Filha do dono do Velho Barreiro é musa do hipismo
UOL Esporte
13/10/2011 13h20
Do UOL Esporte
Em São Paulo
Luiza Novaes Tavares de Almeida, 20 anos, adestramento, hipismo
Nada de castelo, madrinha má ou vestido. A princesa da delegação brasileira no Pan veste uniforme militar, domina cavalos e brilha em um esporte masculino. Luiza Almeida é herdeira do grupo Tavares de Almeida, dono da cachaça Velho Barreiro e do banco Luso Brasileiro.
A família é rica e tem uma criação de cavalos no interior paulista. Além disso, Luiza ainda chama atenção pela beleza de seus 20 anos. "Eu tenho muita sorte de ter o apoio da minha família. Não é um esporte barato", admite a cavaleira. "Agora, sobre ser musa do esporte, acho que a razão para isso é ser a única mulher da equipe. Se tivesse mais uma, acho que não estaria tão bem".
A princesinha, porém, não é só uma patricinha do esporte. Aos 15 anos, conquistou a medalha de bronze no Pan-2007. Aos 16, se tornou a cavaleira mais jovem da história a montar nos Jogos Olímpicos. E, voltando ao vestido, pode esquecer: Luiza é terceiro sargento do Exército e vai disputar o Pan vestindo farda.
Números
– 3 irmãos já competiram com ela em provas de adestramento. Thaisa, Manuel e Pedro. A irmã parou com o hipismo para estudar, os outros dois continuam.
– 3 anos tinha de prática no adestramento quando disputou o Pan de 2007.
– 5 anos tinha quando começou a competir em provas de saltos no hipismo.
– 5 cavaleiros formam a equipe de adestramento, mas apenas quatro podem competir.
– 24 anos era o jejum brasileiro sem medalhas no adestramento no Pan. Com Luiza quebrou a sequencia, com bronze por equipes em 2007.
– 39ª posição ficou Luiza nos Jogos Olímpicos de Pequim. O Brasil não competiu por equipe após lesão no cavalo de Rogério Clementino.
– 1ª equipe a defender o Brasil nos Jogos Equestres Mundiais. Luiza estava no time que competiu nos EUA em 2010.
– 18 anos tinha quando se tornou a primeira representante da América do Sul na Copa do Mundo de adestramento, na Holanda.
– 6ª colocada na primeira edição da prova de adestramento no concurso Athina Onassis Horse Show, no Rio de Janeiro.
Ídolos:
Isabell Werth
alemã, amazona que conquistou cinco medalhas de ouro e três de prata no adestramento em Jogos Olímpicos.
Ivete Sangalo
brasileira, cantora de axé considerada um dos principais nomes da música atual do país.
Curiosidades:
– Seu irmão Manuel Tavares de Almeida Filho também faz parte da equipe brasileira no Pan de Guadalajara. Ele é o quinto cavaleiro e só compete se houver alguma baixa na equipe.
– Luiza entrou para o Guinness Book ao competir nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 sendo a mais jovem na história do hipismo ao participar dos Jogos, aos 16 anos.
– Para competir em Guadalajara, a amazona brasileira apelou para o nado sincronizado. Sua coreografia foi feita por Andrea Curi, técnica brasileira de nado sincronizado, baseada em Bossa Nova, com uma mistura de músicas compostas por Tom Jobim.
– Aos 15 anos, Luiza era segunda reserva para o Pan do Rio-2007. A lesão de um cavalo e a intoxicação alimentar de um cavaleiro a colocaram como titular. Ela ajudou o adestramento a levar o bronze e quebrar um tabu de 24 anos sem medalha.
Sobre o blog
A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.