Topo

Blog da Redação

Fã de Paulo Coelho e namoro polêmico: 15 fatos sobre a nova nº 1 do tênis

UOL Esporte

13/07/2017 04h00

Mike Hewitt/Getty Images

Pelo quinto ano seguido, a tcheca Karolina Pliskova foi eliminada na segunda rodada em Wimbledon. Mas, desta vez, terá boas lembranças do torneio. Com a derrota da romena Simona Halep nas quartas de final, ela subiu no ranking e virou a primeira tenista de seu país a alcançar o posto de número 1 do mundo. A seguir, 20 fatos que podem ajudar a conhecê-la um pouco melhor:

1. Como ela conseguiu?

Darron Cummings/AP

Dona de nove títulos na carreira, Pliskova é a 23ª tenista a chegar ao topo do ranking, e a sexta a conseguir o feito sem ter ganhado nenhum Grand Slam. Seu melhor resultado foi no Aberto dos Estados Unidos de 2016, quando eliminou as duas irmãs Williams e chegou à final. Neste ano, fez semifinal de Roland Garros e venceu os torneios de Eastbourne, Brisbane e Doha. Foi o suficiente para se tornar número 1 do mundo.

 

2. Não confundir com a irmã gêmea

Divulgação/WTA

Dois minutos mais velha e dois centimetros mais alta, Kristyna Pliskova também joga tênis e é parceira de duplas de Karolina. Elas venceram o torneio juvenil de Wimbledon em 2010. O jeito mais fácil de diferenciá-las é pela empunhadura da raquete: Karolina é destra, e Kristyna é canhota.

 

3. Tatuagens

👙🌤

Uma publicação compartilhada por Karolina Pliskova (@karolinapliskova) em


Outra maneira de reconhecer as irmâs gêmeas: Karolina Pliskova tem duas tatuagens de estilo polinésio, uma na coxa esquerda e outra no braço esquerdo. Segundo ela, os desenhos não têm nenhum significado especial, apenas seguem os traços da cultura Maori, da Nova Zelândia.

 

4. Melhor saque do circuito

Ace💣🎾

Uma publicação compartilhada por Karolina Pliskova (@karolinapliskova) em


Pliskova só chegou ao topo do ranking agora, mas já era a número 1 nas estatísticas de saque há muito tempo. Desde 2015, ela é a líder absoluta em número de aces. No ano passado, foram 530, sua melhor marca – uma média de oito por jogo. Neste ano, até o início do torneio de Wimbledon ela já tinha 286 aces, seguida de perto por outra grande sacadora: sua irmã, Kristyna, com 268.

 

5. Gosta de hóquei no gelo

Tak #hlavneseztohoneposrat😁v trinci vyhra✌️👌💪 #nadejeumiraposledni @litvinovhokej

Uma publicação compartilhada por Karolina Pliskova (@karolinapliskova) em


Nascidas na pequena cidade de Louny, a cerca de uma hora de Praga, as irmãs Pliskova começaram a jogar tênis aos 4 anos. "Ninguém da nossa família jogava tênis. Meu pai jogava hóquei no gelo, e minha mãe não era envolvida com nenhum esporte, mas eles queriam que a gente praticase algo, e escolheram o tênis porque achavam que era um bom esporte para meninas jogarem", recorda Karolina. "Se eu fosse homem, jogaria hóquei no gelo, porque gosto deste esporte".

 

6. Ninguém a reconhece na rua

🌴🌞🌊

Uma publicação compartilhada por Karolina Pliskova (@karolinapliskova) em


E ela faz questão que seja assim. Privacidade foi um dos motivos que fizeram Karolina Pliskova deixar a cidade de Praga, onde morava desde que foi chamada para treinar no clube Sparta Praga na infância, e se mudar para Mônaco. "Adoro ficar aqui, mesmo que minha família não esteja por perto. Tenho minha privacidade e ninguém me reconhece".

 

7. Fã das irmãs Williams

Al Bello/Getty Images

Antes de virarem suas adversárias no circuito, Venus e Serena foram uma inspiração para Karolina Pliskova, que também se espelhou em Martina Navratilova, a tcheca que representava os Estados Unidos e foi número 1 do mundo. Ela também aponta Martina Hingis e Monica Seles como influências, e no masculino era fã do russo Marat Safin.

 

8. Fã de Paulo Coelho


"É a possibilidade de ter um sonho realizado que faz a vida ser interessante". A frase de Paulo Coelho foi postada por Karolina Pliskova em seu Instagram. "O Alquimista é o melhor livro que já li. Reli algumas vezes", revelou a tenista.

 

9. Fã de pescaria

Na lodicce🚣a tricko @replaycrsr @pavla_vrbova dekuju👍😘

Uma publicação compartilhada por Karolina Pliskova (@karolinapliskova) em


Quando perguntam a ela qual é o seu hobby favorito, Karolina nem hesita. "Meu pai costumava nos levar para pescar, e eu ainda amo fazer isso. Infelizmente, com a agenda de torneios, tem sido muito difícil arrumar um tempo para pescar, mas assim que tiver a chance eu vou tentar aproveitar".

 

10. Gosta de pancadão


Ouvir música é outro hobby de Karolina Pliskova, mas o pop que ela ouve não toca muito por aqui. O artista favorito dela é o rapper tcheco Rytmus, que fez este clipe começando com a legenda "em algum lugar do Rio de Janeiro", mas claramente foi gravado bem longe da Cidade Maravilhosa.

 

11. Cinéfila

Reprodução

Ver filmes com os amigos também está entre os passatempos preferidos de Karolina Pliskova. Seus favoritos são "Rocky, Um Lutador" e "Inimigos Públicos", que conta a história do ladrão de bancos John Dillinger.

 

12. Come sem culpa

iStock

Um dos segredos para o sérvio Novak Djokovic se tornar número 1 do mundo foi deixar de comer pizza. Karolina Pliskova fez exatamente o contrário, mas deu certo. Questionada sobre qual é a sua comida preferida, ela diz na lata: "Pizza, definitivamente". Mas pelo menos de uma coisa ela teve que abrir mão: o vício em bombons de chocolate.

 

13. E se não fosse jogadora de tênis?

Photoshooting 🎥📷☺️thank you @ondrejpycha_photography

Uma publicação compartilhada por Karolina Pliskova (@karolinapliskova) em


"Seria modelo, ou algo assim", respondeu Karolina em uma entrevista à WTA. Fazer compras também está entre seus hobbies prediletos.

 

14. Namoro polêmico

Prehlidka Beaty 👗👠👛 @beatarajska

Uma publicação compartilhada por Karolina Pliskova (@karolinapliskova) em


Michal Hrdlicka é um comentarista esportivo e apresentador da TV tcheca que perdeu o emprego após ser flagrado urinando na rua depois de uma bebedeira na companhia de outras mulheres. Na ocasião, sua namorada Karolina Pliskova estava disputando o torneio de Wimbledon do ano passado. Os dois tinham acabado de começar a namorar. E Michal tinha acabado de se separar, logo depois do nascimento de sua filha com a ex-mulher. No Instagram, o relacionamento entre Michal e Karolina parece estar bem resolvido.

 

15. Lugar favorito

My favourite place🌍

Uma publicação compartilhada por Karolina Pliskova (@karolinapliskova) em


Karolina gosta de uma praia, por isso elegeu este lugar em Monaco como o seu preferido para relaxar a mente. Como tenista, seu lugar favorito é o Aberto da Austrália, o torneio que mais gosta de jogar. Mas, se quiser continuar na liderança do ranking, ela vai precisar de toda sua inspiração no próximo Grand Slam, o Aberto dos Estados Unidos, onde vai defender os pontos da final do ano passado.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação