Topo

Blog da Redação

Alex Silva não foi o único: 10 malandragens que deram certo no futebol

UOL Esporte

19/03/2017 04h00

Ronny Santos/Folhapress

Só não deu mais certo porque o time dele acabou perdendo o jogo, mas o zagueiro ex-São Paulo conseguiu enganar direitinho o juiz. Hoje no Jorge Wilstermann, Alex Silva rasgou a própria camisa e forçou um cartão amarelo para o palmeirense Mina. Saiu orgulhoso de sua "experiência de Libertadores", por ter rasgado a própria camisa e ter feito o árbitro cair na sua encenação. Um caso que entra para o anedotário das malandragens mais bem-sucedidas do futebol.

Relembre outros casos em que os jogadores enganaram para obter vantagem.

1. Ronaldinho Gaúcho

Reprodução/Fox Sports

Pela primeira fase da Libertadores de 2013, o Atlético-MG recebeu o São Paulo no Independência e venceu por 2 a 1. O primeiro gol saiu depois de uma jogada de pura malícia de Ronaldinho, que aproveitou a paralisação do jogo para pedir um gole de água a Rogério Ceni. Depois de "matar a sede", ficou sozinho lá na área adversária. E recebeu, livre, uma bola vinda de cobrança de lateral, que não tem impedimento. Com todo espaço, Ronaldinho dominou e cruzou para Jô abrir o placar.

 

2. Rivaldo


No jogo contra a Turquia pela Copa de 2002, Rivaldo preparava uma cobrança de escanteio quando Hakan Unsal chutou na sua direção. A bola pegou nas pernas do brasileiro, mas ele colocou as mãos no rosto. Resultado: o turco foi expulso. A Fifa chegou a analisar as imagens mais tarde, mas Rivaldo foi apenas multado.

 

3. Nilton Santos

Reprodução

Pela Copa de 1962, Brasil e Espanha se enfrentaram em um jogo decisivo: quem perdesse seria eliminado. Os espanhóis saíram na frente e teriam a chance de fazer 2 a 0 quando Nilton Santos derrubou Enrique Collar dentro da área. Só que o brasileiro deu dois passos para fora da área, e o juiz marcou apenas falta. O Brasil virou o jogo e seria bicampeão mundial no Chile.

 

4. Maradona

Arquivo Folha

Talvez a malandragem mais célebre da história do futebol, o gol de mão contra a Inglaterra na Copa de 1986 não apenas abriu o placar para a classificação e o título da Argentina, mas também alçou Maradona à categoria de herói nacional. Afinal, fazia pouco tempo que os ingleses tinham vencido a guerra das ilhas Malvinas.

 

5. Argentina

Reprodução

Não dá para saber se a água batizada bebida por Branco de fato causou a derrota do Brasil para a Argentina na Copa de 1990, mas o episódio acabou virando motivo de risada para Maradona, que confirmou a história entre gargalhadas no programa de TV que ele apresentava. Na ocasião, o massagista argentino entrou em campo para atender um jogador lesionado e ofereceu ao lateral brasileiro uma garrafa contendo sonífero. Branco passou mal, mas depois perdoou o algoz.

 

6. Suárez

AFP

No último segundo da prorrogação da Copa do Mundo de 2010, Luis Suárez impediu o gol da vitória de Gana usando as duas mãos. Foi expulso. Mas comemorou demais quando Asamoah Gyan chutou a penalidade máxima na trave. O jogo foi para os pênaltis, e o Uruguai se classificou para sua primeira semifinal de Copa em 40 anos.

 

7. Jara

Reprodução

Depois de levar esta dedada do defensor chileno, o uruguaio Cavani reagiu com um tapa no rosto. E foi expulso pelo juiz Sandro Meira Ricci, que não viu a provocação de Jara – apenas a agressão do atacante. Com um a mais, o Chile fez 1 a 0 e avançou para as semifinais da Copa América em casa.

 

8. Busquets

Reprodução

Nas semifinais da Liga dos Campeões de 2010, o volante do Barcelona fez esta cara após fingir ser atingido no rosto por Thiago Motta, que foi expulso. Mesmo assim, a Inter de Milão eliminou o time espanhol e avançou para a final contra o Bayern, ficando com o título.

 

9. David Luiz

Reprodução

No clássico contra o Manchester United, em 2013, o zagueiro do Chelsea se atirou no chão depois de uma dividida com Rafael, simulando uma agressão. O juiz caiu na dele e expulsou o jogador do United. Enquanto isso, David Luiz ficou deitado no gramado, dando risada. O Chelsea venceu fora de casa por 1 a 0.

 

10. Bryan Carrasco

O lateral chileno ficou mais famoso por este lance do que pela sua carreira em si. Era no Sul-Americano Sub-20 de 2011, no jogo contra o Equador. Ele segurou o braço do adversário e projetou contra seu próprio rosto, enganando o juiz, que ainda marcou falta para o Chile depois desta jogada.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação