Topo

Blog da Redação

Inglês bomba na web com vídeos da Copa e zoa até o choro brasileiro no hino

UOL Esporte

20/06/2014 06h00

A Copa de 2014 está marcada pela zoeira na internet, com fotos, montagens, memes e vídeos bombando entre os usuários da web. E há quem bote um grande esforço para fazer sua graça, vide os diversos vídeos que surgem mostrando o Mundial com grandes pitadas de humor. É o caso do 442oons (lê-se four-four-toons), que desde a cerimônia de abertura tem marcado presença com suas animações simples, mas hilárias.

Com apenas oito publicações desde que começou a Copa, o criador dos vídeos, Mark Stobbart, viu suas brincadeiras bombarem. São quase cinco milhões de visualizações em seu canal desde então, sendo que a maior audiência veio do que ele criou para Brasil e Croácia, com 2,7 milhões de cliques.

O Brasil, por sinal, é o alvo preferido de Stobbart, um inglês da cidade de St. Albans, de 36 anos. Dublador e criador de tudo o que se vê no 442oons, ele explica que a seleção de Felipão é uma das mais fáceis de se brincar, por conta do visual único dos jogadores – principalmente nas cabeleiras ousadas de nomes como Neymar, Daniel Alves e David Luiz.

Depois do empate brasileiro com o México, a ideia foi brincar com o choro dos jogadores durante o hino e mostrar o resultado das lágrimas.

Mas é só uma brincadeira: "O Brasil tem personagens únicos e os jogadores são facilmente reconhecíveis, então isso ajuda muito. Os cabelos fazem com que seja mais fácil criar desenhos iguais – ou que deem uma noção de quem é", explicou ele, ao UOL Esporte.

O inglês também gosta de dois jogadores em específico: "Os melhores que fiz acho que são o Cristiano 'Arrogantaldo' e o 'Chewy' Suarez, apesar que o Suarez ainda não apareceu. Eles são bobos e exagerados".

Entre as graças feitas por ele, destacam-se ainda a criação do SuperVan, personagem para Van Persie, que comandou a goleada da Holanda contra a Espanha, e a tiração de sarro com Cristiano Ronaldo, que no vídeo com Portugal nunca encontra a bola.

A repercussão para as brincadeiras, segundo Stobbart, tem sido positivas. Ele prefere esconder para que clube torce, para deixar claro que é justo com todos com quem faz piada. Fã de futebol desde criança, ele tem como ídolos pela seleção inglesa os grandes nomes dos anos 1990, que foram à final da Eurocopa, em 1996, como Gascoigne, Anderton and Southgate. Poder fazer do esporte um trabalho divertido juntando suas paixões por futebol, desenhos como South Park e humor, virou um prazer.

"Eu estou fazendo vídeos sobre futebol há mais ou menos um ano, e não perderia a oportunidade de criar no maior evento do mundo", contou ele. "As ideias geralmente vem enquanto estou assistindo às partiras mesmo. Eu tenho de considerar quais são os grandes momentos e geralmente a coisa simplesmente brota na minha mente. Então, vou para a criação dos novos personagens e as artes, faço o roteiro, gravo as dublagens no meu estúdio e completo o vídeo."

O resultado foi chocante. "Eu nunca esperei ter tantas visualizações. Me surpreendeu. Eu fiz o Brasil x Croácia em cerca de três horas. Eu nem ia fazer este, ia para a cama dormir. Mas pensei que um vídeo curtinho poderia gerar interesse. Em 24h, foram um milhão de visitas!"

Apesar da rivalidade, Mark Stobbart coloca como favorita para o título a Alemanha. Mas espera ainda poder retratar muito Neymar, Fred e seus companheiros de seleção. "Eu adoraria que o Brasil fosse longe na Copa, porque é o país-sede e porque já tenho personagens legais criados. Mas há muita pressão sobre o time, então não tenho certeza do que acontecerá."

Por Maurício Dehò
Do UOL, em São Paulo

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação