Topo

Neymar e Anitta? Isolamento de Bruna na web tem mais a ver com Taylor Swift

Ana Carolina Silva

07/03/2019 04h00

(fotos: Rich Fury/Getty Images e Victor Boyko/Getty Images)

A decisão de Bruna Marquezine de tirar do ar sua conta do Instagram levantou questionamentos e debates. Há quem pense que se trata de uma reação às histórias que envolvem Neymar e Anitta no Carnaval, mas, na verdade, a atriz da TV Globo parece ter se inspirado na cantora Taylor Swift para evitar comentários tóxicos e preservar sua saúde mental.

Leia também:

A semelhança se tornou mais óbvia ontem, quando a própria Marquezine compartilhou no Twitter um trecho do desabafo feito por Swift para a revista "Elle", no qual a artista escreveu "30 coisas que aprendeu antes de fazer 30 anos". Taylor descreveu o tipo de ofensa que recebe e deixou uma lição que está diretamente relacionada com o que Bruna tem vivido nas redes.

A revista "Elle" publicou desabafo de Taylor Swift (foto: reprodução/Elle)

"Eu estou bloqueando todos que possam sentir necessidade de me dizer 'morra em um buraco, vadia' enquanto tomo café. Por autoestima, é saudável precisar de menos elogios da internet. Especialmente quando também houver alguém dizendo que você se parece com uma doninha atropelada por um caminhão e operada por um taxidermista bêbado", explicou a cantora.

Taylor Swift já esteve envolvida em outras brigas, como as histórias com Kanye West e a cantora Katy Perry, mas o desentendimento com o ex-namorado Calvin Harris em 2016 fez com que ela recebesse mensagens pesadas. Na ocasião, a cantora revelou sido coautora da música "This Is What You Came For", de Calvin, sob o pseudônimo de Nils Sjoberg.

A revelação fez com que ela "roubasse" parte dos holofotes; posteriormente, ele a criticou no Twitter. "O que me machuca agora é que ela tenha saído do caminho dela para me diminuir. Se você está feliz em seu relacionamento (na época, Taylor namorava o ator britânico Tom Hiddleston, que interpreta o personagem Loki nos filmes da Marvel), precisa focar nele em vez de atacar seu ex", publicou ele.

Posts de Taylor no Instagram foram inundados com "serpentes" (foto: reprodução/Instagram)

Motivados por tantos desentendimentos, os "haters" de Taylor encontraram no Instagram um espaço livre para incomodá-la, e fotos inocentes da cantora logo foram inundadas com emojis de serpentes. Uma semana depois, a rede social passou a tratar estes comentários como spam (afinal, eram repetidos muitas vezes por cada usuário) e os censurou.

A mera hipótese de que ela poderia estar recebendo "tratamento especial" do Instagram fez crescer a ira dos que já não gostavam dela; afinal, antes de qualquer polêmica, Taylor já era atacada por carregar o estigma de "namoradeira". Portanto, é sensato dizer que ela acertou ao bloquear os comentários e manter certa distância da rede social.

Goste ou não da cantora (ou de Marquezine), viver sob constantes ataques e o escrutínio das redes sociais não pode ser 100% saudável. É por isso que Bruna compartilhou no Twitter um trecho do texto de Taylor Swift, que diz: "Sim, eu desliguei comentários nos meus posts. Assim, mostro atualizações da minha vida para amigos e fãs, mas treino meu cérebro para não precisar de validação de estranhos".

"Eu aprendi a bloquear parte do barulho. Redes sociais podem ser ótimas, mas também podem inundar seu cérebro com imagens do que você não é, de como está fracassando, ou de alguém que está em um lugar melhor que o seu naquele momento específico. Uma coisa que faço para diminuir o 'raio laser' da insegurança é desativar os comentários", concluiu.

O que Bruna Marquezine tem em comum com esta história?

Antes de qualquer história do Carnaval 2019, do vídeo que expôs o beijo de Neymar e Anitta e até dos boatos envolvendo Marina Ruy Barbosa, Bruna já recebia incontáveis ofensas em suas fotos. Há quem a acuse de ter "usado o relacionamento com o atacante para ganhar fama", como se a atriz já não tivesse carreira consolidada antes de se envolver com ele.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Assim como relatou Taylor Swift, na maioria das vezes os xingamentos e os elogios se intercalam na tela de comentários. Não é possível receber o carinho dos fãs sem ser inundada pelo ódio dos "haters".

Algumas ofensas foram registradas em prints nos últimos dias, antes de Bruna fechar o Instagram: "Olhei rápido e achei que estava com barriga de verme", "está com o c… coçando, não sabe mais como chamar a atenção", e "parece insegura, mudando visual sem parar! Najinha!". Coincidentemente, este último usou o emoji de serpente que Taylor costuma receber.

Isso deixa claro que o ódio segue padrões e tem método de funcionamento. "Seria bom se nós ouvíssemos um pedido de desculpa de quem nos ofendeu e perseguiu, mas provavelmente só o que vou conseguir na vida é a satisfação de saber que sobrevivi a isso tudo. E triunfei apesar disso", concluiu a cantora para a revista "Elle", em texto que poderia ter sido escrito por Bruna Marquezine.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Neymar e Anitta? Isolamento de Bruna na web tem mais a ver com Taylor Swift - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Mais Posts