Após ficar paraplégico, esquiador volta à neve e consegue manobra inédita; assista
Foto: Reprodução de TV
Foi em 2004 que Josh Dueck sentiu a maior dor de sua vida. O esquiador caiu durante treinos no Silver Star Resort, no Canadá, sofreu uma grave lesão medular e ficou paraplégico. Além da dor física, o canadense, aparentemente, estava impedido de praticar o seu esporte.
Aparentemente… Dueck não desistiu em nenhum instante e passou a praticar o "sit-ski" (esqui sentado) ou "mono-ski" ("monoesqui"), esqui no qual o competidor tem apenas um apoio de contato com a superfície.
Foto: Reprodução de TV
O canadense mostrou sua habilidade no novo esporte, conquistando a prata no slalom sentado nas Paraolimpíadas de Vancouver, no Canadá, em 2010, além do ouro no X Games 2011 e o bronze na edição 2012, ambas em Aspe, no esqui sentado X.
"Não tenho palavras para descrever como fiquei impressionado e assustado. Mas os médicos sempre me disseram para olhar para a frente", disse Dueck, em uma entrevista recente.
Foto: Reprodução de TV
Mas só isso nas bastava para Dueck. Depois de treinos e mais treinos, no começo deste mês, ele se tornou a primeira pessoa a conseguir um "backflip" (espécie de salto 360 graus para trás) no esqui sentado.
"As sensações de liberdade que eu tenho dos movimentos em minha cadeira de rodas são muito maiores do que qualquer coisa que eu senti quando fui um esquiador em condições, digamos, 'normais"', afirmou Dueck.
Assista, abaixo, ao primeiro "backflip" da história esqui sentado. Obra de Dueck!
[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/12500088[/uolmais]
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.