Topo

Blog da Redação

Conheça mais craques “teens” do mundo além do norueguês do Real

UOL Esporte

28/01/2015 06h00

O Real Madrid contratou o prodígio Martin Odegaard, que recém completou 16 anos. O jogador da Noruega era sensação na Europa por ter estreado em sua seleção profissional aos 15 anos – se tornando o jogador mais jovem a participar de um jogo das Eliminatórias da Eurocopa.

Porém, Odegaard não está sozinho. Os grandes clubes europeus disputam e lapidam cada vez mais cedo pequenas promessas do futebol. Conheça algumas delas:

1. Izei Hernández (6 anos)

O jogador é sucesso na Espanha apesar da pouca idade. Seu talento para fazer gols o renderam o apelido de "Messi de Bilbao". Atualmente ele treina na escolinha de Santutxu, onde joga futebol de 8 (society) e já é acompanhado pelo Athletic de Bilbao. Porém, ele deve demorar cerca de dez anos para virar profissional.


2. Claudio Ñancufil (9 anos)

Argentino de muito talento com menos de dez anos, óbvio que já é conhecido como 'novo Messi' ou 'Messi das neves' (é de Bariloche). Contudo, o futuro do prodígio por enquanto parece longe Barcelona: no último ano, ele treinou alguns dias no Real Madrid e, em fevereiro, decidiu continuar sua carreira no Atlético de Madri. Já há boatos que ele pode ir em breve para o Bayern de Munique, enquanto River Plate e Lanús seguem acompanhando o craque.

3. Pietro Tomaselli (9 anos)

Em agosto do ano passado a Roma anunciou a contratação do jogador com pompas – o ídolo maior do clube, Francesco Totti, foi recepcionar o prodígio italiano. A lista de clubes interessados no jogador era extensa e tinha nomes de gigantes como: Manchester United, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Barcelona e Real Madrid.

4. Takuhiro Nakai (11 anos)

Conhecido como 'Pipi' Nakai, o jogador japonês foi contratado em 2013 pelo Real Madrid após seus vídeos viralizarem na internet. Recentemente, ele voltou a ganhar holofotes após dar um belo drible em um jogo contra o arquirrival Barcelona. Espera-se que ele se transforme no 'Cristiano Ronaldo japonês'.

5. Zak Gilsenan (11 anos)

O Liverpool conseguiu contratar em dezembro do ano passado o pequeno de 11 anos depois do jovem passar dois anos nas badaladas categorias de base do Barcelona. Interessado em voltar para a Grã-Bretanha, ele despertou o interesse de Arsenal, Manchester United, Manchester City, Tottenham e Chelsea.

6. Pedro Paulo Kasanzi (12 anos)

Atacante angolano do Real Madrid de apenas 12 anos se destaca pela sua capacidade física diferente dos demais jogadores do sub-13 do clube. Suas performances impressionaram o ex-meia Guti, que foi pessoalmente cumprimentar o prodígio.

7. Cassiano Bouzon (13 anos)

Brasileiro nascido na Bahia, Cassiano já tem um história no futebol: ele começou a jogar futebol no Vitória deixou a cidade natal, atraiu a atenção do Grêmio, treinou no Fluminense. Depois, ele fez testes no Barcelona, foi aprovado, recusou e optou por jogar no Flamengo. Contudo, em uma reformulação da base do Rubro-Negro no final do ano passado, ele acabou dispensado.

8. Inaki Peña (15 anos)

Não são apenas os atacantes que enchem os olhos dos Europeus. Em 2012 o Barcelona tirou um goleiro prodígio do Villarreal. Em uma decisão por pênaltis contra o Atlético de Madri ele defendeu seis cobranças e rapidamente se tornou uma das promessas para a posição. Com apenas 15 anos, já está atuando no sub-17 de La Masia.

9. Brahim Abdelkader Díaz (15 anos) 

Barcelona e Manchester City travaram uma queda de braços pelo jovem em 2013. Com mais poder financeiro, o clube inglês acabou tirando o espanhol com ascendência marroquina do Málaga. Agora ele é tratado como uma joia do clube azul de Manchester.

10. Hachim Mastour (16 anos)

O prodígio italiano foi contratado pelo Milan em 2012, com apenas 13 anos. Aos 15 anos, já fez seu primeiro treino entre os profissionais do clube italiano. Aos 16 já foi relacionado para cinco jogos dos profissionais. Além disso, é patrocinado pela Nike e já estrelou uma propaganda com Neymar.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação