Topo

Blog da Redação

Barça supera Real em dinheiro ganho com crias da base; veja o ranking

UOL Esporte

29/09/2016 06h00

Barcelona ou Real Madrid: qual dos dois gigantes tem a melhor fábrica de craques? A julgar pelas principais transferências de seus jogadores da base, o time catalão leva a melhor. Segundo dados do site alemão Transfermarkt, as cinco maiores vendas de crias do Barça totalizam 89 milhões de euros (R$ 322 milhões), contra 69,5 milhões do rival. Veja o ranking de cada clube a seguir:

BARCELONA

1. Pedro – 27 milhões de euros


Atacante do Chelsea desde o ano passado, Pedro Rodríguez subiu para os profissionais do Barça em 2008 e foi campeão de tudo, mas perdeu espaço depois da chegada de Suárez e foi para a Inglaterra em busca de mais chances como titular. O Manchester United também queria contratá-lo, mas o Chelsea acenou com o maior valor já pago por um jogador da base do Barcelona.

 

2. Thiago Alcântara – 25 milhões de euros


O brasileiro naturalizado espanhol foi contratado pelo Bayern de Munique em 2013, a pedido do técnico Pep Guardiola. O valor pago por ele superou o de ex-astros do Barça como Ibrahimovic, Eto'o e Maradona.

 

3. Iván De La Peña – 15 milhões de euros

dlp
Em 1998, o meia-atacante deixou o Barcelona para jogar na Lazio, que pagou caro por ele. Mas a adaptação não foi boa, e dois anos depois ele estava de volta ao Barça por empréstimo. Terminou a carreira defendendo o Espanyol.

 

4. Bojan Krkic – 12 milhões de euros


O espanhol de origem sérvia subiu para o time principal do Barça em 2007. Quatro anos depois, a Roma pagou 12 milhões de euros por ele. Em 2013, ele voltou ao Barcelona por 13 milhões. Em 2014, foi vendido ao Stoke City por 1,8 milhão.

 

5. Adama Traoré – 10 milhões de euros


O atacante espanhol filho de malineses foi promovido aos profissionais do Barça em 2015, e um mês depois já estava no Aston Villa, que pagou 10 milhões de euros. Neste ano, se transferiu para o Middlesbrough, recém-promovido à Premier League.

 

REAL MADRID

1. Jesé – 25 milhões de euros


Em agosto deste ano, o PSG contratou o atacante de 23 anos para reforçar o setor depois da saída de Ibrahimovic. O valor pago foi o maior já desembolsado por um atleta vindo das "canteras" do Real Madrid.

 

2. Morata – 20 milhões de euros


O atacante já retornou ao Real Madrid, mas em 2014 foi vendido para a Juventus por 20 milhões de euros. Dois anos depois, os merengues ativaram a cláusula de recompra e o trouxeram de volta por 30 milhões de euros.

 

3. Callejón – 9,5 milhões de euros


Antes mesmo de subir à equipe principal do Real, o atacante foi vendido ao Espanyol em 2008 por 1,2 milhão de euros. Três anos depois, voltou por 5 milhões. Em 2013, foi vendido de novo, desta vez para o Napoli, por 9,5 milhões de euros.

 

4. Esteban Granero – 8 milhões de euros

granero
O meia criado no Real Madrid não chegou a se firmar na equipe principal e chegou a ser emprestado para o Getafe antes de ser vendido para o Queen's Park Rangers, da Inglaterra, por 8 milhões. Em 2014, ele foi para a Real Sociedad pela metade deste valor.

 

5. Javi García – 7 milhões de euros

javi
Em 2009, o Real Madrid vendeu o volante para o Benfica por 7 milhões de euros. Três anos depois, o time português faturou 20 milhões com sua transferência para o Manchester City. Em 2014, o time inglês mandou Javi García para o Zenit por 16,8 milhões.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação