Topo

Blog da Redação

6 frases de Guardiola que podem ser de liderança, auto-ajuda ou motivação

UOL Esporte

20/04/2016 06h00

Josep Guardiola é uma estrela mundial. Ganhou fama e reconhecimento como técnico depois de comandar um time brilhante do Barcelona que serviu de base para o título mundial da Espanha na Copa do Mundo de 2010. Ajudou Messi a ser o melhor do mundo. Com esse currículo, Pep tem muita coisa a ensinar, e uma delas é a liderar pessoas.

As frases a seguir foram retiradas de passagens de sua biografia ou de entrevistas do espanhol ao longo da carreira de treinador. Elas retratam o perfil de liderança do técnico espanhol, motivação e auto-ajuda.

"Eu perdoarei os jogadores se eles não puderem fazer algo direito, mas não perdoarei se eles não tentarem para valer"

guardiola1Crédito: Rafael Marchante/Reuters

Gestor de jogadores como Messi, Ibrahimovic, Henry e Robben, ele diz que encarou até as maiores estrelas como pessoas "normais":

"Não estou lidando com jogadores, estou lidando com pessoas. Eles têm medos. Preocupam-se em falhar e parecerem bobos na frente de 80 mil pessoas. Eu tenho que fazê-los ver que sem uns aos outros eles não são nada"

guardiola5Crédito: Lluis Gene/AFP

Guardiola venceu muito, mas também perdeu. E aprendeu com isso:

"Essa é a beleza do esporte: às vezes você sorri, às vezes você chora"

guardiola3Crédito: Patrick Seeger/EFE/EPA

O treinador espanhol também recomenda autenticidade. Nada de fingir ser diferente só para satisfazer os outros:

"Não é possível agradar todo mundo e não faz sentido tentar ser outra pessoa que esperam de você. Para mim, é importante ser quem eu sou, não apenas diferente, mas ser o mais autêntico que eu puder"

guardiola6

A paciência é outra ferramenta que tem muito espaço na conduta de Guardiola:

"Eu sento, assisto a vídeos e tomo notas. É quando a inspiração vem. Nesse momento a minha profissão faz sentido. No instante em que eu sinto, com certeza, que sei como ganhar, é o momento em que meu trabalho se torna verdadeiramente significativo" 

guardiola4Crédito: Christof Stache/AFP

Com tanta convicção em seu trabalho, o treinador tem uma dica final:

"Aprendi que quando você está certo você deve lutar contra o mundo todo"

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação