Topo

Blog da Redação

Padre russo diz que Copa é uma 'abominação homossexual'. E culpa chuteiras

UOL Esporte

08/07/2014 13h09

Brazil's national soccer players celebrate their penalty shootout win against Chile in their 2014 World Cup round of 16 game at the Mineirao stadium in Belo Horizonte

Houve um tempo em que jogadores não tinham opção: chuteira era preta. Hoje, toda a gama de cores que se pode imaginar podem chutar uma bola. Ainda mais em Copa do Mundo. Mas tem gente que não gosta muito desse carnaval nos pés, em que Neymar, por exemplo, pode até jogar de dourado. Um padre russo está detonando a Copa e dizendo que o evento promove a "propaganda gay". E a culpa está justamente nas pobres coitadas das chuteiras.

O padre ortodoxo Alexander Shumsky tem uma coluna no site russo Russian People's Line, e foi lá que ele fez seu "desabafo". O texto foi reproduzido pelo Moscow Times, e diz que as chuteiras coloridas são uma referência ao arco-íris, símbolo gay.Alexandr-Shumsky-church-religion-gays2

"Vestir chuteiras rosa ou azuis é a mesma coisa que vestir calcinhas ou sutiãs", afirmou o padre.

"A ideologia liberal da globalização quer claramente opor cristianismo e futebol. Estou certo disso. Portanto, estou satisfeito que os jogadores russos tenham falhado e, com a graça de Deus, não participam mais desta abominação homossexual", escreveu Shumsky.

O caso é curioso e pode ser encarado como engraçado, mas reflete uma realidade dura na Rússia, em que a homofobia é crescente. Isso gerou protestos também no âmbito esportivo, a exemplo do que se viu nas Olimpíadas de Inverno, em Sochi.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação