Topo

Blog da Redação

Quem são os 19 brasileiros que jogam em outras ligas da América do Sul?

UOL Esporte

28/10/2016 06h00

O lateral Diogo, ex-São Paulo, é o único brasileiro jogando na primeira divisão da Argentina (Luiz Pires/Vipcomm)

O Brasil não para de exportar jogadores para a Europa, mas não são tantos os que se aventuram no próprio continente. Enquanto boa parte dos times daqui conta com jogadores gringos, na Argentina, por exemplo, só há um brasileiro disputando a primeira divisão. Na Bolívia e no Uruguai, o panorama é bem diferente… Veja quem são os 19 desbravadores da América do Sul:

diogo_estudiantes_ok1. Diogo
Clube: Estudiantes (Argentina)
Posição: Lateral-esquerdo
Idade: 26 anos
O ex-são-paulino entrou na Justiça contra o clube em 2010, na mesma época em que Oscar fez o mesmo. Acabou emprestado para o Goiás e passou um tempo na Europa até voltar ao Peñarol em 2014. Em agosto, assinou com o Estudiantes e se tornou o único brasileiro a atuar na Argentina.

 

ss2. Sergio Santos
Clube: Audax Italiano (Chile)
Posição: Atacante
Idade: 22 anos
Começou no América-MG e foi para o Chile quando tinha apenas 19 anos. Joga no Audax Italiano desde as divisões de base. É o único brasileiro atuando na elite do futebol chileno.

 

97k8OzNY3. Gabriel Marques
Clube: Barcelona (Equador)
Posição: Volante
Idade: 28 anos
Revelado pelo Grêmio, também passou pelo futebol uruguaio, onde foi campeão da liga com o Nacional em 2011. Seu último clube no Brasil foi o Paraná Clube, em 2013.

 

foto-web-lucas-baldin-entrenamiento-pretemporada-620x4004. Lucas Baldín
Clube: Deportivo Lara (Venezuela)
Posição: Meia
Idade: 25 anos
Nascido em Taubaté, nunca chegou a defender um clube brasileiro. Começou sua carreira na Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, país onde atuou até janeiro deste ano, quando se mudou para a Venezuela.

 

ricardo_duarte5. Ricardo Duarte
Clube: Blooming (Bolívia)
Posição: Zagueiro
Idade: 27 anos
Com passagem também pelo futebol da Costa Rica, disputou a Série A-2 do Paulistão com a Penapolense antes de se aventurar no Campeonato Boliviano.

 

paulo_sales_16. João Paulo
Clube: Blooming (Bolívia)
Posição: Atacante
Idade: 28 anos
Disputou o Paulistão pelo Rio Claro e estava no São Bento antes de se juntar a Ricardo Duarte no clube de Santa Cruz de la Sierra.

 

unnamed7. Thomaz
Clube: Jorge Wilstermann (Bolívia)
Posição: Meia
Idade: 30 anos
Nas categorias de base, passou por São Paulo, Santos e Corinthians. Destacou-se na Copa São Paulo de 2006 jogando pelo Juventus-SP. Estava no Brasiliense quando foi contratado pelo Jorge Wilstermann em 2014. Pelo time boliviano, conquistou a última liga nacional.

 

gomez8. Marcelo Gomes
Clube: Universitario (Bolívia)
Posição: Meia
Idade: 34 anos
O carioca começou a carreira no Bonsucesso e foi cedo para a Bolívia, onde passou por seis clubes até chegar ao clube de Sucre no ano passado.

 

1213889. Thiago Santos
Clube: Sport Boys Warnes (Bolívia)
Posição: Meia
Idade: 32 anos
O experiente jogador revelado nas categorias de base do Coritiba chegou a jogar na Bélgica e no Chipre ao longo da careira. Após passagem pelo Alagoano, acertou com o time boliviano em julho deste ano.

 

da silva10. Charles Silva
Clube: San Jose Oruro (Bolívia)
Posição: Meia
Idade: 32 anos
Defendeu apenas dois clubes no Brasil: Pelotas e Guaratinguetá. Estava no Chipre antes de ser contratado pelo San Jose em janeiro deste ano.

 

Cleiton-Dudu-Boston-River-481x67511. Cleiton Dudu
Clube: Boston River (Uruguai)
Posição: Atacante
Idade: 21 anos
Em julho deste ano, o clube uruguaio recém-promovido à primeira divisão apostou na contratação da jovem revelação do Flamengo do Piauí.

 

Douglas-Bentancor-Boston-River-481x67512. Douglas Jardel
Clube: Boston River (Uruguai)
Posição: Atacante
Idade: 21 anos
Nascido em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, começou sua carreira no país vizinho, jogando no Tacuarembó. Foi contratado em julho deste ano pelo Boston River.

 

felipe-klein13. Felipe Klein
Clube: Cerro (Uruguai)
Posição: Meia
Idade: 29 anos
Saiu da base do Internacional e passou por clubes como Novo Hamburgo, Fortaleza e Icasa antes de ser contratado pelo Cerro há um ano.

 


maxresdefault14. Ricardo Lima

Clube: River Plate (Uruguai)
Posição: Zagueiro
Idade: 22 anos
O jovem zagueiro surgiu há três anos na Matonense e rodou o interior paulista até chegar ao Metropolitano, onde disputou o Campeonato Catarinense. Foi contratado em agosto pelo time de Montevidéu.

 

tl15. Thiago Lourenço
Clube: River Plate (Uruguai)
Posição: Atacante
Idade: 30 anos
Passou por Ponte Preta, Vélez Sarsfield e Betis antes de sua primeira passagem pelo River, em 2008. Depois, passou um tempo jogando no Quarteirense, da terceira divisão de Portugal, e voltou em julho deste ano.

 

emilton-pedroso16. Emilton Pedroso
Clube: River Plate (Uruguai)
Posição: Atacante
Idade: 22 anos
Outro jogador que nasceu perto da fronteira do Uruguai e nem chegou a jogar no Brasil. Começou a carreira no Peñarol B e chegou ao River em janeiro deste ano.

 

anderson-silva-635x42617. Anderson Silva
Clube: Villa Española (Uruguai)
Posição: Volante
Idade: 34 anos
Com passagem pelo Málaga, possui cidadania espanhola. Seu último clube no Brasil foi o Pelotas, em 2014. Chegou ao Villa Española em janeiro deste ano.

 

dd18. Julio Santana
Clube: Danubio (Uruguai)
Posição: Volante
Idade: 23 anos
Saiu do Palmeiras B em 2013 para jogar no Prudente-SP. Na época, era conhecido como Julio Cesar. Joga no time uruguaio desde janeiro de 2015.

 

bressan-zagueiro-do-flamengo-1421248594402_300x30019. Bressan
Clube: Peñarol (Uruguai)
Posição: Zagueiro
Idade: 23 anos
Para encerrar a extensa lista de brasileiros jogando no Uruguai, um nome bem conhecido da torcida brasileira: o zagueiro ex-Grêmio e Flamengo foi emprestado ao Peñarol em julho deste ano e deve voltar ao time gaúcho em junho do ano que vem.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação