Topo

Blog da Redação

Há 25 anos, Maradona "caía". Veja mais 15 boleiros que sofreram com cocaína

UOL Esporte

19/03/2016 06h00

Em março de 1991, depois da vitória do Napoli por 1 a 0 sobre o Bari, a carreira de Diego Armando Maradona começava a desmoronar. O ídolo argentino foi pego no exame antidoping por uso de cocaína. Ainda jogaria mais uma partida pelo time italiano antes de se despedir da equipe de maneira melancólica. Um mês depois, chegou a ser preso em Buenos Aires por posse da droga. Ele não foi o primeiro e nem o último jogador de futebol a ter problemas com cocaína… Veja outros 15 casos:

1. Caniggia
Quando jogava na Roma em 1993, testou positivo para cocaína. O carrasco do Brasil na Copa de 1990 confessou ter usado drogas, foi suspenso por 13 meses, mas voltou a tempo de disputar a Copa de 1994.

 

2. Casagrande
Sua dependência veio à tona em 2007, depois de sofrer um acidente de carro e ser internado pela família. Admitiu que usava cocaína na época em que jogava no Porto, em 1987.

 

3. Higuita
O goleiro colombiano que entrou para a história com sua defesa "escorpião" chegou a ser amigo do traficante Pablo Escobar. Testou positivo para cocaína em 2004, quando jogava no Equador.

 

4. André Balada
Não foi à toa que André Neles ganhou este apelido. Admitiu que usava drogas na época em que jogava no Palmeiras, em 2003. No ano seguinte, tentou se reerguer virando compositor e cantor gospel e passou a frequentar a igreja evangélica.

 

5. Lopes
O camisa 7 do Palmeiras que venceu a Copa dos Campeões em 2000 era um meia promissor que viu sua carreira ruir naquele mesmo ano, depois de ser pego no antidoping por uso de cocaína.

 

6. Dinei
dinei
Em 1996, quando jogava no Coritiba, o atacante foi suspenso por 240 dias após testar positivo para cocaína. Voltou com tudo e participou dos títulos brasileiros do Corinthians em 1998 e 1999.

7. Mutu
mutuO atacante romeno foi pego com cocaína quando jogava no Chelsea, em 2004. Arrependido, alegou que a droga não afetava seu desempenho, mas foi suspenso por sete meses e ainda ficou devendo uma indenização ao clube.

 

8. Júnior Baiano

Depois da final da Copa João Havelange, em 2001, o exame antidoping apontou que o zagueiro do Vasco tinha usado cocaína. Ele negou, dizendo que alguém devia ter colocado a droga em sua bebida. Foi suspenso por 120 dias.

9. Jardel
Admitiu que começou a usar cocaína na época em que jogava no Porto, em 1998, e que não era pego no antidoping porque só cheirava durante as férias. No fim do ano passado, o MP apontou que ele encomendava drogas com palavras em código como "picanha", "cerveja" ou "cigarro".

10. Valdiram
vdr
O artilheiro da Copa do Brasil de 2006 pelo Vasco tinha um futuro promissor, mas foi afastado por indisciplina. Assumiu que, em 2011, estava no auge do vício em cocaína e se recuperou em uma clínica de reabilitação evangélica.

11. Jobson

Ele era o destaque do Botafogo em 2009, mas foi flagrado no antidoping por uso de cocaína em dois jogos do Campeonato Brasileiro. Continua suspenso, desta vez por se negar a fazer o exame quando atuava a Arábia Saudita.

12. Mark Bosnich
ballO goleiro australiano passou por Manchester United e Aston Villa antes de jogar no Chelsea, onde foi flagrado por uso de cocaína em 2002. Bosnichh admitiu que cheirava 10 gramas por dia e gastava 6 mil euros por semana com a droga.

 

13. Garry O'Connor

O atacante escocês, com passagens por Birmingham e Lokomotiv de Moscou, disse ter gastado R$ 15 milhões com cocaína, álcool e carros. Ele era promessa da seleção de seu país, mas caiu no doping em 2009.

14. Max

O atacante com passagens por Palmeiras e América-RN foi suspenso por dois anos em 2012 por uso de cocaína. No julgamento, alegou ter usado a droga após uma discussão com a noiva.

15. Michael
chEm 2013, o jovem jogador do Fluminense foi pego no exame antidoping e assumiu ser usuário de docaína, logo depois de ter sido convocado para a seleção sub-20. Cumpriu a suspensão e hoje está emprestado ao Estoril, de Portugal.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação