Topo

Blog da Redação

Presentes do Vasco dão azar e times deixam Copa. Portugal será nova vítima?

UOL Esporte

26/06/2014 06h00


O gesto tem sido generoso e cordial mas, definitivamente, não tem trazido sorte. Disposto a divulgar sua marca internacionalmente, o Vasco selecionou algumas personalidades que participam da Copa do Mundo para presenteá-los com a camisa do clube. Azar ou apenas uma coincidência, a verdade é que todos os jogadores que receberam o manto cruzmaltino até aqui já arrumaram as malas e foram embora para casa mais cedo. Portugal, que joga nesta quinta-feira, pode ser a próxima vítima.

O primeiro a ganhar a camisa vascaína foi o italiano Pirlo. Ele a recebeu das mãos do ídolo cruzmaltino Juninho Pernambucano, ex-jogador que o meia da Azurra já declarou ser sua fonte de inspiração. Em campo, porém, a Itália decepcionou e, após  a derrota para o Uruguai por 1 a 0, foi eliminada precocemente, num jogo que pode ter sido marcado como o último do craque por sua seleção.

Em seguida, o Vasco escolheu o atacante brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, vascaíno declarado. Com apenas uma vitória no Grupo A, a Croácia ficou em terceiro lugar e deixou a Copa mais cedo. Eduardo não marcou nenhum gol.

Na última terça-feira, aproveitando o treinamento do Equador em São Januário, o Cruzmaltino personalizou camisas para o técnico Reinaldo Rueda e para o meia Antonio Valencia. O jogador do Manchester United (ING), além de ser eliminado com sua seleção, foi expulso contra a França no dia seguinte, em jogo terminado em 0 a 0 no Maracanã.

Portugal, que precisa superar Gana nesta quinta-feira além de necessitar de uma vitória da Alemanha sobre os Estados Unidos por um bom saldo, pode ser a "próxima vítima", já que também já foi condecorado pelo clube carioca. A delegação lusitana foi presenteada em seu hotel com camisas feitas especialmente em homenagem ao país natal do navegador Vasco da Gama.

Outros episódios

Contribuindo para o efeito "Mick Jagger", um site brasileiro presentou o técnico australiano Ange Postecoglou com o uniforme vascaíno após descobrir que o mesmo possuía simpatia pelo clube carioca. Em campo, porém, a Austrália decepcionou e foi a verdadeira "saco de pancadas" do Grupo B, tendo perdido suas três partidas.

Ano passado, no período da Copa das Confederações, o Vasco aproveitou um treinamento da Espanha em São Januário para presentear o goleiro Casillas com uma camisa. A seleção espanhola chegou até a final mas acabou perdendo o título para o Brasil. Na mesma competição, a seleção mexicana também ganhou mimos do Cruzmaltino, mas não teve sorte e foi eliminada.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação