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Famoso no Twitter, 'estagiário brincalhão' do Atlético-GO assina com rival

UOL Esporte

19/11/2017 07h00

Todos nós já vimos um jogador ou técnico ser disputado por clubes rivais, mas a última semana teve uma reviravolta pouco comum no mercado da bola. O jornalista que cuidava do Twitter do Atlético-GO, que você muito provavelmente já viu por aí, vestirá agora as cores do Goiás. Conhecido como "o estagiário" (embora não o seja), Álvaro de Castro foi o idealizador do novo estilo interativo que vem dominando as redes sociais de diversos times brasileiros.


Tudo começou em 13 de maio de 2016, na primeira rodada da Série B, com a vitória por 1 a 0 sobre o Oeste. "Cuidei do Twitter do clube com um carinho especial, sempre com um tempo real [narração lance a lance] mais emotivo, levando para o lado do bom humor. Eu me formei em Jornalismo em 2015 e achava muito frio o trabalho de redes sociais de alguns clubes, inclusive o que eu torço", explicou o jornalista ao UOL Esporte, que não o pressionou para que revelasse seu clube do coração.

Segundo ele, a mudança de casa se dá pela oportunidade de trabalhar apenas com redes sociais, e não mais dividir o tempo com assessoria de imprensa. Mais de um ano e meio depois da estreia, Álvaro se despediu das redes sociais do Dragão no dia 9 de novembro, uma quinta-feira, após a derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG. Os seguidores mais atentos podem ter percebido um tom de melancolia nas mensagens publicadas após a partida, como na famosa letra do grupo Racionais MC's.

"Uma tristeza pela derrota, mas também um adeus meu", comentou. No dia seguinte, uma sexta-feira, Álvaro oficializou a mudança junto à diretoria e não voltou a comandar o Twitter. E parecia um fim de namoro intenso, já que rolou até indireta do clube para o jornalista no sábado, quando as primeiras notícias sobre sua saída começaram a circular entre os torcedores.

"Se eles mantiveram a linha, quer dizer que a gente deixou uma herança, um trabalho interessante", disse Álvaro, orgulhoso. Antes de sua inovação, o Atlético-GO mal usava o Twitter. Agora, 18 meses depois do primeiro tweet divertido, o legado do jovem jornalista está mantido, como na mensagem abaixo. Você provavelmente já escreveu algo parecido nas suas redes sociais.

Caso não tenha entendido, quem deu um "fora" no clube foi o seu agora ex-funcionário. Álvaro começou na nova casa na última quinta-feira, 16. Se o Atlético-GO o fazia dividir o trabalho nas redes com o de assessoria de imprensa, ele agora poderá ter foco maior no que prefere fazer, já que o Goiás o contratou especificamente para exercer a função de social media.

Você ainda não encontrará o mesmo nível de descontração e humor que consagrou o rapaz nas redes sociais do Dragão, mas a derrota por 2 a 0 para o Internacional neste sábado (18), no Serra Dourada, já contou com alguns tweets diferentes do habitual. Mesmo que ainda não tenham sido feitos por Álvaro, que só será o comandante da conta em dezembro.

O Goiás tem exatamente 10 vezes mais seguidores no Twitter que o Atlético-GO: até o momento da publicação deste texto, são 598 mil contra 59 mil – o Esmeraldino ainda leva outra vantagem, uma vez que a maioria de seu público é de fato formado por torcedores do clube, ao contrário do Dragão, que ganhou a simpatia de internautas apaixonados por outras equipes. A diferença nos números é o principal motivo para a cautela de Álvaro.

"A ideia é começar um trabalho de interação para ir detectando até que ponto esse lado descontraído pode ir, porque não é tão simples fazer isso em clubes de dimensão maior. Vamos ver até onde podemos ir nesse lado de bom humor. A gente vai buscar torcedores de outros clubes também", contou. Não à toa foi contratado no fim do ano: "o projeto mesmo é a partir do ano que vem. Só em 2018 as coisas vão começar a acontecer do jeito que eu penso e quero."

O "estagiário" reconhece que não pode simplesmente transferir o mesmo estilo para o rival. "Ficaria um pouco estranho, né? Estou indo para o Goiás para tentar pensar em algo novo nesse sentido", disse o rapaz de voz mansa. Não sabemos qual é seu clube do coração, mas não importa. É bem evidente que seu coração é grato ao Atlético-GO. "Foi uma caminhada engraçada. Eu recebi muitas mensagens de torcedores dizendo que era mais legal ver o tempo real do Atlético que os dos clubes que eles torcem", comentou Álvaro.

Legado inspirador

Não seja por isso: inspirados pelo sucesso que o Atlético-GO passou a fazer entre seus torcedores, outros clubes entenderam que o caminho para o sucesso 2.0 passa, obrigatoriamente, por redes como Twitter, Instagram e Youtube, que dividem a atenção e o tempo livre dos jovens. Os exemplos com maior alcance talvez sejam Corinthians e Cruzeiro, cujos responsáveis pelas redes sociais também se autointitulam "estagiários" e interagem com a torcida como se também fossem torcedores empolgados.

Mas há outros exemplos. Mesmo com visibilidade consideravelmente menor, já são muitos os clubes que não abrem mão de conversar com sua torcida. O Paraná, que subiu para a Série A neste sábado, se exaltou na comemoração – o "Tubarão" mencionado abaixo é o Londrina, que não conseguiu tirar a vaga do Tricolor da Vila.

Em contrapartida, torcedores do Vasco afirmam que estão sendo bloqueados pela conta oficial do time no Twitter por terem criticado o presidente Eurico Miranda e pedido a anulação da polêmica urna 7, que marcou a última eleição. Em contato com o UOL Esporte nas últimas semanas, a assessoria do Cruz-Maltino disse que só tem barrado os usuários que publicam ofensas às pessoas ligadas ao clube.

O resultado é muito diferente do legado deixado por Álvaro e outros "estagiários" bem-humorados: na mensagem abaixo, destacamos um torcedor decepcionado com a própria equipe do coração.

Ana Carolina Silva
DO UOL, em São Paulo

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A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

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