Encontraram o significado real do nome da mascote da Copa: perder dinheiro
Não: o título deste post não é uma brincadeira. Parece mentira, mas é verdade. Como você já deve saber, o nome da mascote do Mundial de 2014, esse tatuzinho simpático, é Fuleco.
O que pouca gente sabia, até agora, é que o verbo fulecar existe, sim, e está nos dicionários. Nos últimos dias, a foto de uma página do "Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa", de Laudelino Freire, está circulando em redes sociais com o termo em destaque. A palavra também aparece no iDicionário Aulete e no Dicionário Michaelis.
Nos três, o significado é o mesmo: perder todo o dinheiro que se leva ao jogo. É um brasileirismo. Ou seja: uma gíria. Mesmo assim, está lá, impresso, com seu significado como prova.
Para o Comitê Organizador da Copa, porém, a explicação do nome é outra: oficialmente, Fuleco vem da contração das palavras futebol e ecologia. A escolha foi feita pela internet, com quase dois milhões de votos. Fuleco venceu Zuzeco (de azul e ecologia) e Amijubi (de amizade e júbilo).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.