Topo

Blog da Redação

Ex-goleiro brasileiro de futsal vira fenômeno do Youtube com milhões de fãs

UOL Esporte

27/06/2016 06h00

Em 16 anos de vida, ele já tinha duas identidades. De um lado, Pedro Afonso Rezende: o goleiro que sonhava ser jogador profissional desde quando começou no futebol, aos cinco anos. Do outro, RezendeEvil, o dono de um promissor canal no Youtube que já ultrapassava a marca de 200 mil inscritos com vídeos e tutoriais sobre o game Minecraft.

Na época, o jovem goleiro teve a oportunidade de ir para a Itália jogar em um time de futsal. "Comecei jogando campo também, mas por conta da minha altura (1,82m), fui obrigado a me especializar mais no salão", explica. Mesmo com o canal no Youtube em franco crescimento, ele embarcou para a Europa. Tentaria conciliar os treinos com as gravações dos vídeos.

Aos poucos, o sonho de ser jogador foi perdendo espaço para outro objetivo: alcançar a marca de 1 milhão de seguidores. "A adaptação lá não era das mais fáceis, estava em um país que não falava a língua, morando sozinho, era difícil a comunicação e a interação com os outros jogadores do time", relembra. No Youtube, por outro lado, ele nunca estava sozinho.

Foi aí que o RezendeEvil superou o goleiro Pedro Afonso. De volta ao Brasil após a aventura na Itália, pôs toda sua energia no canal e chegou a postar dois, três vídeos por dia. Tornou-se o primeiro vlogger a alcançar dois bilhões de visualizações no Youtube. Aos 19 anos, ostenta a marca de 7,4 milhões de seguidores. O sucesso deu origem a dois livros: "Dois Mundos, Um Herói" e "De Volta ao Jogo".

O

O "youtuber" Pedro Afonso Rezende, ex-goleiro de futsal. No foto, com a camisa do Real Rieti (ITA) (Reprodução)

Se não existisse o Youtube, será que o RezendeEvil estaria jogando em algum time agora? "Acho que sim. Com certeza teria tentado mais. Insistido no sonho de ser jogador. Mas com o sucesso do canal, sonhei novos sonhos", respondeu. Muito antes de ganhar a vida com o canal, ele já era fanático por esportes graças ao pai, que também era goleiro.

A escolha da posição foi automática: "Desde o primeiro dia de aula na escolinha do clube pedi para ir no gol. O professor até estranhou e foi conversar com a minha mãe". Do sub-9 ao sub-15, ele foi fazendo seu nome pelos clubes de Londrina até que apareceu a chance de ir para o Real Rieti, da Itália.

A investida no esporte não deu certo, mas a experiência como jogador na Itália foi útil para o desenvolvimento de sua carreira no Youtube: "Aprendi muito nos treinamentos de futebol: a disciplina, foco, determinação, além da temporada na Itália, vivendo sozinho, ter uma certa independência. Consigo aplicar muita coisa que aprendi no canal".

O futebol também está presente nas criações do RezendeEvil no Youtube. Em um dos vídeos, ele ensina como transformar o Minecraft em um Fifa: criou um estádio, as traves, a bola e configurou os comandos para o avatar conseguir chutar a gol. O esporte também está presente nos vídeos sobre seu cotidiano. No ano passado, chegou a marcar um futebol na praia com os inscritos em seu canal, a maioria crianças.

A paixão declarada pelo Palmeiras é outra coisa que o mantém ligado ao futebol. Na maternidade, a lembrancinha para quem foi visita-lo foi um chapeuzinho do time. O pai é palmeirense fanático e levou o filho para o mesmo caminho. "Futebol sempre vai ser uma paixão minha. Jogo de vez em quando e vejo sempre que consigo os jogos do Palmeiras. Ir ao estádio tem sido mais difícil, mas gosto bastante quando consigo'".

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação