Topo

Profissionais de Fifa: 10 proplayers brasileiros que você deve acompanhar

UOL Esporte

22/04/2018 04h00

Muitos adolescentes já ouviram dos pais que o vídeo-game não leva a lugar nenhum. No entanto, já faz tempo que essa frase deixou de ser verdade. Principalmente, para os jogadores profissionais de simuladores como Fifa 18. Os chamados proplayers competem por times, treinam como atletas dos gramados reais e viajam o mundo em busca de um título mundial – campeonato que, aliás, é organizado pela entidade máxima do futebol.

Como funciona o Mundial de Fifa 18?

A série global de Fifa 18 conta com vários níveis e uma eliminatória complexa. Tudo começa com o FUT Champions Weekend League, torneios nos quais são realizadas 40 partidas por fim de semana. Os jogadores que participam conquistam pontos por suas vitórias e também por suas habilidades. É com base nesse ranking mensal (que computa as 160 partidas) que os competidores avançam para o próximo estágio: as FUT Championship Cups. Nessas competições, 128 jogadores são divididos em dois grupos, de acordo com seus consoles: 64 jogadores de Xbox e 64 de PlayStation.

As Championship Cups acontecem em vários lugares do mundo. Em 2018, já aconteceram duas: uma em Barcelona (Espanha), em fevereiro, e outra em Manchester (Inglaterra), em abril. Os melhores colocados nesses torneios são convidados para o Pré-Mundial, de onde saem 32 nomes (16 de cada console). São esses os nomes que vão lutar no Mundial – também chamado de eWorld Cup 2018, que acontecerá em agosto.

Brasileiros na briga

Confira os principais brasileiros quando o assunto é jogar Fifa 18 profissionalmente:

Wendell Lira (WLPSKS)
A lista de brasileiros que lutam por um lugar de destaque no mundial é bem grande. Talvez, o mais conhecido deles seja Wendell Lira, ex-atleta profissional e vencedor do prêmio Puskas de 2015, o brasileiro chegou a disputar o torneio de Barcelona, mas caiu uma fase antes de garantir lugar no pré-Mundial.

Rafael Fortes (Rafifa13)
O jovem já foi campeão pan-americano de Fifa e foi duas vezes o melhor brasileiro da modalidade. Atualmente, joga pela equipe de eSports do Paris Saint-Germain e também comenta o simulador no SporTV.

Rodrigo Araújo (D1g0)
Jogador profissional na equipe INTZ eSports, Rodrigo "D1g0" Araújo Miranda é um dos competidores com mais experiência em torneios ao vivo.

Michel Magdaleni (MICHELxxxFJV)
Um dos finalistas do campeonato nacional, o carioca Michel Magdaleni torce para o Vasco e é um dos destaques nacionais na categoria Xbox.

Henrique Silva (Zezinho23xX)
Por pouco, o brasileiro Henrique Silva não levantou o caneco na Champions Cup de Manchester (Inglaterra), torneio mais recente da modalidade. Silva ficou com o vice na categoria PlayStation.

Lucas Gonçalves (Lucasrep98)
Um dos nomes mais conhecidos pelos fãs da modalidade, Lucas Gonçalves é destaque brasileiro em várias competições da categoria PlayStation.

Miguel Bilhar (NSE_SpiderKong)
SpiderKong é o campeão brasileiro de 2017 na modalidade e se qualificou para as duas últimas Champion Cups (Barcelona e Manchester). Ele joga pela equipe Netshoes ESports.

Josaci Sena (Senna do Boné)
O proplayer brasileiro é campeão da ECUP, maior torneio sul-americano.

Ettore Abruccio (Abrucio_BR)
Outro brasileiro que participou do torneio de Manchester, Ettore Abrucio ficou nas quartas de final. No entanto, o brasileiro tem uma nova chance de lutar por um lugar no Mundial na próxima qualificatória, que acontece em Amsterdã.

Vinicius Leiva (@NSE_Vini)
Vini Leiva é jogador profissional da categoria Xbox e também atua pelo time de eSports patrocinado pela Netshoes.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Profissionais de Fifa: 10 proplayers brasileiros que você deve acompanhar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Mais Posts