Topo

Blog da Redação

Neymar faz 1° jogo oficial pelo Barça; relembre estreias de ídolos brasileiros no clube

UOL Esporte

17/08/2013 09h51

Crédito: AP/Wason Wanichakorn

Neymar estreou pelo Barcelona contra o Santos e até já marcou dois gols em amistosos pelo mundo, mas apenas no próximo domingo finalmente entrará em campo em uma partida que vale 3 pontos pelo clube catalão.

A expectativa é gigante em toda a Espanha e também no Brasil. Ele já é tratado como estrela e terá, contra o Levante, pelo Campeonato Espanhol, a primeira chance de provar que é sim candidato a ser um dos melhores do mundo.

Mas dizem que as estreias trazem o chamado "frio na barriga". Será que Neymar sentirá? Antes de descobrir, relembre estreias de outros ídolos brasileiros em partidas oficiais no Barça, e veja se Neymar deve ou não se inspirar neles.

Romário

Crédito: Reprodução

Se Neymar estrear como Romário fez, o domingo na Espanha terá jornais enlouquecidos em suas manchetes com o atacante ex-Santos. O Baixinho, contra a Real Sociedad em 1993, fez o chamado "hat-trick", com três gols – o último foi uma pintura, matando a bola no peito e tocando de cobertura sem deixar a bola cair. Assista abaixo:

Rivaldo

Também contra a Real Sociedad, Rivaldo é mais um exemplo que Neymar deve levar em conta para estrear bem no Espanhol.

O meia marcou dois gols em jogo realizado em 1997, sendo um de falta, algo no que Neymar vem tentando se especializar desde a época de Santos.

Veja abaixo o gol do camisa 10 do Brasil no penta em sua estreia no Barça:

Ronaldo

O atacante já não teve uma estreia exemplar no Espanhol: em partida contra o rival catalão Espanyol, passou em branco em 1996. Só que esse não foi seu primeiro jogo oficial.

Antes, já havia enfrentado o Atlético de Madri pela partida de ida da Supercopa. Lá, sim, foi bem: dois gols e uma assistência em goleada por 5 a 2.

Crédito: Ruediger Fessel/Bongarts/Getty Images

Ronaldinho Gaúcho

A primeira partida de Ronaldinho no Campeonato Espanhol foi de madrugada, contra o Sevilla, em 2003.

E já com golaço, dando mostras de que, na Catalunha, ele se tornaria o melhor do mundo.

Um balaço de direita no ângulo do goleiro rival abriu as portas para o gaúcho na Espanha.

Crédito: Josep Lago/AFP

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação