Topo

Blog da Redação

Romeno faz gol e provoca adversário com figura política da Transilvânia

UOL Esporte

05/12/2017 11h39

A política entrou em campo na última rodada do Campeonato Romeno. O Dínamo Bucareste, do brasileiro Rivaldinho, venceu o Sepsi, fora de casa, por 3 a 0. Só que, além da vitória, o jogo foi marcado por uma provocação de um jogador romeno após o segundo gol.

Ionuţ Nedelcearu desviou uma cobrança de escanteio e fez o tento do 2 a 0 aos 30 minutos do primeiro tempo. Em realidade, o gol não foi nada demais. O problema foi que, na comemoração, ele correu até o banco de reservas, pegou uma camiseta e mostrou-a para a torcida local. Estampada nela estava a imagem de Avram Iancu, uma das principais figuras da Revolução na Transilvânia, em 1848.

Você deve estar se perguntando: mas o que tem a ver um conflito de mais de 150 anos atrás com o futebol? Pois nós respondemos. É que o Sepsi tem muitos adeptos em Covasna, cidade com maioria húngara, que tentou anexar a região da Transilvânia à Hungria. Quem impediu isso de acontecer? Avram Iancu e seu exército.

Agora, se querem que expliquemos por que Nedelcearu levou a "corneta" a este ponto? O mais provável é que foi para fazer média com sua própria torcida que, no clássico anterior, levou a mesma imagem em um mosaico no estádio.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação