Topo

Blog da Redação

Quem é o dinamarquês que promete ser o "rei da zoeira" na Copa

UOL Esporte

10/12/2017 04h00

Reprodução/Facebook

A Dinamarca já vencia a Irlanda por 4 a 1 na repescagem para a Copa, mas ainda faltava a cereja do bolo. Aos 38 minutos do segundo tempo, entrou em campo o jogador mais conhecido do time: o atacante Nicklas Bendtner, de 29 anos. E ele precisou de apenas cinco minutos para sofrer um pênalti, que ele mesmo converteu para dar números finais à goleada que garantiu a vaga na Rússia. O Twitter foi à loucura – não só pela classificação dinamarquesa, mas também por "Lorde Bendtner".

Se tudo der certo e ele não se machucar ou irritar o treinador, a Copa da Rússia terá um personagem que é uma verdadeira fábrica de memes. É como se fosse um Aloísio Chulapa dinamarquês. Será sua segunda participação. Em 2010, ele quase ficou fora por lesão, mas se recuperou a tempo de deixar sua marca. Pena que o time não conseguiu passar da primeira fase.

"Você não precisa jogar para ser uma lenda"

Na época ele jogava no Arsenal, time que o revelou na base. Era tido como grande promessa, mas começou a ser cobrado por não fazer tantos gols. Foi quando ele deu uma entrevista que fez os torcedores começarem a tratá-lo como "mito da zoeira" nas redes sociais: "Daqui a cinco anos, vou estar entre os melhores jogadores do mundo. Se você me perguntar se eu sou um dos melhores atacantes no mundo, eu direi que sim, porque acredito nisso".

"Haters vão dizer que é Photoshop"

"Bendtner: dois gols na Liga Europa. Messi e Ronaldo: zero"

A profecia não chegou a se concretizar. Pelo menos na internet, porém, ele se consagrou como melhor do mundo, ainda que de forma irônica. Seu comportamento fora de campo também ajudou bastante. Em 2009, depois de destruir seu Aston Martin a caminho do treino, a primeira coisa que fez foi tirar toda a roupa e se olhar com o retrovisor para ver se estava tudo bem com seu corpo.

Meses antes, ele já tinha tirado a roupa em público – meio sem querer, é verdade. Depois que o seu Arsenal foi eliminado na semifinal da Champions, ele foi encher a cara na balada. Na saída, precisou ser carregado até o carro. O cinto estava frouxo, e a calça caiu. Mas esta não foi a única vez que a sua cueca deu o que falar.

Reprodução/Daily Mail

Na Eurocopa de 2012, Bendtner fez um dos gols da Dinamarca na derrota para Portugal por 3 a 2 e comemorou mostrando a cueca, que por acaso tinha a marca do site de apostas que o patrocinava. Acabou multado pela Uefa por fazer propaganda irregular. "Não sabia que estava quebrando as regras, mas estou sabendo agora".

AP

Para piorar, certa vez ele teve a ideia de postar uma foto só de "tapa-sexo" no Instagram. Por tudo isso, ele passou a ser aclamado como o "Lorde Bendtner" nas redes sociais. O apelido pegou depois que ele foi visto saindo com a baronesa Caroline Fleming, ligada à família real dinamarquesa. E o título virou oficial depois que uma revista de fofocas da Dinamarca comprou um lote de terra na Escócia e deu de presente para ele.

Bendtner agradeceu o reconhecimento e entrou na brincadeira: em 2015, fez campanha no Instagram para sua "candidatura" a primeiro-ministro do país. Quem sabe em 2018 ele se consagre de vez como herói nacional… Está em boa fase no Rosenborg, da Noruega, e é boa opção no jogo aéreo. Pelo menos fora de campo, ele sempre será protagonista.

Mike Hewitt/Getty Images

 

VEJA TAMBÉM

Bendtner mostra categoria e faz belo gol de trivela; assista

Bendtner faz contra e brinca: "Ao menos tenho gols em todos os jogos"

 

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação