucas amigas


Em 2015, Muguruza causou polêmica por causa da seguintes declarações ao jornal espanhol El Pais: "É difícil fazer amizades com outras tenistas porque no dia seguinte vamos competir umas com as outras. Nos odiamos todas. Literalmente. E as que dizem o contrário estão mentindo". A sua parceira de duplas Carla Suárez Navarro ficou chateada e rebateu: "Eu tenho amigas no tênis. E 90% das tenistas também têm. Me entristece que Garbiñe nos coloque todas dentro do mesmo saco".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

11 coisas que você não sabia sobre a nova número 1 do tênis - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Mais Posts