Casillas ganha boneco e vira símbolo de luta contra o desemprego na Espanha
Crédito: EFE/Juan Carlos Cárdenas
Todos os anos, a Espanha comemora, no dia 19 de março, o Dia de São José com o festival de Fallas. A festa reúne bonecos com estruturas de madeira, papelão ou cortiça que depois são queimados ao fim da festa. Neste ano, a celebração terá uma homenagem ao goleiro do Real Madrid e da seleção espanhola, Iker Casillas.
O jogador aparece em, um dos bonecos criados pelos fieis como símbolo da luta contra o desemprego na Espanha. O país sofre com grave recessão desde o ano passado e vive crise de desemprego – o PIB espanhol encerrou 2012 com contração de 0,8% e a taxa de desemprego atingiu 26% da população ativa (5,97 milhões de pessoas), um recorde histórico.
Casillas foi esculpido fazendo uma defesa em frente a um Congresso dos Deputados espanhol despencando. Na frente da réplica do prédio, ao invés de deputados, foi escrito "acusados" e, na bola defendida por Casillas a palavra "greve". O boneco ironiza a crise espanhola, colocando o Casillas como protetor da população contra um Estado falido.
Esta não é a primeira vez que o goleiro é retratado no festival. Após a Copa de 2010, Casillas ganhou um boneco ao lado da mulher Sarah Carbonero, em referência ao beijo do jogador na jornalista após a final da competição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.