Topo

Blog da Redação

13 jogos clássicos de esporte para sentir saudades do Super Nintendo

UOL Esporte

20/05/2017 06h00

Lançado no Brasil em 1993, o Super Nintendo Entertainment System, também conhecido como Super NES, mantém sua base de fãs mesmo com toda a evolução dos consoles atuais. Seus jogos simples e divertidos viraram clássicos, e o esporte serviu de inspiração para muitos deles:

1. NBA Jam


Com partidas entre duplas de jogadores que conseguiam saltar duas vezes a altura da tabela para enterrar, o jogo foi inicialmente idealizado para o fliperama, mas fez tanto sucesso no Super NES que ganhou até uma versão com os jogadores atuais da NBA.

 

2. Hyper V-Ball

Reprodução

Além dos duelos clássicos entre seleções, o diferencial deste jogo de vôlei é a possibilidade de jogar com robôs que têm habilidades especiais, como deixar a bola invisível e até multiplicar a bola.

 

3. Super Tennis

Reprodução

O Super NES também tem um jogo de tênis assinado por Jimmy Connors, mas este é o que fez mais sucesso e foi considerado o de melhor jogabilidade, com opção de partidas de duplas e um circuito de torneios com o objetivo de chegar à liderança do ranking.

 

4. Tiny Toon Adventures: Wacky Sports Challenge

Reprodução

Levantamento de peso, lançamento de disco e salto com vara estão entre os esportes desta divertida Olimpíada estrelada pelos personagens do desenho Tiny Toon.

 

5. Ayrton Senna F1 Racing

Reprodução

O jogo original leva o nome de Nigel Mansell, e o do Senna é uma versão editada que fez muito mais sucesso no Brasil, por razões óbvias. Basicamente, todas as referências ao Mansell foram removidas e trocadas pelas do brasileiro.

 

6. Top Gear

Reprodução

Considerado o mais célebre jogo de corridas de carros turismo do Super Nintendo, fez muito mais sucesso no Brasil do que em outros países. Ganhou outras duas versões, Top Gear 2 e Top Gear 3000, tão boas quanto a primeira.

 

7. Mario Kart

Reprodução

Apesar dos recursos que ainda não foram introduzidos no automobilismo tradicional, como sabotar o adversário com cascos de tartaruga, este clássico não poderia faltar na lista por causa da sua jogabilidade viciante que conquista fãs até hoje.

 

8. Super Punch-Out

Reprodução

Graças à interface divertida e à facilidade dos comandos, este foi o game sobre boxe de maior sucesso no Super NES. Assim como na maioria dos jogos de luta, o jogador enfrenta uma série de adversários até chegar ao desafio final, valendo o cinturão da NVBA (Nintendo Video Boxing Association).

 

9. Street Fighter

Reprodução

Um clássico absoluto que dispensa apresentações e criou uma versão virtual do MMA bem antes da fundação do UFC – apesar de todos os truques e "magias" presentes no jogo.

 

10. Side Pocket

Reprodução

Lançado para fliperama em 1986, o game de sinuca se firmou como o principal do gênero tanto no Super NES quanto no Mega Drive. Simples e surprendentemente realista para a época, chegou a ser considerada a melhor simulação de bilhar já produzida em qualquer sistema.

 

11. Fifa 97

Reprodução

A série perdura até hoje, e o diferencial desta edição lançada para o Super NES é a possibilidade de jogar futebol de salão – foi o primeiro game de futebol a ter essa opção.

 

12. International Superstar Soccer

Reprodução

Foi simplesmente o game responsável por apresentar o ídolo Allejo ao mundo. Sem mais.

 

13. Futebol Brasileiro 96


Assim como no jogo do Ayrton Senna, foi mais um caso em que a versão hackeada superou a original. Com todo respeito ao Allejo, é bem melhor jogar com o Romário de verdade e com o seu time do coração, além da célebre narração em português responsável por pérolas como FORTE BOMBA!

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação