Topo

Blog da Redação

Copa do É o Tchan: 4 países classificados que lembram sucessos da banda

UOL Esporte

12/10/2017 06h00

 

Luz na passarela que lá vem ela: a Copa do Mundo é linda, deixa ela entrar. Depois das eliminatórias, a gente viu o resultado e a primeira grande leva de classificados chegou e está no paraíso. Que abundância, meu irmão! Agora o Gera Samba mostra pra vocês os países participantes que já fizeram a Loira do Tchan balançar a poupancinha (fora o Brasil, é claro). Bota o gringo pra sambar!

1. Egito

AP

Quando Mohamed Salah marcou de pênalti aos 50 minutos do segundo tempo e classificou o Egito para a Copa, a primeira coisa que chamou nossa atenção não foi o fim do jejum de 28 anos, a emoção do narrador  egípcio ou a festa da torcida no estádio. Mas sim a letra de "Dança do Ventre", sucesso de 1997 do É o Tchan, repercutindo na internet 10 anos depois graças ao seu inesquecível verso de abertura: "Essa é a mistura do Brasil com o Egito / Tem que ter charme pra dançar bonito".


 

2. Japão

AP

O Japão conseguiu a vaga no final de agosto, depois de vencer a Austrália. Foi a sexta vez seguida que os japoneses se garantiram na Copa desde a primeira participação deles, em 1998. Que, coincidência ou não, foi o ano do lançamento de "Arigatchan", uma dança fácil que veio lá da Ásia, das bandas do Japão, e homenageia a cultura oriental: "Arigatô, ô, ô, ô, ô / Saionará, á, á, á, á".

 

3. México

Reuters

O primeiro país a se classificar na zona da Concacaf também foi homenageado pelo É o Tchan. Inspirada na canção popular mexicana "La Cucaracha", a música "Cacu Cara Tchan" é mais um capítulo da viagem pelo mundo promovida pela banda: "O Tchan sempre traz uma surpresa / É contagiante o que você vai aprender / Demos uma volta no estrangeiro / Vê que som maneiro nós trouxemos pra você / Mão para riba vem dançando deslizando tchá tchá tchá / É Cucaratchan Tchan é Cucaratchan".

4. Portugal

Reuters

O astro português que serviu de inspiração para o É o Tchan foi Pedro Álvares Cabral. A música "Tribotchan" conta o que a história não contou: por uma índia baiana ele se apaixonou. E ainda aprendeu a sambar: "Do Brasil a Portugal / Sambando foi Cabral / Enquanto Cabral samba, Pero Vaz caminha". Já pensou se o Cristiano Ronaldo resolve comemorar um gol com essa dança?

 

BÔNUS: Estados Unidos

AFP

Não é porque eles ficaram fora da Copa que a gente ia deixar de lembrar a homenagem de Beto Jamaica e Cumpadre Washington a um dos 50 estados norte-americanos:

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação