Topo

Blog da Redação

O outro Dream Team: banda hippie ajudou Lituânia a virar marco da liberdade

UOL Esporte

28/12/2014 06h00

header-vocesabia-600x53

lituania basqueteCrédito: Divulgação

Os Jogos Olímpicos de 1992 ficaram marcados no basquete pelo incrível Dream Team dos Estados Unidos, com Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird e cia. Mas naquela Olimpíada surgiu um outro time dos sonhos, um time que virou símbolo de liberdade e representou o ressurgimento da Lituânia no basquete e também como país. E tudo isso patrocinado por uma banda hippie de rock norte-americana, o Grateful Dead.

A Lituânia se tornou independente da União Soviética em 1990. Dois anos depois, conquistou o direito de disputar a Olimpíada por sua própria nação, mas sequer tinha recurso para garantir presença em Barcelona. Primeiro soviético a jogar na NBA, Sharunas Marciulonis fez uma campanha nos Estados Unidos e conseguiu chamar a atenção para o problema financeiro da seleção de seu país.

Foi quando o Grateful Dead apareceu. A banda acompanhou a história nos jornais e decidiu ajudar aqueles jogadores que, antes, eram obrigados a defender a União Soviética. Desembolsou cerca de US$ 5 mil e financiou os uniformes de passeio e viagem para os lituanos, colocando a caveira que era típica da banda.

lituania 3Crédito: Reprodução/Twitter

O desenho ficou a cargo do estilista Greg Speirs, que criou um esqueleto enterrando uma bola em chamas, em camiseta com o fundo totalmente psicodélico, cheio de cores chamativas. O dinheiro da venda das camisetas foi totalmente doado. Estava consolidada uma das uniões mais marcantes entre esporte e música, história que virou filme, o The Other Dream Team ("O Outro Time dos Sonhos").

Em quadra, contudo, era impossível superar o Dream Team norte-americano. Os lituanos foram atropelados (como todo mundo) por Jordan e cia, perdendo por 127 a 76 nas semifinais. Restava ainda a briga pela medalha de bronze, e quis o destino que o adversário fosse justamente a Rússia, sem as nações que, como a Lituânia, haviam se tornado independentes.

Em um jogo difícil e tenso, a Lituânia vence por 82 a 78 e conquistou a primeira de suas três medalhas de bronze no basquete masculino. Na cerimônia de premiação, lá estavam as camisetas coloridas com a caveira saltando para enterrar e os shorts hippies, diferentes para cada jogador, em um dos pódios mais famosos da história recente das Olimpíadas.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação